Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Enem 2017: atendimento pelo nome social pode ser solicitado a partir de hoje

Enem 2017: atendimento pelo nome social pode ser solicitado a partir de hoje

Travestis ou transexuais tem até 4 de junho para fazer a solicitação na Página do Participante.

Publicado por Wanja Borges
29/05/2017 06h00 , atualizado em 01/06/2017 08h13
Enem 2017
Enem 2017

Tem início às 10h desta segunda-feira, 29 de maio, o prazo para solicitação de atendimento pelo nome social no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. O requerimento pode ser feito até às 23h59 no dia 4 de junho, exclusivamente pela internet.

Solicite aqui o atendimento pelo nome social no Enem 2017

Para isso, travestis ou transexuais, que se identificam e querem ser reconhecidos socialmente em consonância com sua identidade de gênero, devem acessar a Página do Participante com os documentos comprobatórios no formato PDF, PNG ou JPG e tamanho máximo de 2MB. 

São eles:

-Fotografia atual nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira, gorro ou similares;

-Cópia digitalizada da frente e do verso de um dos documentos de identificação oficial com foto;

-Cópia assinada e digitalizada do formulário de solicitação de atendimento pelo nome social disponibilizado na Página do Participante.

O resultado das solicitações poderá ser consultado na própria Página do Participante. Em caso de indeferimento, o candidato será informado, pelo e-mail inserido no ato da inscrição, e terá três dias para enviar um novo documento comprobatório. Caso o documento enviado não esteja conforme o solicitado, o participante fará o Exame com o nome civil.

A possibilidade de uso do nome social ocorreu pela primeira vez em 2014, quando foram recebidas 102 solicitações. No ano seguinte, foram registrados 278 pedidos e, no Enem 2016, o número subiu para 842. Na última edição, 408 pessoas tiveram a solicitação atendida.

Enem 2017

Até às 15h do último dia de inscrição, 19 de maio, o Enem 2017 havia contabilizado 6.535.884 inscritos. Os dados consolidados serão divulgados amanhã, 30, mas a expectativa é que o número de participantes não supere a edição do ano passado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os candidatos que têm direito à isenção da taxa de inscrição, solicitaram o benefício, mas se equivocaram ao escolher o ato legal que embasa sua situação socioeconômica e, como consequência, tiveram a GRU gerada terão uma nova chance para corrigir a opção (saiba mais).

Para isso, eles deverão encaminhar comprovantes da situação socioeconômica e de escolaridade para o e-mail isencaoenem@inep.gov.br até as 12h do dia 25 de junho com assunto "Recurso Administrativo - Isenção da Taxa de Inscrição do Enem 2017" e nome completo, CPF, número de inscrição do participante, nome completo e CPF da mãe no corpo do e-mail.

As provas desta edição serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro, ou seja, em dois domingos consecutivos. Já a divulgação do resultado está programada para 19 de janeiro de 2018. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-616161.

Estude com o Super Vestibular!

Com as notas em mãos, os participantes podem participar de programas do governo como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni), Programa de Financiamento Estudantil (FIES) e, ainda, para ingressar em instituições de ensino superior de Portugal.

No Super Vestibular, você encontra as correções comentadas das provas anteriores, avalia seus conhecimentos no simulado, confere as provas e gabaritos das outras edições, passa a entender sobre o funcionamento e o sistema de avaliação do Exame, entre várias outras dicas para aprimorar seus estudos.

Veja também

Fatec (SP) abre inscrição para o Vestibular 2024/2
Interessados poderão se inscrever até 7 de junho para o Vestibular 2024/2 da Fatec (SP)
Provão Paulista 2023: escolha de cursos para o 2º semestre já pode ser feita
Prazo para indicar opções de cursos do Provão Paulista fica aberto até 29 de abril. Há vagas disponíveis na Fatec e Univesp
Encceja: resultado da justificativa de ausência da edição de 2023 está disponível
Inscrições para o Encceja 2024 serão recebidas entre os dias 29 de abril e 10 de maio
Inscrições para Olimpíada de História do Brasil 2024 estão abertas
Uma das novidades desta edição é que estudantes da rede pública têm inscrição gratuita
Confira dicas de como ensinar inglês na educação básica
Especialista comenta sobre o cenário do ensino de inglês e compartilha dicas a professores
Unesp: inscrição para o Vestibular Meio do Ano 2024 está aberta
160 vagas para as carreiras de engenharias estão sendo oferecidas no Vestibular Meio do Ano 2024 da Unesp
UERJ 2025: inscrição para o 1º Exame de Qualificação do vestibular já pode ser feita
Interessados poderão se inscrever pela internet para o 1º Exame de Qualificação do Vestibular 2025 da UERJ até 6 de maio
Isenção no Enem 2024: como fazer a prova de graça?
Será possível fazer esta solicitação até o dia 26 de abril
Pedidos de isenção no Enem 2024 já podem ser feitos
O prazo para solicitar isenção no Enem 2024 e fazer a prova de graça já começou
Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril
Enem 2024: prazo para pedido de isenção de taxa de inscrição está aberto
Também inicia hoje prazo para justificar ausência no Enem 2023. Pode participar quem ganhou o benefício mas não compareceu às provas.
Enem 2024: pedidos de isenção de taxa de inscrição começam amanhã (15)
Estudantes da rede pública ou com vulnerabilidade econômica podem fazer solicitação na Página do Participante