Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Enem 2016 começa amanhã! Saiba o que fazer na véspera!

Enem 2016 começa amanhã! Saiba o que fazer na véspera!

Pequenos detalhes podem fazer toda a diferença para sair bem no Enem

Publicado por Adriano Lesme
04/11/2016 11h23

Começa amanhã e termina no domingo, 5 e 6 de novembro, o maior exame educacional do Brasil. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 será aplicado para mais de 8,6 milhões de estudantes em todos os estados e no Distrito Federal.

Saiba onde o Enem foi adiado

Se você está entre os inscritos do Enem 2016, saiba que precisa atentar-se a alguns detalhes antes das provas. Um descuido pode prejudicar toda a preparação e atrapalhar o sonho de conseguir uma vaga no ensino superior.

Cartão

Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), 80,31% dos inscritos já acessaram o Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem, o que representa 6.928.879 de inscritos. Se você está entre os mais de 1,6 milhão que ainda não acessaram o cartão, acesse agora mesmo pela Página do Participante ou aplicativo.

Se você já conferiu os dados do seu Cartão de Confirmação de Inscrição, confira novamente. O cartão informa o horário, local e sala de prova do Enem, além do número de inscrição, opção de língua estrangeira, necessidade de atendimento especial e indicação para obter certificado de conclusão do ensino médio.

Caso note algum dado incorreto no cartão, entre em contato imediatamente com o Ministério da Educação (MEC) pelo telefone 0800 616161.

Horário

As provas do Enem 2016 vão começar às 13h30 no horário de Brasília. Os portões serão abertos às 12h e fechados, pontualmente, às 13h. Se você não quer ser um dos atrasados do Enem, confira quando o Enem vai começar no seu estado.


Crédito: Inep

Também é importante aproveitar o dia para conhecer o melhor trajeto para o seu local de prova e calcular quanto tempo gastará para chegar. Lembre-se que o trânsito fica intenso nos dias do Enem.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que levar

Um participante antenado tem que saber exatamente o que levar e o que não levar para o Enem. Separe hoje o seu documento de identidade e duas canetas esferográficas de tinta preta e material transparente. Esses são os únicos itens obrigatórios do Enem. O cartão é opcional, assim como alimentos e bebidas.


Caneta permitida no Enem

Os estudantes podem levar o celular, mas ele deverá ser desligado assim que entrar no local de prova e depois colocado em um porta-objetos entregue pelo fiscal de sala. O uso de celular durante as provas gera eliminação.

No Enem não é permitido nenhum aparelho eletrônico, assim como lápis, lapiseira, borracha, caneta de material não transparente, livros, anotações e impressos gerais., além de óculos escuros, boné, chapéu, gorro, viseira e similares.

Provas

Amanhã, sábado, os participantes terão que responder 45 questões de Ciências Humanas, que envolve as disciplinas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia, e 45 de Ciências da Natureza, com questões de Biologia, Física e Química. As provas terminarão às 18h.

Veja dicas para o Enem 2016

Já no domingo, o caderno de provas terá uma proposta de redação, 45 questões de Matemática e 45 questões de Linguagens e Códigos (Português, Literatura e Língua Estrangeira). Nesse dia, as provas encerrarão às 19h.

Correção

Tanto no sábado quanto no domingo, o Super Vestibular fará a correção comentada ao vivo das questões do Enem 2016. A resolução vai começar logo depois das provas e poderá ser acompanhada pelo site e nossas redes sociais.

Com a correção, o participante poderá conferir se acertou as questões antes da divulgação do gabarito oficial, prevista para o dia 9 de novembro.

Boa sorte!

Veja também

Paraná: UEPG solta datas dos Vestibulares 2025
Universidade conta com vestibular tradicional e vestibular seriado
Isenção do Enem 2024: Inep encerra amanhã (26) prazo para solicitar benefício
Também termina amanhã período para justificar ausência no Enem 2023 e, com isso, tentar gratuidade
Dia do Profissional da Contabilidade: entenda a diferença entre contabilista e contador
Data comemorativa foi criada em 1926 pelo então senador pelo RN João de Lyra Tavares
Local de prova do CNU, o Enem dos Concursos, é publicado
Mais de 2,1 milhões de candidatos farão provas no próximo domingo, 5 de maio, em 220 cidades do Brasil
Fatec libera resultado do pedido de isenção na inscrição para o Vestibular 2024/2
Também está aberta a inscrição para quem foi beneficiado com isenção no Vestibular 2024/2 da Fatec
Dia da Libras: aprenda sobre a origem e o alfabeto da Língua Brasileira de Sinais
A Libras é utilizada por milhões de pessoas, no Brasil, para se comunicarem no seu dia a dia, aprenda mais um pouco sobre esta língua brasileira
ITA abre isenções do Vestibular 2025
Concurso de admissão terá duas fases, com provas em outubro e novembro
Pré-Enem da UEMS 2024 gratuito recebe inscrição para novas turmas
As 200 vagas estão distribuídas nas cidades de Campo Grande, Dourados e Nova Andradina
UFVJM, em Minas Gerais, abre isenção da taxa de inscrição do SASI 2024
Candidatos do vestibular seriado podem tentar isenção total ou parcial
Dia Mundial do Livro: conheça autores homenageados na data comemorativa
Homenageados morreram neste mesmo dia em 1616. Escritores nasceram na Inglaterra, Espanha e Peru.
Enem 2024: isenção encerra nesta sexta (26)
Saiba como solicitar e quem pode pedir a isenção no Enem 2024
Vestibular de inverno 2024 da UDESC abre as inscrições
São mais de mil vagas distribuídas entre 37 cursos da Universidade