Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Enem 2019: professores destacam o que poderia ser abordado na redação

Enem 2019: professores destacam o que poderia ser abordado na redação

Participantes também mostram quais foram suas propostas de intervenção para tema “democratização do acesso ao cinema no Brasil”

Publicado por Silvia Tancredi
04/11/2019 19h18 , atualizado em 06/11/2019 12h47

O tema da redação do Enem 2019 “democratização do acesso ao cinema no Brasil” tem dividido opiniões entre estudantes e professores. Enquanto alguns gostaram do assunto, julgando-o fácil, outros acreditam que ele foi aleatório demais. Houve até aqueles que não o entenderam. 

Confira correção comentada da redação do Enem 2019

Segundo a coordenadora de redação do colégio Poliedro de São José dos Campos/SP, Maria Catarina Bozio, o tema está dentro dos eixos que o Enem costuma trabalhar, pois fala sobre questões de cidadania, sociedade e cultura. “Mas trabalhar especificamente, delimitar para a questão do cinema, isso sim foi inesperado e surpreendeu os candidatos”, analisa. 

A estudante Luiza Zanatta Alvarenga, de Itatiba (SP), acredita que o tema fugiu de todas as expectativas e polêmicas. “Eu amei porque gosto demais desses temas mais amplos que abrem maior espaço pra usar meu repertório cultural. O tema foi bem mais fácil em comparação aos assuntos tratados nos últimos anos.”, opina. 

Confira os últimos três temas da redação do Enem:

Hipóteses

Para a coordenadora Luiza, no caso da redação do Enem 2019, os estudantes poderiam tentar criar hipóteses sobre por que o cinema se mantém, pensar por que que isso é importante, por que que isso ainda está presente, se ele é tão bom e perdurou por tanto tempo para que eles conseguissem chegar na reflexão “então por que nem todos assistem aos filmes?”.

“Acho que seria legal o estudante conseguir sair dessa reflexão um pouco mais superficial do cinema como entretenimento, e chegar nessa participação do espectador, em por que os ingressos são tão caros, por que o cinema não está em todas as cidades, em especial nas do interior”, pondera.

Leia também: provas do primeiro dia do Enem 2019 não abordam questões ideológicas

Abordagens

Textos motivadores da redação do Enem 2019 (clique para ampliar)

Para auxiliar os estudantes a terem dados e informações para desenvolver o texto com mais argumentação e propriedade, a organização do Enem oferece textos motivadores ou coletâneas. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Professor de Língua Portuguesa, Marcelo Maluf, do Curso e Colégio Oficina do Estudante, de Campinas (SP), acredita que, considerando a amplitude do tema e a coletânea oferecida, diversas abordagens e problematizações poderiam ser possíveis nesta proposta. Confira algumas:

    • Contextualização histórica tendo em vista os avanços tecnológicos do final do século XIX e início do século XX;
    • Discussão sobre a influência e importância do cinema nos diversos acontecimentos do século XX, como diversidade cultural;
    • Importância e relevância do cinema para construção do conhecimento, para o autoconhecimento, para enxergar a subjetividade do outro;
    • Dados e motivos que explicam a baixa frequência do brasileiro em cinemas;
    • Mobilização dos três setores - instâncias governamentais, instâncias privadas e instâncias civis e sociais - propondo mudanças em relação à falta de investimento na infraestrutura do setor, à baixa capitalização de empresas exibidoras, à descentralização das salas de cinema, aos custos de ir ao cinema e ao local onde se encontram as salas, por exemplo.

Proposta de intervenção

Maria Cecília
Crédito: arquivo pessoal

As redações do Enem exigem que os participantes desenvolvam uma proposta de intervenção para o tema-problema tratado. A ideia é que os estudantes deem soluções e mostrem como elas seriam aplicadas. 

Veja abaixo as propostas de intervenção de duas participantes do Enem 2019. 

Luiza Zanatta Alvarenga, 17 anos

“Minha proposta de intervenção foi que o estado, por intermédio do ministério responsável pela cultura, investisse financeiramente na construção de cinemas populares com preços mais acessíveis e em áreas que não possuem opções culturais nas proximidades. 

E, como na introdução eu usei o exemplo de Bacurau e comparei com essas cidades esquecidas, terminei com: “Para que assim, uma maior quantidade de pessoas tenham a oportunidade de viver momentos de conexão através da arte e existam menos ”Bacurais" no Brasil."

Maria Cecília Trevisan Ribeiro, 17 anos

“Minha proposta de intervenção foi a criação de leis, com respaldo do Governo, que incluíssem o acesso ao cinema em todos os locais de nosso País, de tal modo que não houvesse aumento de desigualdade social e aumentaria a área de entretenimento da população que obtivesse o acesso."

Veja também

Unesp Bauru recebe inscrições de seus cursinhos gratuitos para 2020
Ambos têm foco na preparação para as provas de grandes vestibulares paulistas. Processos de seleção diferem de um cursinho para outro.

Unisc publica resultado do Vestibular de Verão 2020 de Medicina
Aprovados para as 40 vagas oferecidas no primeiro semestre devem começar as aulas no dia 26 de fevereiro

IFRN está com inscrições abertas no Vestibular 2020 via Enem
A nota do Enem será a única forma de seleção dos participante. Serão aceitas as edições de 2017, 2018 ou 2019.

UEL publica 2ª chamada do Vestibular 2020
Agora, os selecionados deverão realizar pré-matrícula virtual a partir das 14h de hoje até às 23h59 do dia 23.

UEMG recebe inscrições para Vestibular 2020 via Enem
A seleção será realizada exclusivamente pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Serão aceitas as edições de 2017 a 2019.

Inscrições abertas para o SiSU 2020 do primeiro semestre
Somente podem concorrer às mais de 237 mil vagas estudantes que fizeram o Enem 2019

MEC amplia prazo de inscrições para o SiSU 2020/1
Datas foram alteradas para quem tiver problemas por causa de erros apresentados na correção do Enem 2019

UVA (CE) solta resultado do Vestibular 2020/1
Todos os aprovados no Vestibular também deversão se matricular nos dias 17 e 18 de fevereiro, de acordo orientações e documentos exigidos e listados no Edital.

UnB: acesse resultado da 2ª Certificação de Habilidades 2019
Documento é obrigatório para interessados em cursos das áreas de Arquitetura, Artes, Design e Música

IFMT publica 2ª chamada do Vestibular 2020
Convocados devem fazer registro acadêmico a partir de amanhã (21). Prazo segue até dia 23.

Univesp solta relação de aprovados no seu Vestibular 2020
As provas foram aplicadas das 13h às 18h em 1º de dezembro do ano passado para cerca de 55 mil candidatos.

Enem 2019: notas erradas podem atingir até 30 mil estudantes
O Instituto informou, na noite de ontem, que todos os candidatos que se sentiram lesados e quisessem questionar a correção das provas do Enem 2019 deveriam enviar um e-mail específico até às 10h de hoje.