Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Enem 2019: professores destacam o que poderia ser abordado na redação

Enem 2019: professores destacam o que poderia ser abordado na redação

Participantes também mostram quais foram suas propostas de intervenção para tema “democratização do acesso ao cinema no Brasil”

Publicado por Silvia Tancredi
04/11/2019 19h18 , atualizado em 06/11/2019 12h47

O tema da redação do Enem 2019 “democratização do acesso ao cinema no Brasil” tem dividido opiniões entre estudantes e professores. Enquanto alguns gostaram do assunto, julgando-o fácil, outros acreditam que ele foi aleatório demais. Houve até aqueles que não o entenderam. 

Confira correção comentada da redação do Enem 2019

Segundo a coordenadora de redação do colégio Poliedro de São José dos Campos/SP, Maria Catarina Bozio, o tema está dentro dos eixos que o Enem costuma trabalhar, pois fala sobre questões de cidadania, sociedade e cultura. “Mas trabalhar especificamente, delimitar para a questão do cinema, isso sim foi inesperado e surpreendeu os candidatos”, analisa. 

A estudante Luiza Zanatta Alvarenga, de Itatiba (SP), acredita que o tema fugiu de todas as expectativas e polêmicas. “Eu amei porque gosto demais desses temas mais amplos que abrem maior espaço pra usar meu repertório cultural. O tema foi bem mais fácil em comparação aos assuntos tratados nos últimos anos.”, opina. 

Confira os últimos três temas da redação do Enem:

Hipóteses

Para a coordenadora Luiza, no caso da redação do Enem 2019, os estudantes poderiam tentar criar hipóteses sobre por que o cinema se mantém, pensar por que que isso é importante, por que que isso ainda está presente, se ele é tão bom e perdurou por tanto tempo para que eles conseguissem chegar na reflexão “então por que nem todos assistem aos filmes?”.

“Acho que seria legal o estudante conseguir sair dessa reflexão um pouco mais superficial do cinema como entretenimento, e chegar nessa participação do espectador, em por que os ingressos são tão caros, por que o cinema não está em todas as cidades, em especial nas do interior”, pondera.

Leia também: provas do primeiro dia do Enem 2019 não abordam questões ideológicas

Abordagens

Textos motivadores da redação do Enem 2019 (clique para ampliar)

Para auxiliar os estudantes a terem dados e informações para desenvolver o texto com mais argumentação e propriedade, a organização do Enem oferece textos motivadores ou coletâneas. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Professor de Língua Portuguesa, Marcelo Maluf, do Curso e Colégio Oficina do Estudante, de Campinas (SP), acredita que, considerando a amplitude do tema e a coletânea oferecida, diversas abordagens e problematizações poderiam ser possíveis nesta proposta. Confira algumas:

    • Contextualização histórica tendo em vista os avanços tecnológicos do final do século XIX e início do século XX;
    • Discussão sobre a influência e importância do cinema nos diversos acontecimentos do século XX, como diversidade cultural;
    • Importância e relevância do cinema para construção do conhecimento, para o autoconhecimento, para enxergar a subjetividade do outro;
    • Dados e motivos que explicam a baixa frequência do brasileiro em cinemas;
    • Mobilização dos três setores - instâncias governamentais, instâncias privadas e instâncias civis e sociais - propondo mudanças em relação à falta de investimento na infraestrutura do setor, à baixa capitalização de empresas exibidoras, à descentralização das salas de cinema, aos custos de ir ao cinema e ao local onde se encontram as salas, por exemplo.

Proposta de intervenção

Maria Cecília
Crédito: arquivo pessoal

As redações do Enem exigem que os participantes desenvolvam uma proposta de intervenção para o tema-problema tratado. A ideia é que os estudantes deem soluções e mostrem como elas seriam aplicadas. 

Veja abaixo as propostas de intervenção de duas participantes do Enem 2019. 

Luiza Zanatta Alvarenga, 17 anos

“Minha proposta de intervenção foi que o estado, por intermédio do ministério responsável pela cultura, investisse financeiramente na construção de cinemas populares com preços mais acessíveis e em áreas que não possuem opções culturais nas proximidades. 

E, como na introdução eu usei o exemplo de Bacurau e comparei com essas cidades esquecidas, terminei com: “Para que assim, uma maior quantidade de pessoas tenham a oportunidade de viver momentos de conexão através da arte e existam menos ”Bacurais" no Brasil."

Maria Cecília Trevisan Ribeiro, 17 anos

“Minha proposta de intervenção foi a criação de leis, com respaldo do Governo, que incluíssem o acesso ao cinema em todos os locais de nosso País, de tal modo que não houvesse aumento de desigualdade social e aumentaria a área de entretenimento da população que obtivesse o acesso."

Veja também

Locais de prova do Vestibular 2020 do IFTO são disponibilizados
As provas acontecem no próximo dia 17, das 14h às 18h. Os portões serão abertos às 13h e fechados às 13h50. Os candidatos deverão estar munidos do documento de identificação original com foto.

Em Santa Catarina, Acafe solta local de prova do Vestibular de Verão 2020
Processo seletivo oferece mais de 11 mil vagas em várias universidades. Provas estão marcadas para próximo domingo (17).

Acesse local de prova do Vestibular 2020 do IFMT
Candidatos concorrem a mais de 1,2 mil vagas. Previsão é que lista de aprovados saia no dia 8 de janeiro de 2020.

Etecs (SP) prorrogam inscrições para Vestibulinho 2020/1
Provas serão aplicadas no dia 15 de dezembro. Quantidade de questões variam conforme modalidade do curso escolhido.

Enem 2019 termina com menor índice de ausentes da história
Mais de 700 participantes foram eliminados, contando os dois dias de prova. Entre os motivos estão: portar equipamento eletrônico e ausentar-se antes do horário permitido

No Paraná, Unicentro publica resultado do PAC 2019
Participantes da primeira e da segunda etapa podem consultar boletim de desempenho de hoje até dia 31 de janeiro de 2020

Provas do segundo dia aumentaram o nível do Enem 2019
O segundo dia do Exame foi marcado por ter aumentado o nível das provas, já que exigiu maior conhecimento dos participantes no que diz respeito aos assuntos do ensino médio abordados.

Participantes do Enem 2019 prejudicados por problemas de logística têm direito a solicitar a reaplicação
A reaplicação do Enem 2019 ocorrerá nos dias 10 e 11 de dezembro, mesma data em que haverá a aplicação do Enem para Privados de Liberdade (Enem PPL). 

Hoje é o último prazo para se inscrever no Vestibular 2020/1 do IFSuldeMinas
O Instituto está oferecendo 976 vagas para os cursos de graduação presencial e 300 vagas para os cursos a distância (EaD).

Inscrições para Vestibular 2020/1 da UEG encerram nesta segunda-feira (11)
Processo seletivo oferece 3.694 vagas em diversos cursos de graduação. Metade das chances destinam-se a cotistas.

UPF encerra inscrições do Vestibular de Verão 2020
O vestibular oferece 3.091 vagas para cursos em Passo Fundo, Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade. Os candidatos podem optar por fazer provas ou usar as notas do Enem entre 2015 a 2018.

Famerp (SP) finaliza inscrições do Vestibular 2020
As provas do Vestibular da Famerp serão realizadas em 09 e 10 de dezembro, das 14h às 18h