Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Enem 2019: provas do primeiro dia do Enem não abordam questões ideológicas

Enem 2019: provas do primeiro dia do Enem não abordam questões ideológicas

Formada por 180 questões mais redação, provas foram aplicadas durante a tarde de ontem, 03 de novembro.

Publicado por Érica Caetano
04/11/2019 13h52 , atualizado em 04/11/2019 13h55

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 aconteceu ontem, 03 de novembro. Os participantes tiveram que responder 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos, 45 de Ciências Humanas e uma Redação. 

Leia também: Abstenção do primeiro dia de provas do Enem 2019 é de 23,1%

De acordo com o professor e diretor do Colégio e Curso Oficina do Estudante, Antunes Rafael dos Santos, a prova contou com questões que citaram autores do campo progressista, como Foucault e Hannah Arendt. Houve também temáticas envolvendo violência contra a mulher e a questão dos refugiados. 

No entanto, para o professor, nenhuma questão levantou polêmica exigindo do candidato uma posição ideológica específica para a sua compreensão ou resolução. Nesse sentido, ele afirma que o Inep trouxe uma prova neutra, sem qualquer postura ideológica explícita.

Na prova de redação, que teve como tema: Democratização de acesso ao cinema no Brasil, os candidatos podem ter tido dificuldade de fazer um recorte específico sobre o tema, gerando confusão, já que o mesmo é bastante amplo.

Questões de Linguagens e Ciências Humanas

Em relação as questões de Linguagens e Ciências Humanas, os professores do Colégio também fizeram seus comentários. Para eles, mais uma vez a prova de Linguagens retratou regionalismos, gramática histórica, formação da língua portuguesa, assuntos da atualidade como meios de comunicação e uso das redes sociais e funções da linguagem. 

Também abordaram uma questão importante da Educação Física, disciplina que também faz parte do ensino médio e que nem sempre é lembrada.

Questão sobre Educação Física no Enem 2019

A prova de Linguagens ainda teve um discurso favorável às minorias: refugiados, bullying, Estatuto do Idoso, liberdade de expressão versus deveres e combate à violência contra a mulher. Assuntos estes que não apareceram na prova de Ciências Humanas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Prova de Linguagem contou com questão aberdando sobre bullying

Questões de Ciências Humanas

Na prova de Ciências Humanas, os professores destacaram não ter nenhuma menção na prova de História sobre a Ditadura e Era Vargas, algo bem diferente dos anos anteriores, mas que já era esperado, por conta do pensamento ideológico do atual Governo. 

Contudo, houve uma questão onde foi abordada a violência e discriminação contra religiões de matriz africana.

Os efeitos colaterais dos agrotóxicos, que podem levar a morte de espécies nativas, esteve presente na prova de Geografia. A questão foi vista como relevante já que o atual Governo é o que mais liberou o uso de agrotóxicos na história e reduziu os anúncios que alertam sobre os riscos dos agrotóxicos.

Questão sobre Agrotóxico na prova de Geografia

Fora isso, as questões abordaram os mesmos assuntos de anos anteriores, como Globalização e Geografia Física. 

Provas

As provas do Enem 2019 continuam no próximo domingo, 10 de novembro. Na ocasião, serão aplicadas 45 perguntas de Ciências Humanas e 45 sobre Matemática. Os portões serão fechados às 13h e as provas serão aplicadas das 13h30 até às 18h30.

Correção Comentada

O Super Vestibular realizou a Correção Comentada do primeiro dia do Enem 2019 na noite de ontem, dia 03, em parceria com o colégio Oficina do Estudante. O gabarito extraoficial, as resoluções das questões e o comentário da redação podem ser vistos nesta página.

A Correção Comentada também ocorrerá no próximo domingo (10), a partir das 18h30. 

Veja também

Enem 2020: inscritos com Coronavírus poderão solicitar reaplicação das provas
Poderá fazer solicitação quem estiver com Covid-19 e outras doenças infectocontagiosas até um dia antes das provas, marcadas para 1º e 8 de novembro

São Paulo: abertas inscrições para Vestibular 2020/2 de Medicina da USCS
Processo seletivo que oferece 60 vagas em São Caetano do Sul está marcado para dia 21 de junho

Inep registra mais de 320 mil pedidos de isenção de taxa no Enem 2020
O prazo segue aberto até o dia 17 deste mês. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Veja datas dos Vestibulares 2021 da Unicamp
Instituição divulgou cronograma dos processos seletivos tradicionais, via Enem, Indígena e por vagas olímpicas

Enem 2020: sistema para solicitação de isenção não está funcionando corretamente
Já no início do processo, quando solicitado o número do CPF do candidato e a data de nascimento, o estudante encontra erro, não conseguindo prosseguir no cadastro.

Inscrições para pedidos de isenção de taxa do Enem 2020 estão abertas
Os participantes precisam ter a documentação que comprove o direito à gratuidade da taxa de R$ 85. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Seleções dos Vestibulares 2020/2 do IFF estão suspensas
Instituto tomou medida devido à pandemia do novo coronavírus. Com isso, todo o cronograma está suspenso, inclusive as inscrições que seriam finalizadas na segunda (06)

UEM suspende Vestibular de Inverno 2020
A medida foi tomada respeitando as recomendações de isolamento domiciliar da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Secretários da educação pedem adiamento do Enem 2020
UNE e Ubes também acreditam que provas do maior exame educacional devem ser alteradas

Enem Digital: aplicação do novo formato será ampliado para atender as 27 unidades da Federação
A medida está entre as demandas recebidas durante o dia de ontem pelo Inep, e tem como objetivo levar o Enem Digital, para todo o Brasil.

Cederj está com inscrições abertas para o Vestibular 2020/2
Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 69 e poderá ser paga até o dia 15 seguinte.  

UERJ suspende calendário do 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2021
A UERJ comunicou ainda que um novo calendário será divulgado e, por isso, as datas anunciadas anteriormente deverão ser desconsideradas.