1. Home
  2. Notícias
  3. Enem 2018: veja temas mais importantes de Matemática e Ciências da Natureza

Enem 2018: veja temas mais importantes de Matemática e Ciências da Natureza

São comuns questões que abordam duas ou mais disciplinas ao mesmo tempo

Publicado por Silvia Tancredi em 10 de Novembro de 2018 às 08:00 em Notícias

Faltam apenas dois dias para o segundo dia de provas do Enem 2018. Agora, os participantes vão responder 45 questões objetivas de matemática e 45 de Ciências da Natureza (biologia, física e química).

Nesse dia, os estudantes precisam organizar o tempo de prova e se preparar para fazer várias contas. Assim como nos anos anteriores, devem cair cálculos matemáticos e fórmulas químicas e físicas.

A boa notícia é que, neste ano, os jovens ganharam mais meia hora: as provas serão aplicadas das 13h30 às 18h30. Antes, as provas terminavam às 18h.

Confira abaixo dicas de cada uma das disciplinas que serão abordadas.

Matemática

Segundo o professor Pedro Ítalo, na prova de matemática do Enem devem cair questões voltadas à aplicabilidade da matemática.

Pedro lista 12 temas que, provavelmente, devem cair na matemática do Enem 2018:

1. Sistema Numérico
  2. Mínimo Múltiplo Comum (MMC) e Máximo Divisor Comum (MDC)
  3. Transformações de unidade
  4. Razão e proporção
  5. Matemática financeira
  6. Estatística
  7. Funções
  8. Sequências
  9. Análise combinatória
  10. Probabilidade
  11. Geometria plana
  12. Geometria espacial

Ciências da Natureza

Professores explicam que são comuns casos de interdisciplinaridade na prova de Ciências da Natureza do Enem. Um exemplo é o meio ambiente e suas consequências, que envolve temas de biologia, física e química.

De acordo com Artur Gonçalves, que dá aulas de química, vários fenômenos biológicos estão ligados à Química Orgânica e, por sua vez, vários fenômenos físicos podem ter a compreensão facilitada com os tópicos da Físico-Química.

Veja dicas do que pode cair na prova de Ciências da Natureza no Enem 2018:

Biologia

Química

Física

Principais fórmulas de Física para o Enem 2018

Enem 2018

Assim como no primeiro dia do Enem 2018, os participantes devem chegar mais cedo ao local de prova. É obrigatório levar documento de identificação oficial e caneta esferográfica de tinta na cor preta.

Pode-se levar celular, mas ele deve ficar desligado e guardado na embalagem que o fiscal de sala vai distribuir.

Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, pontualmente.

O Super Vestibular também fará a correção comentada do segundo dia de provas do Enem 2018. Você pode acompanhar pelo site e pelas redes socias.

O Inep divulgará o gabarito do Enem 2018 em 14 de novembro, mas não aceitará recursos. Já o resultado estará disponível em 18 de janeiro de 2019.