Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Enem 2019: começam provas para presos e participantes da reaplicação

Enem 2019: começam provas para presos e participantes da reaplicação

Hoje, inscritos fazem redação e 90 questões de linguagens e ciências humanas. Amanhã, será vez de matemática e ciências da natureza.

Publicado por Silvia Tancredi
10/12/2019 04h00

Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) e sob medida socioeducativa participam nesta terça e quarta-feira, 10 e 11, do Enem 2019. Estima-se que 46.163 inscritos façam provas em 25 estados e no Distrito Federal. 

O exame educacional será aplicado durante cinco horas. Confira a distribuição das provas:

  • 10/12: redação e 90 questões objetivas de linguagens e códigos e ciências humanas
  • 11/12:  90 questões de ciências da natureza e matemática

Veja como foi a aplicação regular do Enem 2019!

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador do Enem 2019, as unidades prisionais ou socioeducativas devem garantir espaço escolar para as provas, segurança e sigilo. Todos os trâmites estão a cargo do responsável pedagógico de cada unidade. 

Ainda de acordo com o Inep, participantes que já concluíram o ensino médio poderão usar as notas para ingressar no ensino superior. Já quem ainda não o concluiu só poderá utilizar os resultados individuais no exame para autoavaliação de conhecimentos.

Reaplicação do Enem

Também fazem provas estudantes que foram prejudicados por problemas logísticos em algum dos dias da aplicação regular do Enem 2019, que ocorreu nos dias 3 e 10 de novembro. O participante fará as provas somente do dia em que foi afetado. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para o Inep, problemas logísticos são casos excepcionais, como desastres naturais, falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural), estrutura imprópria do local de prova ou erro de execução de procedimento de aplicação pelo aplicador que cause comprovado prejuízo ao participante.

Que se considerou prejudicado e quis fazer nova prova teve que fazer a solicitação para a organização do Enem 2019. O resultado saiu no dia 26 de novembro

Notas

O resultado do Enem PPL 2019 e de quem solicitou a reaplicação será divulgado junto com o do tradicional, provavelmente no final de janeiro de 2020. Os responsáveis pedagógicos deverão acessar as notas e repassá-las aos participantes.

Os participantes que tiverem idade mínima de 18 anos e estiverem com o ensino médio completo poderão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020, Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2020 e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2020. 

Mais informações no Edital do Enem PPL 2019.

Veja também

Resultado do SiSU 2020/1 já pode ser conferido
Convocados deverão comparecer às universidades entre os dias 29 de janeiro e 04 fevereiro

STJ autoriza divulgação do resultado do SiSU 2020/1
Decisão atende recurso protocolado no tribunal pela AGU para garantir a manutenção do calendário de divulgação da lista de aprovados.

Ufopa adia resultado do Vestibular 2020 por causa de suspensão do SiSU 2020/1
Conforme cronograma, lista de aprovados em processo seletivo que usa notas do Enem deveria sair hoje (28)

UFSC divulga 2ª chamada e 1º remanejamento do Vestibular Unificado 2020
Os selecionados deverão se atentar as etapas de matrículas, já que a primeira delas é a matrícula virtual e destinada a todas as modalidades de aprovados.

Famema 2020: confira o resultado do vestibular
Agora, os selecionados deverão realizar matrículas no período de 05 a 07 de fevereiro, na sede da Famema.

Inscrições do ProUni 2020/1 estão suspensas
Apesar das inscrições do ProUni 2020/1 estarem suspensas, já está disponível a consulta as bolsas.

UFMS libera notas da 1ª e 2ª etapas do Passe 2019
Instituição também divulgou as informações sobre matrícula dos aprovados no Passe e Vestibular 2020.

IFRO solta classificação preliminar do Vestibular 2020
Previsão é que o resultado final seja divulgado na próxima sexta-feira (31). Foram oferecidas quase mil vagas.

Resultados de vestibulares são adiados após suspensão do SiSU 2020/1
Entre as instituições estão as federais de São Paulo (Unifesp) e do Pará (UFPA). UFSC suspendeu cronograma de matrículas do SiSU.

UFRR disponibiliza classificação preliminar do Vestibular 2020
Aqueles que queiram apresentar recursos contra a classificação preliminar deverão fazer isso ainda hoje (27). O resultado dos recursos será disponibilizado no dia 28 seguinte .

Unespar divulga 2ª chamada do Vestibular 2020
De acordo com o edital de matrículas, os selecionados deverão se matricular no dia 29 de janeiro. Uma nova chamada é esperada para o dia 31 deste mesmo mês. 

Pré-vestibular gratuito em Brasília está com inscrições abertas para turmas de 2020
Podem participar do preparatório, que tem foco nas provas do Enem, candidatos que estão matriculados no último ano do ensino médio em escola pública ou que já concluíram essa etapa também na rede pública.