1. Home
  2. Notícias
  3. Enem 2018: questão de Matemática é anulada por não ser inédita

Enem 2018: questão de Matemática é anulada por não ser inédita

Prova aplicada no último domingo, 11 de novembro, teve pergunta já utilizada pela UFPR.

Publicado por Adriano Lesme em 13 de Novembro de 2018 às 10:05 em Notícias

Compartilhe


Na noite de ontem 12 de novembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiu anular uma questão de Matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. A prova foi aplicada no último domingo, 11.

O número da questão anulada varia conforme a cor da prova: 150 (amarelo, laranja e verde); 170 (cinza); 163 (azul); 180 (rosa).

Questão anulada Enem 2018
Fonte: Inep

Segundo o Inep, a questão foi utilizada em 2013, no Vestibular 2014 da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o que é proibido. Ela foi elaborada em 2012 por um professor da UFPR para compor o Banco Nacional de Itens (BNI) e não poderia ser utilizada em outra prova que não fosse do Inep.

Veja a correção da questão anulada:

Apuração

O Ministério da Educação afirmou que o ministro Rosssieli Soares contatou o Reitor da UFPR, Ricardo Fonseca, que colocou a universidade à disposição para colaborar com a apuração. A UFPR havia celebrado um Acordo de Cooperação Técnica com o Inep para integrar o processo de elaboração e revisão de itens do BNI.

De acordo com nota enviada pelo Inep, “a Comissão de Sindicância do MEC irá apurar o ocorrido, que pode culminar em instauração de processos administrativo, cível e/ou criminal”. A nota fecha com o Inep afirmando que investe todos os anos “em mecanismos de detecção de conteúdos plagiados” e que reforçará os procedimentos que garantam o ineditismo e originalidade das questões do Enem.

Gabaritos

Os gabaritos do Enem 2018 serão divulgados amanhã, dia 14. Nos dois dias de provas, o Super Vestibular realizou a Correção Comentada do Enem 2018. No primeiro dia, corrigimos a prova amarela e, no segundo, a cinza.

O resultado do Enem 2018 será divulgado no dia 18 de janeiro de 2019. Após o resultado, serão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). As notas do Enem também poderão ser usadas para estudar em Portugal.

VEJA TAMBÉM

1 2