Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Edital do Fies 2018/2 é publicado

Edital do Fies 2018/2 é publicado

De acordo com o documento, as inscrições terão início já na segunda-feira, 16 de julho

Publicado por Érica Caetano
10/07/2018 07h55 , atualizado em 10/07/2018 08h33

Foi publicado na manhã no Diário Oficial da União (D.O.U.) desta terça-feira, 10 de julho, o edital da 2a edição de 2018 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Confira:

Edital Fies 2018/2

De acordo com o documento, as inscrições terão início já na segunda-feira, 16 de julho. Os interessados em participar poderão se inscrever até às 23h59 do dia 22 do mesmo mês, exclusivamente pela internet, por meio do SisFiesDurante o mesmo prazo também serão recebidas as inscrições do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).

Saiba como se inscrever no Fies!

Para se inscrever é necessário ter realizado as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, sem ter zerado a redação e ter obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos.

Além disso, também é preciso cumprir o requisito de renda de uma das duas modalidades do Novo Fies. Na primeira modalidade (Fies), é exigido renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa. Na segunda (P-Fies), a renda familiar mensal exigida é de até cinco salários mínimos por pessoa.

O Novo Fies foi sancionado em dezembro de 2017 e esta será a sua segunda edição que, dentro das categorias do novo modelo, estudantes de baixa renda poderão concorrer às vagas com juros zero. 

Veja as diferenças do Antigo Fies x Novo Fies 

Os participantes possuem duas opções de financiamento, os quais são separados por requisitos.

Algumas novidades relacionadas ao Fies 1 (público) já haviam sido divulgadas anteriormente, como o financiamento com juros zero. Para 2018, essa modalidade oferece 100 mil vagas. Desse total, 30 mil já estão preenchidas e 16 mil estão em fase de assinatura de contrato.Veja abaixo as principais mudanças do Fies público:

Valor mínimo: Agora, os estudantes deverão financiar, no mínimo, 50% do curso. Antes não havia valor mínimo. No 1º semestre, de acordo com o MEC, cerca de 25% dos beneficiados do Fies tiveram o financiamento aprovado em menos de 50% da mensalidade. Em alguns casos, o financiamento aprovado era de menos de 10%. 

Menor mensalidade: Outra novidade do Fies 2018/2 é que, agora, as instituições de ensino serão obrigadas a cobrar do aluno a menor mensalidade do curso. Antes, algumas instituições cobravam uma mensalidade maior do estudante beneficiado pelo Fies. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Limite máximo: Ainda segundo o MEC, o limite máximo de financiamento semestral subiu de 30 mil para 42 mil. Essa medida vai beneficiar principalmente estudantes de Medicina, cujas mensalidades chegam a R$ 9 mil em algumas faculdades.

A estimativa é que cerca de 150 mil novas vagas sejam oferecidas no total, já que espera-se que 310 mil novos contratos sejam fechados em 2018.

Opções na inscrição

Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar a sua opção de grupo de preferência, constituído de subárea de conhecimento combinada com conceito atribuído pelo Sinaes aos cursos de determinada microrregião que compõem a subárea referida, bem como efetuar o seu cancelamento.

Também é possível alterar a sua opção de curso, turno e instituição. O candidato deverá indicar até três opções de curso. A classificação será realizada com base na última alteração efetuada e confirmada.

Resultado

O resultado da pré-seleção será divulgado no dia 27 de julho, para ambas as modalidades, com confirmação de dados até o dia 31 seguinte. 

Contudo, na modalidade de financiamento do Fies, os resultados serão constituídos de chamada única e de lista de espera, que será recebida de 1o a 24 de agosto. Já na modalidade de financiamento do P-Fies, os resultados serão constituídos apenas de chamada única.

Aqueles que estejam na lista de espera na modalidade do Fies deverão acompanhar o resultado de eventual pré-seleção por meio do FiesSeleção, observados as regras, procedimentos e prazos previstos no Edital.

Os candidatos pré-selecionados na lista de espera na modalidade do Fies, deverão acessar o FiesSeleção e complementar sua inscrição para contratação do financiamento no referido sistema, no período de três dias, contados do dia subsequente ao da pré-seleção.

É de exclusiva responsabilidade do candidato participante da lista de espera do processo seletivo na modalidade do Fies observar os prazos e demais procedimentos em caso de pré-seleção.

Ainda não foi divulgada a quantidade de vagas ofertadas. Mais informações poderão ser obtidas neste site ou no Edital do Fies.

Veja também

Enem 2024: isenção encerra nesta sexta (26)
Saiba como solicitar e quem pode pedir a isenção no Enem 2024
Vestibular de inverno 2024 da UDESC abre as inscrições
São mais de mil vagas distribuídas entre 37 cursos da Universidade
Dia Mundial do Livro 2024: especialistas em educação revelam que sociedade leitora é formada na infância
Consequência de incentivar a leitura na infância é formar uma sociedade de adultos que consomem diferentes tipos de texto
Cederj recebe pedidos de isenção do Vestibular 2024/2
Também está aberto prazo de pré-inscrição pelo sistema de cotas e ações afirmativas
UEMA abre pedidos de isenção de taxa do PAES 2025
Podem participar estudantes que cursaram os últimos cinco anos na rede pública e candidatos com renda familiar de até dois salários mínimos
Dia da Terra: você sabe o quão importante é a Amazônia para o planeta?
Veja a nossa conversa com um ecologista que trabalha na Amazônia sobre a importância deste bioma para a vida na terra
Falta uma semana: inscrição para Encceja começa em 29 de abril
Ao fazer exame, participantes podem receber a certificação de conclusão dos Ensinos Fundamental e Médio
Dia de Tiradentes e Inconfidência Mineira: veja questões de vestibulares e Enem sobre temas da História do Brasil
Personagem da História do Brasil e seus desdobramentos podem ser cobrados em provas de História do Brasil
Aniversário de Brasília: capital do Brasil completa 64 anos
Descubra mais da cultura e da história de uma das capitais mais jovens do mundo com Hamilton de Holanda, músico proeminente da cidade
Dia do diplomata: como é a graduação em Relações Internacionais?
Conversamos com professores referência na área de Relações Internacionais, veja o que descobrimos sobre o curso.
Dia do diplomata: como se tornar uma diplomata?
Conheça a história de Patrícia e João Pedro, jovens da Rondônia e de Niterói que conquistaram seus espaços na política internacional
Filme Guerra Civil com Wagner Moura. Veja temas para estudar que aparecem no longa-metragem
História dos Estados Unidos, invasão ao Capitólio e eleições presidenciais do país são assuntos para estudar