Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Enem 2016 começa amanhã! Saiba o que fazer na véspera!

Enem 2016 começa amanhã! Saiba o que fazer na véspera!

Pequenos detalhes podem fazer toda a diferença para sair bem no Enem

Publicado por Adriano Lesme
04/11/2016 11h23

Começa amanhã e termina no domingo, 5 e 6 de novembro, o maior exame educacional do Brasil. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 será aplicado para mais de 8,6 milhões de estudantes em todos os estados e no Distrito Federal.

Saiba onde o Enem foi adiado

Se você está entre os inscritos do Enem 2016, saiba que precisa atentar-se a alguns detalhes antes das provas. Um descuido pode prejudicar toda a preparação e atrapalhar o sonho de conseguir uma vaga no ensino superior.

Cartão

Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), 80,31% dos inscritos já acessaram o Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem, o que representa 6.928.879 de inscritos. Se você está entre os mais de 1,6 milhão que ainda não acessaram o cartão, acesse agora mesmo pela Página do Participante ou aplicativo.

Se você já conferiu os dados do seu Cartão de Confirmação de Inscrição, confira novamente. O cartão informa o horário, local e sala de prova do Enem, além do número de inscrição, opção de língua estrangeira, necessidade de atendimento especial e indicação para obter certificado de conclusão do ensino médio.

Caso note algum dado incorreto no cartão, entre em contato imediatamente com o Ministério da Educação (MEC) pelo telefone 0800 616161.

Horário

As provas do Enem 2016 vão começar às 13h30 no horário de Brasília. Os portões serão abertos às 12h e fechados, pontualmente, às 13h. Se você não quer ser um dos atrasados do Enem, confira quando o Enem vai começar no seu estado.


Crédito: Inep

Também é importante aproveitar o dia para conhecer o melhor trajeto para o seu local de prova e calcular quanto tempo gastará para chegar. Lembre-se que o trânsito fica intenso nos dias do Enem.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que levar

Um participante antenado tem que saber exatamente o que levar e o que não levar para o Enem. Separe hoje o seu documento de identidade e duas canetas esferográficas de tinta preta e material transparente. Esses são os únicos itens obrigatórios do Enem. O cartão é opcional, assim como alimentos e bebidas.


Caneta permitida no Enem

Os estudantes podem levar o celular, mas ele deverá ser desligado assim que entrar no local de prova e depois colocado em um porta-objetos entregue pelo fiscal de sala. O uso de celular durante as provas gera eliminação.

No Enem não é permitido nenhum aparelho eletrônico, assim como lápis, lapiseira, borracha, caneta de material não transparente, livros, anotações e impressos gerais., além de óculos escuros, boné, chapéu, gorro, viseira e similares.

Provas

Amanhã, sábado, os participantes terão que responder 45 questões de Ciências Humanas, que envolve as disciplinas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia, e 45 de Ciências da Natureza, com questões de Biologia, Física e Química. As provas terminarão às 18h.

Veja dicas para o Enem 2016

Já no domingo, o caderno de provas terá uma proposta de redação, 45 questões de Matemática e 45 questões de Linguagens e Códigos (Português, Literatura e Língua Estrangeira). Nesse dia, as provas encerrarão às 19h.

Correção

Tanto no sábado quanto no domingo, o Super Vestibular fará a correção comentada ao vivo das questões do Enem 2016. A resolução vai começar logo depois das provas e poderá ser acompanhada pelo site e nossas redes sociais.

Com a correção, o participante poderá conferir se acertou as questões antes da divulgação do gabarito oficial, prevista para o dia 9 de novembro.

Boa sorte!

Veja também

Paraíba: Pré-Enem recebe inscrições para turmas de 2020
Preparatório oferece 5,4 mil vagas distribuídas na capital João Pessoa e em mais de 30 municípios do estado

Unicamp divulga 3ª chamada do Vestibular 2020
De acordo com o cronograma divulgado pela universidade, os selecionados deverão realizar as matrículas virtuais a partir das 09h de amanhã (19) até as 17h.

Confira 2ª chamada do ProUni 2020/1
Estudantes selecionados devem comprovar as informações prestadas no momento da inscrição de hoje até o dia 28 de fevereiro

1ª repescagem do Vestibular 2020 da UFPA é divulgada
Agora, os novos aprovados deverão primeiramente preencher o cadastro virtual para posterior matrícula presencial.

UFBA divulga resultado do Vestibular de Artes 2020
Somente puderam se inscrever candidatos que fizeram as provas do Enem 2019. 

UECE disponibiliza gabaritos do Vestibular EaD 2020
A grade de respostas será publicada na próxima sexta-feira, dia 21. Já os recursos contra os gabaritos serão recebidos nos dias 18 e 19 de fevereiro.

UEPG (PR) prorroga inscrições para Vestibular EaD 2020
Candidatos podem se inscrever até as 12h desta segunda-feira, 17 de fevereiro. Seleção preencherá de 300 vagas.

UFMG divulga resultado do Vestibular 2020 da Habilidades Específicas
Candidatos fizeram provas teóricas e práticas no início deste mês em Belo Horizonte

1º remanejamento do SSA 2020 da UPE é divulgado
Os aprovados terão que se matricular nesta segunda-feira, 17 de fevereiro, nos campi para os quais foram aprovados, das 08h às 13h.

UECE aplica provas do seu Vestibular 2020 EaD neste domingo (16)
Locais de prova foram disponibilizados nesta sexta-feira, dia 14. Estão sendo ofertadas 1.625 vagas no Vestibular para cursos a distância (EaD).

2ª chamada do Vestibular 2020 da Unir é divulgada
gora, os aprovados deverão realizar matrículas entre os dias 17 e 18 de fevereiro, das 08h30 às 11h30 e das 14h às 17h30.

URCA (CE) recebe pedidos de isenção de taxa de inscrição do Vestibular 2020/2
Os interessados podem solicitar o benefício até a próxima quarta-feira, dia 19, desde que se enquadrem em uma das categorias.