Home Notícias Edital do Fies 2018/2 é publicado

Edital do Fies 2018/2 é publicado

De acordo com o documento, as inscrições terão início já na segunda-feira, 16 de julho

Publicado por Érica Caetano em 10 de Julho de 2018 às 07:55 em Notícias

Compartilhe

Foi publicado na manhã no Diário Oficial da União (D.O.U.) desta terça-feira, 10 de julho, o edital da 2a edição de 2018 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Confira:

Edital Fies 2018/2

De acordo com o documento, as inscrições terão início já na segunda-feira, 16 de julho. Os interessados em participar poderão se inscrever até às 23h59 do dia 22 do mesmo mês, exclusivamente pela internet, por meio do SisFiesDurante o mesmo prazo também serão recebidas as inscrições do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).

Saiba como se inscrever no Fies!

Para se inscrever é necessário ter realizado as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, sem ter zerado a redação e ter obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos.

Além disso, também é preciso cumprir o requisito de renda de uma das duas modalidades do Novo Fies. Na primeira modalidade (Fies), é exigido renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa. Na segunda (P-Fies), a renda familiar mensal exigida é de até cinco salários mínimos por pessoa.

O Novo Fies foi sancionado em dezembro de 2017 e esta será a sua segunda edição que, dentro das categorias do novo modelo, estudantes de baixa renda poderão concorrer às vagas com juros zero. 

Veja as diferenças do Antigo Fies x Novo Fies 

Os participantes possuem duas opções de financiamento, os quais são separados por requisitos.

Algumas novidades relacionadas ao Fies 1 (público) já haviam sido divulgadas anteriormente, como o financiamento com juros zero. Para 2018, essa modalidade oferece 100 mil vagas. Desse total, 30 mil já estão preenchidas e 16 mil estão em fase de assinatura de contrato.Veja abaixo as principais mudanças do Fies público:

Valor mínimo: Agora, os estudantes deverão financiar, no mínimo, 50% do curso. Antes não havia valor mínimo. No 1º semestre, de acordo com o MEC, cerca de 25% dos beneficiados do Fies tiveram o financiamento aprovado em menos de 50% da mensalidade. Em alguns casos, o financiamento aprovado era de menos de 10%. 

Menor mensalidade: Outra novidade do Fies 2018/2 é que, agora, as instituições de ensino serão obrigadas a cobrar do aluno a menor mensalidade do curso. Antes, algumas instituições cobravam uma mensalidade maior do estudante beneficiado pelo Fies. 

Limite máximo: Ainda segundo o MEC, o limite máximo de financiamento semestral subiu de 30 mil para 42 mil. Essa medida vai beneficiar principalmente estudantes de Medicina, cujas mensalidades chegam a R$ 9 mil em algumas faculdades.

A estimativa é que cerca de 150 mil novas vagas sejam oferecidas no total, já que espera-se que 310 mil novos contratos sejam fechados em 2018.

Opções na inscrição

Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar a sua opção de grupo de preferência, constituído de subárea de conhecimento combinada com conceito atribuído pelo Sinaes aos cursos de determinada microrregião que compõem a subárea referida, bem como efetuar o seu cancelamento.

Também é possível alterar a sua opção de curso, turno e instituição. O candidato deverá indicar até três opções de curso. A classificação será realizada com base na última alteração efetuada e confirmada.

Resultado

O resultado da pré-seleção será divulgado no dia 27 de julho, para ambas as modalidades, com confirmação de dados até o dia 31 seguinte. 

Contudo, na modalidade de financiamento do Fies, os resultados serão constituídos de chamada única e de lista de espera, que será recebida de 1o a 24 de agosto. Já na modalidade de financiamento do P-Fies, os resultados serão constituídos apenas de chamada única.

Aqueles que estejam na lista de espera na modalidade do Fies deverão acompanhar o resultado de eventual pré-seleção por meio do FiesSeleção, observados as regras, procedimentos e prazos previstos no Edital.

Os candidatos pré-selecionados na lista de espera na modalidade do Fies, deverão acessar o FiesSeleção e complementar sua inscrição para contratação do financiamento no referido sistema, no período de três dias, contados do dia subsequente ao da pré-seleção.

É de exclusiva responsabilidade do candidato participante da lista de espera do processo seletivo na modalidade do Fies observar os prazos e demais procedimentos em caso de pré-seleção.

Ainda não foi divulgada a quantidade de vagas ofertadas. Mais informações poderão ser obtidas neste site ou no Edital do Fies.

VEJA TAMBÉM

1 2
  • UFMG divulga resultado do Vestibular 2018 EaD

    Está disponível o resultado do Vestibular 2018 EaD da UFMG. Informações sobre as matrículas estão previstas de serem liberadas a partir de amanhã, 17 de julho. Foram oferecidas 280 vagas, sendo metade para professores da rede pública de ensino. Também tiveram oportunidades reservadas para cotistas

  • 2ª chamada do ProUni 2018/2 é liberada

    Já está disponível a 2ª chamada do ProUni 2018/2. Até o dia 23 de julho, pré-convocados deverão comparecer às instituições de ensino em que foram aprovados para a comprovação das informações prestadas. Estudantes inscritos que não foram pré-selecionados ainda poderão participar da lista de espera.

  • Em São Paulo, Unitau prorroga inscrições do Vestibular de Inverno 2018 até amanhã (17)

    Foi prorrogada até amanhã, 17 de julho, o período de inscrições para o Vestibular de Inverno 2018 da Universidade de Taubaté (Unitau), em São Paulo. Provas agora acontecem no dia 22 seguinte.