1. Home
  2. Notícias
  3. Enem 2018: professores de Biologia e Química dão dicas para as provas

Enem 2018: professores de Biologia e Química dão dicas para as provas

Saber interpretar textos e analisar gráficos e imagens ajuda a se dar bem no exame

Publicado por Silvia Tancredi em 08 de Novembro de 2018 às 10:10 em Notícias

Compartilhe


Falta pouco para o próximo domingo, 11 de novembro, segundo dia de provas do Enem 2018. Desta vez, os participantes responderão 90 questões objetivas de Matemática e Ciências da Natureza - área do conhecimento que engloba as disciplinas de Física, Biologia e Química

De acordo com Luiz Rafael Silva, professor de Biologia do Colégio MOPI, muitas questões da prova apresentam em sua construção caminhos para que o estudante consiga solucioná-las sem a necessidade de um conhecimento específico sobre conteúdos da disciplina. 

Veja também: 12 temas de Matemática para revisar para o Enem 2018

Luiz Rafael é professor de Biologia
e coordenador pedagógico

Conforme ele explica, as questões de Biologia no Enem sempre são acompanhadas de contextos que envolvem assuntos com saúde, economia e agricultura.

“Na prova de Biologia, a habilidade em analisar gráficos e imagens, interpretar textos e conseguir observar os processos descritos nos enunciados é fundamental para conseguir êxito. Ler e entender o enunciado das questões é imprescindível”, recomenda Luiz. 

Interdisciplinaridade 

O professor de Química, Artur Gonçalves, acredita que, se o candidato dominar os assuntos da disciplina, estará apto também a resolver questões que envolvem a Biologia e a Física. 

“Vários fenômenos biológicos estão ligados à Química Orgânica e, por sua vez, vários fenômenos físicos podem ter a compreensão facilitada com os tópicos da Físico-Química”, analisa. 

O meio ambiente e suas consequências, conforme destaca o professor, é um tema muito importante e que costuma ser abordado na prova de Ciências da Natureza.

O que cai de Biologia e Química no Enem

Os professores nos contam quais temas de Biologia e Química costumam ser mais cobrados no Enem. Confira abaixo:

Biologia

Química

Saiba quais outros conteúdos de química são cobrados no Enem

Dicas

Mesmo faltando poucos dias para a prova, a dica para mandar bem é analisar notícias do começo desse ano que têm relação com os principais temas de química. dos temas mencionados abaixo, correlacionando-as com os conteúdos biológicos e químicos e produzindo mapas mentais como forma de revisão.

Outra dica é observar as habilidades para Ciências da Natureza presentes na Matriz de referência e tentar elaborar protótipos de questões, seguindo os parâmetros lá estabelecidos, correlacionando-os com temas atuais.

Confira mais dicas de química para o Enem

VEJA TAMBÉM

1 2
  • IFRS solta resultado do Vestibular 2019/1 via Enem

    O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) liberou nesta quarta-feira, 23 de janeiro, o resultado do seu Vestibular 2019/1 via notas do Enem. Agora, os aprovados deverão realizar registro acadêmico nos dias 30 e 31 de janeiro, e 1º de fevereiro.

  • UEG solta resultado do Vestibular 2019/1 e SAS 3

    A Universidade Estadual de Goiás (UEG) liberou nesta terça-feira, o resultado do vestibular 2019/1 e da 3ª etapa do Sistema de Avaliação Seriada (SAs). Os candidatos deverão realizar matrículas nos dias 24, 25 e 28 de janeiro, na Secretaria Acadêmica do campus da UEG que oferece o curso para o qual o candidato foi classificado e convocado. 

  • Confira resultado do Vestibular 2019 de Medicina da Unisc (RS)

    A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), no Rio Grande do Sul, soltou na tarde de hoje, 22 de janeiro, a lista de aprovados no Vestibular de Verão 2019 do curso de Medicina.