Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Enem 2017: tudo o que você precisa saber na véspera das provas

Enem 2017: tudo o que você precisa saber na véspera das provas

Conferir o local de prova, arrumar um jeito de aliviar a tensão e cuidar da alimentação são atitudes importantes.

Publicado por Lorraine Vilela Campos
04/11/2017 03h00

Falta um dia para o início do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017! Os mais de 6,7 milhões de inscritos participarão das provas de Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Redação amanhã, 5 de novembro. 

Saiba o que pode e não pode levar para o Enem

Este primeiro dia do Enem terá 5h30 de duração. Já o domingo da próxima semana, 12 de novembro, terá 4h30 e trará as questões de Ciências da Natureza e Matemática.

O que fazer na véspera?

Tentar relaxar, assistir filmes e séries, praticar exercícios físicos e buscar coisas que possam dar prazer e aliviar a ansiedade são ações importantes para a véspera de um exame longo como o Enem. 

Descansar na véspera do Enem é importante para diminuir a ansiedade

Se você estudou nos meses anteriores, agora é hora de confiar em si mesmo e descansar a mente neste sábado. Caso não tenha se esforçado tanto nos estudos, não adianta correr com o conteúdo hoje e tentar a chamada "decoreba", pois isso só aumenta o estresse e cansaço mental, além de não garantir um bom desempenho nas provas.

Orientações

Os locais de prova estão disponíveis para consulta desde o dia 20 de novembro. Se você não verificou em que lugar deverá fazer o Enem, melhor se apressar! Conhecer o trajeto para a universidade ou escola em que o exame será realizado pode facilitar amanhã (5). Se for de ônibus, confira os horários e quais linhas passam na região

Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). As provas, por sua vez, começarão às 13h30. Os participantes deverão permanecer em sala neste intervalo de 30 minutos, tempo que pode ser usado para orientações sobre o Enem e medidas de segurança. 

Como o Brasil é um país muito grande, há diferença de horários em alguns estados. Além disso, o Horário de Verão está em vigor em apenas algumas regiões. Para não se atrasar, veja que horas o portão será fechado no local que você mora:

Horários do Enem
Crédito: MEC

O que levar?

A véspera do Enem também é um momento para ver o que pode levar e o que não pode nos dias do Enem 2017. São obrigatórios o documento de identificação original com foto e a caneta esferográfica de tinta preta (fabricada em material transparente). 

Veja tudo sobre o que pode ou não ser levado para o Enem

Já o Cartão de Confirmação de Inscrição não é obrigatório, mas recomenda-se que ele seja levado para facilitar no momento da localização. 

Caneta de tinta preta é obrigatória para as provas

O celular poderá ser levado, mas não pode ser usado no momento da prova. O aparelho deve ser desligado, ter a bateria retirada e ser colocado dentro da embalagem que o Inep dispobilizar. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como o Enem é longo, o estudante pode levar água (em garrafa transparente e sem rótulo) e alimentos leves em embalagens lacradas. Confira aqui o cardápio para o Enem 2017!

Novidades

O Enem 2017 conta com algumas novidades, confira:

- Intervalo de uma semana entre os dias de prova: decidido após consulta pública, o Enem deixa de ser realizado em um só fim de semana e passa para dois domingos consecutivos. 

- Distribuição das disciplinas: A partir deste ano, o primeiro dia do Enem será compostor por Ciências Humanas e Linguagens e Códigos e uma Redação. Ciências da Natureza passou para o segundo dia, domingo que permanece com Matemática. Com isso, a primeira semana de provas foca na área de humanas e a segunda aborda biológicas e exatas. 

- Cadernos de provas com identificação: Para evitar fraudes, os cadernos de provas terão o nome do participante, seu número de inscrição e dados pessoais. 

- Provas em vídeo para surdos: um novo recurso de acessibilidade do Enem é a prova em vídeo, na Língua Brasileira de Sinais (Libras), para os candidatos com deficiência auditiva de qualquer tipo. Permanecem, ainda, o intérprete e a pessoa responsável pela leitura labial.

- Detector de ponto eletrônico: aparelho capta sinal de WiFi, transmissão de rádio e uso de celulares. 

Como usar o Enem?

As notas do Enem podem ser usadas para ingresso em universidades públicas e institutos federais por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU); obtenção de bolsas de estudos com o Programa Universidade Para Todos (ProUni) e para financiar mensalidades com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Diversas instituições públicas e privadas usam o Enem como parte de seu Vestibular ou, ainda, em substituição às provas tradicionais, tanto em chamadas regulares como para seleções complementares. 

Instituições portuguesas conveniadas ao Inep também aceitam as notas do Enem para o ingresso de brasileiros. 

Por tais motivos, o Enem cresceu tanto nos últimos anos e se tornou a segunda maior prova do mundo, perdendo apenas para o chinês Gao Kao. 

Após o Enem, confira os acertos!

O Super Vestibular traz a Correção Comentada do Enem 2017 neste domingo (5) e no próximo (12). A parceria com a Oficina do Estudante conta com a resolução das questões do exame e permite que o participante faça um gabarito preliminar. Confira abaixo os horários:

5 de novembro - 19h: Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Redação
12 de novembro - 18h: Ciências da Natureza e Matemática

A Correção Comentada será realizada em tempo real e poderá ser conferida no site e no twitter @supervestibular.

Os Gabaritos Oficiais do Enem 2017 estarão disponíveis em 14 de novembro e o Inep não aceitará recursos sobre as questões. Já o resultado final é esperado para o dia 19 de janeiro de 2018. 

Veja também

Dia do diplomata: como é a graduação em Relações Internacionais?
Conversamos com professores referência na área de Relações Internacionais, veja o que descobrimos sobre o curso.
Dia do diplomata: como se tornar uma diplomata?
Conheça a história de Patrícia e João Pedro, jovens da Rondônia e de Niterói que conquistaram seus espaços na política internacional
Filme Guerra Civil com Wagner Moura. Veja temas para estudar que aparecem no longa-metragem
História dos Estados Unidos, invasão ao Capitólio e eleições presidenciais do país são assuntos para estudar
Encceja 2024: inscrição poderá ser feita daqui a dez dias, em 29 de abril
Encceja possibilita que estudantes que não terminaram Ensino Fundamental ou Médio em idade regular obtenham certificado de conclusão
UnB reabre inscrições do Vestibular 2024 via Enem
São mais de duas mil vagas disponíveis neste processo seletivo
Dia dos Povos Indígenas 2024: saiba importância da data e conheça desafios enfrentados pelas comunidades
Profissional indígena que ingressou na universidade por meio das cotas também conta sua experiência
Isenção do Enem 2024: participantes do Programa Pé-de-Meia têm direito à gratuidade
Estudantes também devem pedir gratuidade até dia 26 de abril por meio da página do Participante do Enem 2024
Vestibular 2024 para refugiados da UFSC abre inscrições hoje (18)
Veja o link de inscrição e mais informações sobre o Vestibular 2024 para refugiados da UFSC
UFSC abre inscrição para Vestibular Unificado 2024/2
Processo seletivo oferece mais de mil vagas em cursos da UFSC e do IFSC
Dia Nacional do Livro Infantil: professora explica importância da leitura desde cedo
Profissional defende incentivar a criança a ler desde cedo para que ela tome gosto pela leitura
Enem 2024: prazo para justificar ausência está aberto. Saiba quem pode fazer justificativa
Entre motivos aceitos pelo Inep, estão assalto, morte na família, privação de liberdade, casamento ou paternidade
Paraná: Unioeste divulga datas do Vestibular 2025
Provas da Unioeste serão aplicadas em Curitiba e outras sete cidades paranaenses. Também haverá testes no Mato Grosso do Sul.