1. Home
  2. Notícias
  3. Edital do Sisutec 2015/2 é divulgado

Edital do Sisutec 2015/2 é divulgado

Inscrições terão início na próxima segunda-feira, dia 29. Consulta as vagas será liberada em breve.

Publicado por Érica Caetano em 26 de Junho de 2015 em Notícias

Compartilhe

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na manhã de hoje, 26 de junho, por meio de publicação no Diário Oficial da União (D.O.U.) o Edital da 2ª edição de 2015 do Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), cujas inscrições iniciam na próxima segunda-feira, dia 29.

Confira o documento!

Conforme o Edital, o prazo de inscrições será até o dia 03 de julho. Não há taxa para se inscrever. A consulta as vagas deverá ser liberada muito em breve. O mesmo deve ocorrer com o site para inscrições.

Podem participar do Sisutec estudantes que concluíram o ensino médio, prioritariamente na rede pública ou em instituições particulares na condição de bolsistas integrais, e que participaram da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com desempenho superior a zero na redação.

A inscrição deve ser feita exclusivamente pela internet, mediante número de inscrição e senha usados no último Enem. Além de escolher, por ordem de preferência, até duas opções de cursos, turnos e instituições, o candidato também deve definir se deseja concorrer às vagas reservadas para oriundos da rede pública ou para negros, pardos e indígenas.

Do total de oportunidades a serem oferecidas, 85% delas destinam-se a estudantes da rede pública ou rede privada, por meio de bolsa integral, independente da renda per capita familiar. Já nas Instituições Federais de Ensino (IFEs), são reservadas 50% das vagas para aqueles que sejam oriundos da rede pública de ensino ou da rede privada, como bolsista integral, de famílias com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita.

Os cursos ofertados pelo Sisutec são totalmente gratuitos, inclusive os ofertados por instituições de ensino particulares.Os mesmos são oferecidos por institutos federais, instituições de educação profissional e tecnológica públicas, instituições do Sistema S, fundações públicas de educação profissional e tecnológica e instituições privadas habilitadas pelo MEC.

A primeira chamada do Sistema está prevista de ser liberada em 07 de julho e as matrículas poderão ser feitas de 08 a 10 do mesmo mês. A segunda lista sairá em 14 de julho, com registro acadêmico de 15 a 17 seguintes. Caso existam vagas remanescentes, as inscrições online poderão ser feitas de 20 de julho a 02 de agosto. As aulas devem começar no período de 03 a 31 de agosto.

Sisutec

O sistema foi criado em 2013 e tem o objetivo de selecionar para cursos técnicos estudantes que já concluíram o ensino médio. No caso do Sisutec 2015/2, o critério de seleção será o desempenho na edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).O MEC já alterou o cronograma desta edição três vezes.

Veja mais detalhes sobre o Sisutec

Em 2014, o Sisutec ofereceu 291.338  vagas em instituições da rede pública, privada e do Sistema S. Ao todo, 527.730 candidatos se inscreveram, resultando em 1.016.211 inscrições. Outros detalhes podem ser obtidos por meio do e-mail sisutec@mec.gov.br ou através do telefone 0800-616161.

VEJA TAMBÉM

1 2