1. Home
  2. Notícias
  3. Enem 2016: Inscrições já passam de 1 milhão

Enem 2016: Inscrições já passam de 1 milhão

Até as 09h30 desta terça-feira, o número de inscritos era de 1.018.148. Prazo segue até dia 20.

Publicado por Érica Caetano em 10 de Maio de 2016 em Notícias

Compartilhe

O Ministério da Educação (MEC) acaba de divulgar o primeiro balanço de inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, que foram iniciadas às 10h de ontem, dia 09. De acordo com o órgão, até as 09h30 desta terça-feira, o número de inscritos era de 1.018.148. No ano passado, foram computados 910 mil inscrições nas 48 horas de início de cadastro. Os estudantes que queiram participar devem se inscrever até o dia 20 de maio, exclusivamente pela internet.

Inscreva-se!
Inscrições passo a passo

A taxa de inscrição este ano passou para R$ 68 e a mesma deverá ser paga até s 21h59 do dia 25 deste mês em qualquer agência bancária, lotéricas e agências dos correios. Assim como as inscrições, este prazo não tem prorrogação.

O candidato ao se inscrever deve ficar atento e, além de preencher corretamente todos os dados pessoais, é preciso optar pela escolha da língua estrangeira de preferência, se deseja utilizar o Enem como certificado de conclusão do Ensino Médio, registrar um endereço de e-mail e número de telefone celular válidos e a cidade onde deseja realizar os testes (deve ser a cidade onde o candidato estará no dia das provas). Por fim, se necessita de atendimento especial, específico ou ainda utilizar o nome social (neste caso, travestis e transexuais). 

Veja mais detalhes desta edição!

As provas do Enem 2016 serão realizadas no final de semana dos dias 05 e 06 de novembro. Elas terão duração no primeiro dia, das 13h30 às 18h30, e das 13h30 às 19h, no segundo, respectivamente. Os participantes deverão seguir o horário de Brasília e levar o documento oficial de identidade com foto no dia dos exames.

No primeiro dia do Enem serão realizadas as provas de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e no segundo dia serão aplicadas as provas de Redação, Matemática e suas Tecnologias e Linguagens e Códigos. Serão 17 milhões de provas, distribuídas em 1.716 municípios.

O Enem

A inscrição no Enem 2016 permite que o candidato possa concorrer nas duas edições realizadas ao ano do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), para cursos técnicos, e do Programa Universidade para Todos (ProUni), que ocorrerão ainda este ano.

Além disso, também permite que o estudante solicite o financiamento estudantil em uma universidade privada por meio do Fies, conseguir certificado de conclusão do Ensino Médio, intercâmbio de línguas, através do Ciência sem Fronteiras, e por fim e o mais recente, ingressar em instituições de ensino superior em Portugal. 

Estude com o Super Vestibular!

O Super Vestibular disponibiliza todo o material necessário para a sua preparação para as provas. É possível conferir as correções comentadas das provas dos anos anteriores, avaliar seus conhecimentos através do nosso simulado, conferir as provas e gabaritos das outras edições, entender sobre o funcionamento e o sistema de avaliação do Exame, sobre os programas que utilizam o desempenho obtido pelo candidato nas provas, além de assuntos predominantes nas últimas edições e dicas sobre o que fazer antes, durante e após o Enem.

Outros esclarecimentos além dúvidas podem ser sanadas por meio do Edital do Enem ou na Central de Atendimento do MEC, através do telefone 0800 616161.

 

VEJA TAMBÉM

1 2