Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Enem 2019: inscrições para privados de liberdade (PPL) são abertas

Enem 2019: inscrições para privados de liberdade (PPL) são abertas

O prazo para cadastro segue aberto até 04 de outubro. Responsáveis pedagógicos devem realizar a inscrição para presos e jovens sob medida socioeducativa.

Publicado por Érica Caetano
23/09/2019 13h02 , atualizado em 23/09/2019 17h16

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) começa a receber a partir de hoje, 23 de setembro, as inscrições para o Enem 2019 para Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens Sob Medida Socioeducativa (Enem PPL). O prazo para cadastro segue aberto até 04 de outubro.

Inscreva-se no Enem PPL 2019

As inscrições dos participantes no Enem PPL 2019 serão feitas pelos responsáveis pedagógicos das unidades prisionais ou de medidas socioeducativas, já que quem cumpre pena não pode acessar o sistema de inscrição no exame. O cadastro é gratuito e recebido somente pela internet.

O responsável pedagógico deverá acessar o site munido do CPF, documento de identificação com foto e número de identificação interna de cada participante. Após o preenchimento dos dados pessoais, o sistema dá a opção de informar se o participante necessita de atendimento específico ou especializado.

Entenda como funciona o atendimento especial no Enem

O responsável pedagógico também precisará marcar a opção da prova de Língua Estrangeira - Inglês ou Espanhol e informar em qual sala o participante fará as provas do Enem PPL 2019.

Qualquer alteração dos dados cadastrados poderá ser realizada até às 23h59 do dia 04 de outubro.

Provas

Assim como o exame tradicional, o Enem PPL é formado por 180 questões, sendo 45 de Linguagens e Códigos, 45 de Ciências Humanas, 45 de Ciências da Natureza e 45 sobre Matemática, além de uma Redação. A diferença é que os privados de liberdade participarão do exame após a aplicação nacional e em dias úteis.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Enem PPL 2019 será aplicado nos dias 10 e 11 de dezembro. As provas serão realizadas nas unidades prisionais e de cumprimento de medidas socioeducativas que aderiram ao exame e que tenham estrutura física adequada.

No primeiro dia, os participantes chegarão nas salas de provas às 12h30. Os inscritos terão que responder um questionário socioeconômico das 12h45 às 13h20. Com o preenchimento concluído, as 90 questões de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas, além da Redação, serão aplicadas das 13h30 às 19h.

No segundo dia do Enem PPL não terá o preenchimento de questionário e, por isso, os participantes estarão nos locais às 13h15 e as provas começarão às 13h30. O exame se encerrará às 18h30, já os gabaritos serão publicados até o dia 16 de dezembro.

Resultado

O resultado do Enem PPL 2019 será divulgado junto com o do tradicional, provavelmente no final de janeiro de 2020. Os responsáveis pedagógicos deverão acessar as notas e repassá-las aos participantes.

Os participantes que tiverem idade mínima de 18 anos e estiverem com o ensino médio completo poderão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020, Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2020 e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2020. 

Mais informações no Edital do Enem PPL 2019.

Veja também

UECE terá novo prazo de inscrição do Vestibular 2020/2
Também será divulgado um novo cronograma de provas, já que o calendário atual foi suspenso devido da pandemia da covid-19.

Uesb suspende chamadas do Vestibular e do SiSU 2020 devido a pandemia do coronavírus
Um novo cronograma será definido pela Uesb posteriormente. A Universidade é mais uma dentre tantas outras que decidiu suspender as atividades por conta do isolamento social

UEPG encerra primeiro prazo de inscrições do PSS 2020 hoje (30)
Quem não fizer o cadastro até esta segunda-feira, poderá fazê-lo entre os dias 1º e 30 de agosto. 

Coronavírus: veja como estudar em casa durante o isolamento devido ao Covid-19
O Super Vestibular reuniu dicas de como aproveitar o tempo em casa se dedicando aos estudos, mesmo sem estar indo a escola.

Prazo para se inscrever no Vestibular 2020/2 da UECE encerra hoje (27)
Devido a paralisação das atividades por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19), algumas atividades presenciais referentes ao Vestibular foram suspensas.

Udesc suspende cronograma do Vestibular de Inverno 2020 devido a pandemia do Coronavírus
A Universidade também adiou o prazo de isenção para doadores de sangue e medula, que seria finalizado nesta sexta-feira, dia 27.

Vestibular de Inverno 2020 da UEPG será adiado
Novas datas serão estabelecidas depois que as atividades retornarem. Coronavírus é o motivo do adiamento.

UFPR divulga livros e programa para as provas do Vestibular 2020/2021
Lima Barreto e Guimarães Rosa estão entre os autores exigidos. Relação não contém obras escritas por mulheres.

Medicina: Humanitas (SP) abre inscrições para o Vestibular 2020/2
Processo seletivo oferece 60 vagas para o curso de Medicina em São José dos Campos. Provas serão em junho.

URCA (CE) dá início as inscrições do Vestibular 2020/2
Aqueles que queiram participar deverão se inscrever até o dia 05 de maio. A taxa de inscrição custa R$ 150.

Coronavírus: UFU suspende provas do Vestibular 2020/2
Suspensão vale para as provas da primeira e segunda fase. Novas datas serão divulgadas posteriormente.

UnB 2020: inscrições abertas para a 1ª Certificação de Habilidades Específicas
Certificação tem validade de dois anos e é obrigatória para ingresso em alguns cursos da universidade.