1. Home
  2. Notícias
  3. Enem 2018: item que zerava redações desrespeitando direitos humanos é retirado da cartilha

Enem 2018: item que zerava redações desrespeitando direitos humanos é retirado da cartilha

Cartilha do participante - Redação do Enem 2018 foi já foi liberada pelo Inep

Publicado por Silvia Tancredi em 01 de Outubro de 2018 às 13:48 em Notícias

Compartilhe


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já divulgou a Cartilha do Participante da Redação do Enem 2018. O documento informa tudo o que o estudante precisa saber para se dar bem nessa prova.

Confira Cartilha Redação Enem 2018

A principal novidade desta edição é que, na cartilha, não consta mais o item que zerava as redações dos participantes que desrespeitassem os direitos humanos. 

A mudança veio para atender a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) que, em outubro de 2017, determinou a suspensão do referido item no edital do Enem

Competência 5

Apesar da retirada do item, a competência 5 avaliada pelos corretores da redação do Enem, que diz “Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos” continua valendo.

Na prática, isso significa que o estudante que desrespeitar os direitos humanos na redação do Enem 2018 perde a chance de tirar nota mil no texto. Sendo assim, se ele cometer esse deslize, perde 200 pontos. 

A redação do Enem é corrigida por dois corretores. Porém, caso eles discordem em algum ponto, é chamado um terceiro corretor para avaliar o texto. 

Veja como é corrigida a redação do Enem

Redação

Na cartilha da redação do Enem 2018, estão listadas as instruções para a prova de redação, as competências avaliadas e exemplos de redações nota máxima no Enem 2017.

Saiba quais são outras quatro competências avaliadas pelos corretores:

  • Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa
  • Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
  • Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

A redação do Enem tem características específicas. Ao dissertar sobre o tema exposto, os participantes não só têm que discutir o problema, mas também fazer uma proposta de intervenção, apontando possíveis melhorias e soluções.

No ano passado, a redação teve como tema: "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil". Confira a correção comentada

Enem 2018

As provas do Enem 2018 estão marcadas para os dias 4 e 11 de novembro, das 13h30 às 19h e das 13h30 às 18h30, respectivamente. 

No primeiro dia, os candidatos deverão produzir uma redação e responder 90 questões objetivas de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas. No dia 11 de novembro, será a vez de 90 questões de matemática e ciências da natureza. 

Saiba tudo sobre o Enem 2018!

VEJA TAMBÉM

1 2
  • UFMG solta resultado do Vestibular 2019

    A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) liberou na tarde de hoje, 7 de fevereiro, a relação de aprovados no Vestibular 2019.

  • 2ª chamada do Vestibular de Verão 2019 da Udesc é disponibilizada

    A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) divulgou o resultado da 2a chamada do seu Vestibular de Verão 2019, cujas provas foram aplicadas em 25 de novembro. Agora, os 510 aprovados deverão realizar matrículas hoje, 15 fevereiro, conforme os horários dos campi.

  • Saiu a 4ª chamada do Vestibular 2019 da Fuvest

    A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) publicou a 4a  chamada do Vestibular 2019 para ingresso na Universidade de São Paulo (USP). Foram chamados 200 nomes, sendo 169 candidatos novos e 31 remanejados em 87 cursos. Agora, é necessário fazer a etapa virtual, das 08h do dia 18 de fevereiro até as 16h do dia 19. 

  • Resultado do Vestibular 2019 da Unifei (MG) é liberado

    A Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em Minas Gerais, soltou na tarde de hoje, a lista de aprovados no Vestibular 2019 dos cursos de Engenharia

  • UESB solta resultado do Vestibular 2019

    A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) publicou a relação dos aprovados no Vestibular 2019. Os aprovados foram classificados da seguinte forma: os optantes por reserva de vagas, os optantes por quotas adicionais e os de ampla concorrência.

  • UEA disponibiliza 3ª chamada do SIS e Vestibular 2019

    A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) soltou na tarde de ontem, 14 de fevereiro, a relação de aprovados em 3ª chamada no Sistema de Ingresso Seriado (SIS) 2019-2021 e do Vestibular 2019. Os selecionados deverão fazer registro acadêmico de 18 a 20 de de fevereiro.