Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Enem 2017: veja o que pode e não pode levar nos dias de provas

Enem 2017: veja o que pode e não pode levar nos dias de provas

Saiba com quais objetos é permitido entrar nos locais do exame. Uso de item proibido gera eliminação.

Publicado por Lorraine Vilela Campos
03/11/2017 15h02 , atualizado em 03/11/2017 16h16

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 começará neste domingo, 5 de novembro, e contará com provas também no próximo dia 12 para os mais de 6,7 milhões de inscritos. Para não ser eliminado (a), um passo fundamental na preparação é saber o que pode ou não ser levado

Acesse seu local de prova do Enem 2017

O edital do Enem traz todos os itens que são obrigatórios, os que são permitidos e não são obrigatórios e os objetos que são proibidos. Vale ressaltar que alguns pertences podem ser levados aos locais de prova, mas não poderão ser utilizados durante o exame. 

Itens obrigatórios

1 - Documento de Identificação original com foto (em bom estado de conservação): São considerados documentos de identificação: 

- Cédula de identidade (RG)
- Passaporte
- Certificado de Reservista
- Carteira Nacional de Habilitação
- Certificado Dispensa de Incorporação
- Carteira de Trabalho e Previdência Social
- Identidade Funcional em consonância com Decreto 5.703/06
- Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe
- Identidade para estrangeiros expedida pelo Ministério da Justiça

O participante que perdeu seu documento (assim como os casos de roubo, furto ou extravio) terá que apresentar Boletim de Ocorrência expedido pela polícia com, no máximo, 90 dias. O estudante que estiver nesta condição será encaminhado para a coleta de dados e assinatura de um formulário próprio para a identificação especial. 

2 - Caneta esferográfica de tinta preta (fabricada em material transparente): O leitor óptico pelo o qual passa o cartão-resposta do Enem reconhece apenas a tinta preta, por isso, o participante precisa levar caneta com tinta preta. Outras cores não serão corrigidas, assim como provas assinaladas a lápis. 

A exigência do tubo transparente é para evitar possíveis colas da prova dentro da caneta. Para não ficar sem tinta no momento da prova, leve mais de uma caneta para fazer o Enem. 

Só é permitido o uso da caneta com tinta preta

Permitido levar, mas não é obrigatório

1 - Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem: estar com o Cartão de Confirmação de Inscrição impresso não é obrigatório, mas facilita a localização do estudante e diminui as chances de atraso no momento da entrada na sala de provas. 

Cartão de Identificação não é obrigatório, mas ajuda na localização

2 - Água e alimentos leves: recomenda-se que o participante esteja com água (a qual deve estar em garrafa transparente sem rótulo) e alimentos leves (em embalagens lacradas). Estar hidratado e não ficar muito tempo sem comer auxilia na concentração e evita que o estudante passe mal com hipoglicemia, por exemplo, já que o Enem é longo. 

O Super Vestibular conversou com uma nutricionista para saber a alimentação adequada para quem vai participar do Enem. Confira nesta notícia

Proibido usar na prova

Os itens que serão listados abaixo são proibidos para uso durante a prova. Eles podem ser levados aos locais do Enem, mas devem ser guardados na embalagem que o Inep fornece na entrada das salas.

1 - Celular: como telefones públicos são geralmente lacrados nas imediações das faculdades e escolas em que o Enem é aplicado, estar com o celular pode ser necessário para avisar os pais ou utilizar aplicativos de transportes no momento de ir embora. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por isso, o participante precisa retirar a bateria do celular ao chegar no local de prova e pedir ao fiscal de sala a embalagem que o Inep disponibiliza. O aparelho deve ser guardado e o recipiente precisa ser lacrado. Ao entrar na sala, o estudante deve colocar a embalagem embaixo da sua cadeira e só retirá-lo no momento de ir embora. Caso o celular toque durante a prova, mesmo que seja o despertador/alarme, o aluno será eliminado do Enem

2 - Chaves de carro (alarme): as chaves de carro com alarme podem dar interferência no detector de metais e, agora, no aparelho que capta sinais de rádio, celulares, WiFi e pontos eletrônicos. Por isso, o objeto deve ficar dentro da embalagem com o celular. 

3 - Moedas e chaves comuns: estes objetos também podem ser detectados pelos aparelhos de fiscalização se estiverem no bolso do participante, o que pode causar a eliminação do Enem por puro descuido. Eles deverão ficar na mesma embalagem que o celular. 

Não pode levar para o Enem

Não é permitido levar os seguintes itens: boné, chapéu, óculos escuros, lápis, caneta que não seja transparente ou com tinta de outra cor, borracha, livros, manuais, calculadoras, anotações, tablets, ipods e demais aparelhos de mp3, pendrives, gravadores, relógios, alarmes, armas e fones de ouvido

Enem

Para não virar meme como um dos atrasados do Enem, confira seu local de prova com antecedência e fique atento (a) ao horário de fechamento dos portões: 13h (horário de Brasília). As provas começarão às 13h30, mas nestes 30 minutos de intervalo não serão permitidos que estudantes entrem nos locais de prova, já que os participantes ficarão em sala de aula para medidas de segurança e orientação para o exame. 

Como o Brasil possui diferentes fuso-horários, além da vigência do horário de verão em alguns estados, confira abaixo que horas o portão serão fechado em cada região:

Horários em que os portões serão fechados - Créditos: Inep

Este primeiro domingo, 5 de novembro, será composto por 90 questões de Ciências Humanas e Linguagens e Códigos, além da Redação. Os participantes terão 5h30 para a realização das provas. 

O segundo dia do Enem, 12 de novembro, contará com 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza. A duração máxima do último domingo de provas será de 4h30. 

O Gabarito Oficial do Enem 2017 está previsto para o dia 14 de novembro, enquanto o resultado final é esperado para 19 de janeiro de 2018

Correção Comentada

Como já é tradição, o Super Vestibular mantém a parceria com o colégio Oficina do Estudante para a realização da Correção Comentada. As resoluções das questões serão publicada em tempo real em nosso site e no twitter @supervestibular

A correção deste domingo (5) começará às 19h. Já o segundo dia, 12 de novembro, terá a resolução das questões a partir das 18h.  

Veja também

Aniversário de Salvador: capital baiana completa 475 anos
Conheça mais da história e das comemorações da capital dos Soteropolitanos
Aniversário de 331 anos de Curitiba: saiba mais sobre a capital do Paraná
Cidade, considerada uma das mais belas do Brasil, também é a oitava mais populosa
Unila, no Paraná, abre inscrição para Vestibular 2024 via Enem
Podem participar da seleção estudantes que fizeram provas do Enem 2019 a 2023. Oferta é de 605 vagas.
UFMS publica datas dos Vestibulares 2025
Vestibular tradicional e vestibular seriado (PASSE) serão realizados em dezembro
Fatecs (SP) divulgam datas do Vestibular 2024/2: confira o cronograma
Inscrições para o Vestibular 2024/2 das Fatecs (SP) começam no dia 24 de abril
UFU encerra pedidos de isenção da taxa do Vestibular 2024/2 nesta quinta (28)
Candidatos devem comprovar com documentação para solicitar o benefício da isenção no Vestibular 2024/2
Resultado da lista de espera do Fies 2024 será divulgado a partir de hoje (28)
Prazo de divulgação da lista de espera do Fies 2024 pelas instituições segue até o dia 30 de abril
UERJ anuncia Vestibular 2024/2 via notas do Enem. Veja datas
Poderão participar estudantes que fizeram o Enem de 2020 a 2023
Cursinho gratuito 2024 Se Liga no Enem, na Paraíba, abre inscrição para 34 mil vagas
Vagas estão distribuídas em todas as Gerências Regionais da Educação do estado da Paraíba
USP realiza chamada extra do Enem-USP 2024
Já foram feitas 3 chamadas. É necessário manifestar interesse na lista de espera novamente.
Inscrição para o Vestibular 2024/2 da UFT encerra hoje (27)
São mais de 700 vagas disponíveis em dezenas de cursos de graduação na UFT e na UFNT
UEL anuncia obras literárias do Vestibular 2025
Nesta edição, além de sete livros será cobrado um disco da banda de rock Titãs