Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Enem 2019: abstenção do primeiro dia de provas é de 23,1%

Enem 2019: abstenção do primeiro dia de provas é de 23,1%

Provas continuam no próximo domingo, 10 de novembro. Assim como ontem, Super Vestibular fará correção comentada.

Publicado por Érica Caetano
04/11/2019 08h30 , atualizado em 04/11/2019 17h56
Crédito da Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Crédito da Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicou ontem, 03 de novembro, as provas do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Do total de 5,1 milhões de inscritos, 3,9 milhões compareceram ao Exame, gerando uma abstenção de 23,1%.

As provas do Enem do ano passado (2018) tiveram abstenção de 24,9% no primeiro dia e foram finalizaram com abstenção de 29,2%, do total de 5.513.749 inscritos na edição.

Leia também: Tema da redação do Enem 2019 é Democratização de acesso ao cinema no Brasil

Dos inscritos do Enem 2019, 376 participantes foram eliminados por algum tipo de violação ao regimento do exame, como por exemplo, recusa de coleta da biometria.

Foto vazada

Uma foto do caderno de questões com os textos de apoio da redação do Enem 2019 vazou após o início do exame. O Ministério da Educação (MEC) confirmou, por meio de nota, a veracidade da imagem e afirmou que tudo indica que o responsável pelo vazamento da imagem seja um fiscal do exame.

A suspeita é de que a pessoa responsável pelo vazamento da foto seja de Pernambuco. O caso está sendo investigado pela Polícia Federal.

"Se der pra fazer criminal, cível, absolutamente tudo o que a gente puder fazer para essa pessoa se arrepender amargamente de um dia vir ao mundo".  

Legenda

No entanto, o ministro Abraham Weintraub ressaltou que não houve prejuízo para os participantes devido ao vazamento, já que os estudantes já haviam passado pelos procedimentos de segurança e estavam em sala de aula para as provas.

Erros com os locais de prova

Estudantes de Goiânia se depararam com uma mudança nos locais de prova inesperada. Os inscritos tinham em seus cartões do Enem a área II da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), no setor Leste Universitário, contudo o local correto era no campus II da instituição, no Jardim Mariliza, distante 13 quilômetros da localização informada no cartão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ao chegar no setor Leste Universitário, os estudantes viram uma faixa com a informação do local correto. Um veículo foi disponibilizado para levar os participantes até o campus II. O MEC informou, por meio de entrevista coletiva, que os participantes haviam sido informados por e-mail e/ou celular sobre o endereço correto.

Provas

O primeiro domingo de provas foi formado por 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos, 45 de Ciências Humanas e uma Redação. A redação teve como tema "Democratização do acesso ao cinema no Brasil".

As provas continuam no próximo domingo, 10 de novembro. Na ocasião, serão aplicadas 45 perguntas de Ciências Humanas e 45 sobre Matemática. Os portões serão fechados às 13h e as provas serão aplicadas das 13h30 até às 18h30.

Reaplicação

Estudantes que não puderem fazer o Enem 2019 por problemas logísticos, desastres naturais, falta de energia e outros participarão da reaplicação do exame em 10 e 11 de dezembro.

Correção Comentada

O Super Vestibular realizou a Correção Comentada do primeiro dia do Enem 2019 na noite de ontem, dia 03, em parceria com o colégio Oficina do Estudante. O gabarito extraoficial, as resoluções das questões e o comentário da redação podem ser vistos nesta página.

A Correção Comentada também ocorrerá no próximo domingo (10), a partir das 18h30. 

Resultado

O desempenho no Enem pode ser usado para ingressar em programas de acesso ao ensino superior como SiSU, ProUni e Fies; fazer vestibulares; estudar em Portugal, entre outros. 

Veja também

Pré-Enem 2020 gratuito em Campina Grande (PB) está com inscrições abertas
Interessados nas 80 vagas devem fazer o cadastro pessoalmente na sede do cursinho, no bairro Catolé

Locais de prova do Vestibular EaD 2020 da UFS já podem ser acessados
Os inscritos deverão acessar e imprimir o cartão de identificação para apresentá-lo no dia das provas.

UFT solta resultado dos pedidos de isenção do Vestibular 2020/2
Inscrições para processo seletivo da Universidade Federal do Tocantins poderão ser feitas a partir de março

UFT oferta 148 vagas remanescentes do Vestibular 2020/1 via Enem
As inscrições são gratuitas e vão até 03 de março. Para participar é preciso utilizar o desempenho das edições de 2018 ou 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

UEMA solta 2ª chamada de excedentes do PAES 2020
Selecionados deverão realizar matrículas de 2 a 5 de março, das 09h às 12h e das 14h às 17h30

UnB publica 2ª chamada do Vestibular 2020/1 via Enem
Os candidatos aprovaodos deverão se matricular entre os dias 28 de fevereiro e 1º de março, das 09h às 18h

Resultado do Fies 2020/1 está disponível
Quem não foi selecionado na chamada única do Fies Juro Zero poderão participar da lista de espera de 28 a 31 de março. 

Fuvest 2020: convocação da lista de espera começa hoje (26)
Segundo a organizadora do vestibular, os selecionados deverão fazer as matrículas virtuais em até 48 horas após a convocação

UFFS recebe inscrições para vagas remanescentes do Vestibular 2020 via Enem
Podem participar deste processo seletivo os candidatos que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em qualquer edição entre 2015 e 2019.

Uneb disponibiliza cronograma de matrículas do Vestibular 2020
De acordou com o documento disponibilizado, as datas são diferentes de acordo com a modalidade do curso: presencial ou a distância. Também foi divulgada a data das próximas chamadas.

Confira livros que serão exigidos nos Vestibulares 2020/2 e 2021 da UFSC
Três obras literárias serão cobradas em ambos os processos seletivos. Entre elas, está livro de Clarice Lispector.

2ª repescagem do Vestibular 2020 da UFPA é publicada
Agora, os novos aprovados deverão primeiramente preencher o cadastro virtual para posterior matrícula presencial.