Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Edital do Enem 2020 é divulgado

Edital do Enem 2020 é divulgado

Solicitações de isenção de taxa terão início no dia 06 de abril.

Publicado por Érica Caetano
31/03/2020 08h15 , atualizado em 09/04/2020 10h52

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou nesta terça-feira, 31 de março, a publicação dos editais de inscrição e de isenção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. 

Aqueles que queiram participar da edição de 2020 do Exame deverão se inscrever no prazo de 11 a 22 de maio. A taxa continua a mesma do ano passado, no valor de R$ 85, que deverá ser paga até 28 de maio.

Acesse aqui o Edital do Enem 2020

Edital do Enem Digital 2020

Isenção

O prazo para isenção já começa no próximo dia 06 de abril e segue até o dia 17 seguinte, para as pessoas que se enquadrarem em um dos três perfis abaixo.

- Estar cursando a última série do Ensino Médio, em 2020, em escola da rede pública;
- Ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, além de ter renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio;
- Ser membro de família baixa renda e inscrito no CadÚnico, informando o Número de Identificação Social (NIS), único e válido, além de ter renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Os requerimentos e as justificativas de ausência na edição anterior devem ser feitas pela internet, durante o mesmo prazo dos pedidos de isenção, ou seja, de 06 a 17 de abril, na Página do Participante, com acesso pelo computador ou celular.

O resultado dos pedidos de isenção Enem 2020 sairá no dia 24 de abril. Aqueles que não forem beneficiados com a isenção ou não teve a justificativa de ausência validada poderão interpor recurso no prazo de 27 de abril até 1º de maio. As respostas do Inep serão divulgadas no dia 07 de maio.

Inscrições

As inscrições do Enem 2020 serão recebidas de 11 a 22 de maio, através da Página do Participante ou pelo aplicativo oficial do Enem. 

Os que tiverem o pedido de isenção aceito deverão se inscrever no mesmo prazo dos demais estudantes. O benefício da isenção será confirmado ao fim do processo de inscrição, de forma automática. Os que não obtiverem o benefício, precisam efetuar o pagamento da taxa para ter a inscrição efetivada no sistema.

Nome Social

Os candidatos que desejarem fazer a solicitação pelo nome social nas provas do Enem 2020 deverá fazer o pedido de 25 a 29 de maio. O resultado está previsto para 05 de junho. Os que não tiverem seus pedidos atendidos poderão entrar com recursos entre os dias e 12 seguintes. A resposta destes está prevista de ser divulgada em 18 de junho.

Novidades

Pela primeira vez, os participantes terão que escolher pela realização do Enem 2020 de forma presencial - tradicional - ou digital. O Inep ofertará até 100 mil vagas para quem quiser participar da versão digital das provas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O aumento da oferta do Enem Digital ocorrerá de forma gradativa. A previsão é que a consolidação deste modelo seja feita até o ano de 2026. A estrutura do Exame será igual à da versão impressa. Contudo, neste primeiro ano, por se tratar de uma fase teste, não estará disponível a opção "treineiros".

Além do Enem Digital, este ano será obrigatória a inclusão de foto atual do participante no sistema de inscrição, que deverá ser utilizada para procedimento de identificação no momento da prova. 

Provas

Em relação as provas, o Inep informou que a estrutura continuará a mesma, com dois domingos de aplicação: 1º e 08 de novembro. Já a versão digital do Exame ocorrerá antes, no mês de outubro, nos dias 11 e 18.

Apesar das datas e formatos diferentes, as provas terão o mesmo conteúdo.

No dia das provas tradicionais do Enem 2020, os portões de locais de prova do Enem serão abertos às 12h e fechados pontualmente às 13h. As provas terão início às 13h30 e serão encerradas às 19h, no primeiro domingo. No domingo seguinte, elas vão até às 18h30.

Os candidatos poderão entrar nos locais de prova até às 13h e, a partir de tal momento, ficarão nas salas de aula para os procedimentos de segurança e aguardarão o início das provas às 13h30. 

Em seu primeiro dia, o Enem terá provas constituídas de 45 questões objetivas de Ciências Humanas, 45 sobre Linguagens e Códigos e uma Redação, com duração total de 5h30.

No domingo seguinte, os participantes darão sequência ao exame e responderão 45 perguntas de Ciências da Natureza e 45 sobre Matemática, tudo isso em 5h. 

Gabarito do Enem 2020

O gabarito oficial do Enem 2020 será publicado até o terceiro dia útil após a realização das últimas provas.O Inep não aceitará recursos contra a resolução das questões. 

O resultado do Enem 2020 está previsto para janeiro de 2021 e a pontuação dos treineiros é provávvel que saia em março junto com a divulgação do espelho da redação.

Datas Enem 2020

  • Isenção: 06 a 17 de abril
  • Requerimentos e as justificativas de ausência na edição anterior: 06 a 17 de abril
  • Resultado isenção: 24 de abril
  • Inscrições: 11 a 22 de maio
  • Nome social: 25 a 29 de maio
  • Provas - Enem Digital: 11 e 18 de outubro
  • Provas - Enem Impresso: 1º e 08 de novembro
  • Resultado: janeiro de 2021

Mais informações estão disponíveis no Edital do Enem 2020 e nesta página do Enem do Super Vestibular.

Veja também

Enem 2024: pedidos de isenção encerram hoje (26)
Resultado preliminar dos pedidos deve sair no dia 13 de maio. Já o final no dia 24 do mesmo mês.
Olimpíada de História encerra inscrição amanhã (26)
Tenha mais informações sobre a inscrição, premiação e funcionamento da Olimpíada de História da Unicamp
Paraná: UEPG solta datas dos Vestibulares 2025
Universidade conta com vestibular tradicional e vestibular seriado
Isenção do Enem 2024: Inep encerra amanhã (26) prazo para solicitar benefício
Também termina amanhã período para justificar ausência no Enem 2023 e, com isso, tentar gratuidade
Dia do Profissional da Contabilidade: entenda a diferença entre contabilista e contador
Data comemorativa foi criada em 1926 pelo então senador pelo RN João de Lyra Tavares
Local de prova do CNU, o Enem dos Concursos, é publicado
Mais de 2,1 milhões de candidatos farão provas no próximo domingo, 5 de maio, em 220 cidades do Brasil
Fatec libera resultado do pedido de isenção na inscrição para o Vestibular 2024/2
Também está aberta a inscrição para quem foi beneficiado com isenção no Vestibular 2024/2 da Fatec
Dia da Libras: aprenda sobre a origem e o alfabeto da Língua Brasileira de Sinais
A Libras é utilizada por milhões de pessoas, no Brasil, para se comunicarem no seu dia a dia, aprenda mais um pouco sobre esta língua brasileira
ITA abre isenções do Vestibular 2025
Concurso de admissão terá duas fases, com provas em outubro e novembro
Pré-Enem da UEMS 2024 gratuito recebe inscrição para novas turmas
As 200 vagas estão distribuídas nas cidades de Campo Grande, Dourados e Nova Andradina
UFVJM, em Minas Gerais, abre isenção da taxa de inscrição do SASI 2024
Candidatos do vestibular seriado podem tentar isenção total ou parcial
Dia Mundial do Livro: conheça autores homenageados na data comemorativa
Homenageados morreram neste mesmo dia em 1616. Escritores nasceram na Inglaterra, Espanha e Peru.