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Enem 2018: veja 7 dicas para a semana e dias das provas

Relaxar e manter o equilíbrio emocional é muito importante na reta final de preparação para o Enem.

Publicado por Rafael Batista em 31 de Outubro de 2018 às 07:00 em Notícias

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O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 começa já no próximo domingo, 4 de novembro, e boa parte dos estudantes já sentem os sintomas da ansiedade, comum nesse momento. No entanto, o nervosismo pode atrapalhar muito na hora da prova.

Não adianta correr para tentar assimilar muito conteúdo nesse curto espaço de tempo, pois o bom desempenho na prova é fruto de uma mistura de conhecimento do conteúdo com o equilíbrio psicoemocional.

De acordo com o Professor Luiz Rafael Silva, Coordenador Pedagógico do Colégio Mopi, “o Enem é uma avaliação em que o sucesso não vem apenas do esforço e a ciência dos conceitos abordados, mas principalmente da aplicação desses conceitos”. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados para que o candidato tenha um bom rendimento, mesmo diante da tensão do momento.

Revisando o conteúdo na véspera das provas

Com a ajuda do Professor, o Super Vestibular relacionou dicas para a semana que antecede às provas e também para a realização delas. Confira cada uma e aproveite os últimos dias antes do Enem 2018 para manter a tranquilidade em vistas das provas.

1. Conheça bem as provas, fazendo a Leitura do Edital. Não é uma prática comum entre os estudantes, mas é muito importante para o conhecer todos os procedimentos que podem ser feitos durante a aplicação. Algumas condutas durante o exame, podem eliminar o estudante.

Houve casos, por exemplo, em que estudantes foram desclassificados antes mesmo de começar o exame, porque estavam escrevendo fórmulas de física no caderno de provas. Os participantes só podem escrever no caderno quando o fiscal de sala autorizar, às 13h30 (horário de Brasília).

Confira 7 coisas que você não deve fazer no dia da prova do Enem

2. Na semana que antecede as provas do Enem, o mais importante é reduzir a intensidade dos estudos para concentrar esforços em saúde e qualidade de vida. Como a prova é longa e cansativa, é essencial estar com o corpo e mente preparados.

3. Não deixe de se divertir nos últimos dias. Atividades de lazer nos dias anteriores vai ajudar a aliviar o estresse a tensão. Mas, é claro, tudo com moderação e no dia anterior às provas. Fique em casa e relaxe.

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4. Na hora da prova, inicie as questões pelas de maior afinidade. Para isso, faça uma análise geral, folheando a prova para reconhecer os assuntos que você provavelmente trabalhou em aula. Isso vai te dar maior segurança e evitará surpresas ao longo da prova.

Se achar alguma questão muito difícil não fique nela, faça um sinal na prova para você não esquecer e siga adiante. Depois que resolver todas as questões que achar mais fácil, volte e gaste o restante do tempo para resolver as difíceis.

5. Na prova de ciências da natureza comece pelas questões de Biologia. Como as questões não exigem cálculo, a tendência é economizar tempo para Química e Física.

6. Alimente-se bem antes das provas e leve um lanche para não ser incomodado pela fome durante o exame. Um lanche açucarado, como chocolates, por exemplo, provoca descargas de dopamina e você terá mais foco.

7. Na redação, lembre-se de que existem critérios de correção e eles indicarão seus pontos. Relembre estes critérios para você ter uma melhor orientação. Garanta pontuação nas questões que você tem maior entendimento.

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