Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Enem 2019: abstenção do primeiro dia de provas é de 23,1%

Enem 2019: abstenção do primeiro dia de provas é de 23,1%

Provas continuam no próximo domingo, 10 de novembro. Assim como ontem, Super Vestibular fará correção comentada.

Publicado por Érica Caetano
04/11/2019 08h30 , atualizado em 04/11/2019 17h56
Crédito da Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Crédito da Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicou ontem, 03 de novembro, as provas do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Do total de 5,1 milhões de inscritos, 3,9 milhões compareceram ao Exame, gerando uma abstenção de 23,1%.

As provas do Enem do ano passado (2018) tiveram abstenção de 24,9% no primeiro dia e foram finalizaram com abstenção de 29,2%, do total de 5.513.749 inscritos na edição.

Leia também: Tema da redação do Enem 2019 é Democratização de acesso ao cinema no Brasil

Dos inscritos do Enem 2019, 376 participantes foram eliminados por algum tipo de violação ao regimento do exame, como por exemplo, recusa de coleta da biometria.

Foto vazada

Uma foto do caderno de questões com os textos de apoio da redação do Enem 2019 vazou após o início do exame. O Ministério da Educação (MEC) confirmou, por meio de nota, a veracidade da imagem e afirmou que tudo indica que o responsável pelo vazamento da imagem seja um fiscal do exame.

A suspeita é de que a pessoa responsável pelo vazamento da foto seja de Pernambuco. O caso está sendo investigado pela Polícia Federal.

"Se der pra fazer criminal, cível, absolutamente tudo o que a gente puder fazer para essa pessoa se arrepender amargamente de um dia vir ao mundo".  

Legenda

No entanto, o ministro Abraham Weintraub ressaltou que não houve prejuízo para os participantes devido ao vazamento, já que os estudantes já haviam passado pelos procedimentos de segurança e estavam em sala de aula para as provas.

Erros com os locais de prova

Estudantes de Goiânia se depararam com uma mudança nos locais de prova inesperada. Os inscritos tinham em seus cartões do Enem a área II da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), no setor Leste Universitário, contudo o local correto era no campus II da instituição, no Jardim Mariliza, distante 13 quilômetros da localização informada no cartão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ao chegar no setor Leste Universitário, os estudantes viram uma faixa com a informação do local correto. Um veículo foi disponibilizado para levar os participantes até o campus II. O MEC informou, por meio de entrevista coletiva, que os participantes haviam sido informados por e-mail e/ou celular sobre o endereço correto.

Provas

O primeiro domingo de provas foi formado por 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos, 45 de Ciências Humanas e uma Redação. A redação teve como tema "Democratização do acesso ao cinema no Brasil".

As provas continuam no próximo domingo, 10 de novembro. Na ocasião, serão aplicadas 45 perguntas de Ciências Humanas e 45 sobre Matemática. Os portões serão fechados às 13h e as provas serão aplicadas das 13h30 até às 18h30.

Reaplicação

Estudantes que não puderem fazer o Enem 2019 por problemas logísticos, desastres naturais, falta de energia e outros participarão da reaplicação do exame em 10 e 11 de dezembro.

Correção Comentada

O Super Vestibular realizou a Correção Comentada do primeiro dia do Enem 2019 na noite de ontem, dia 03, em parceria com o colégio Oficina do Estudante. O gabarito extraoficial, as resoluções das questões e o comentário da redação podem ser vistos nesta página.

A Correção Comentada também ocorrerá no próximo domingo (10), a partir das 18h30. 

Resultado

O desempenho no Enem pode ser usado para ingressar em programas de acesso ao ensino superior como SiSU, ProUni e Fies; fazer vestibulares; estudar em Portugal, entre outros. 

Veja também

Locais de prova do Vestibular 2020 do IFTO são disponibilizados
As provas acontecem no próximo dia 17, das 14h às 18h. Os portões serão abertos às 13h e fechados às 13h50. Os candidatos deverão estar munidos do documento de identificação original com foto.

Em Santa Catarina, Acafe solta local de prova do Vestibular de Verão 2020
Processo seletivo oferece mais de 11 mil vagas em várias universidades. Provas estão marcadas para próximo domingo (17).

Acesse local de prova do Vestibular 2020 do IFMT
Candidatos concorrem a mais de 1,2 mil vagas. Previsão é que lista de aprovados saia no dia 8 de janeiro de 2020.

Etecs (SP) prorrogam inscrições para Vestibulinho 2020/1
Provas serão aplicadas no dia 15 de dezembro. Quantidade de questões variam conforme modalidade do curso escolhido.

Enem 2019 termina com menor índice de ausentes da história
Mais de 700 participantes foram eliminados, contando os dois dias de prova. Entre os motivos estão: portar equipamento eletrônico e ausentar-se antes do horário permitido

No Paraná, Unicentro publica resultado do PAC 2019
Participantes da primeira e da segunda etapa podem consultar boletim de desempenho de hoje até dia 31 de janeiro de 2020

Provas do segundo dia aumentaram o nível do Enem 2019
O segundo dia do Exame foi marcado por ter aumentado o nível das provas, já que exigiu maior conhecimento dos participantes no que diz respeito aos assuntos do ensino médio abordados.

Participantes do Enem 2019 prejudicados por problemas de logística têm direito a solicitar a reaplicação
A reaplicação do Enem 2019 ocorrerá nos dias 10 e 11 de dezembro, mesma data em que haverá a aplicação do Enem para Privados de Liberdade (Enem PPL). 

Hoje é o último prazo para se inscrever no Vestibular 2020/1 do IFSuldeMinas
O Instituto está oferecendo 976 vagas para os cursos de graduação presencial e 300 vagas para os cursos a distância (EaD).

Inscrições para Vestibular 2020/1 da UEG encerram nesta segunda-feira (11)
Processo seletivo oferece 3.694 vagas em diversos cursos de graduação. Metade das chances destinam-se a cotistas.

UPF encerra inscrições do Vestibular de Verão 2020
O vestibular oferece 3.091 vagas para cursos em Passo Fundo, Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade. Os candidatos podem optar por fazer provas ou usar as notas do Enem entre 2015 a 2018.

Famerp (SP) finaliza inscrições do Vestibular 2020
As provas do Vestibular da Famerp serão realizadas em 09 e 10 de dezembro, das 14h às 18h