Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Cotas para deficientes em vestibulares são vetadas pelo Governo Federal

Cotas para deficientes em vestibulares são vetadas pelo Governo Federal

A Lei nº 13.146 foi sancionada pela presidente na manhã desta segunda-feira, 06 de julho.

Publicado por Érica Caetano
07/07/2015 12h12 , atualizado em 08/07/2015 10h54

Foi sancionada na manhã de ontem, 06 de julho, pela Presidente da República, Dilma Rousseff, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146), que assegura os direitos aos portadores de necessidades especiais. O documento, já havia sido aprovado pelo Senado em junho deste ano.

No entanto, há o veto do artigo 29, referente a reserva de cotas para portadores de necessidades especiais nos vestibulares. O documento trata da questão de igualdade e não discriminação, estabelecendo que toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação e, com isso, não está obrigada a usufruir de benefícios decorrentes de ação afirmativa. 

Veja aqui a publicação!

Com isso, as instituições de educação profissional e tecnológica, de educação, ciência e tecnologia além das instituições de ensino superior públicas federais e privadas, não são obrigadas a reservar em cada processo seletivo para ingresso em seus respectivos cursos de graduação o mínimo de 10% de suas vagas em cursos e turnos para estudantes que possuam algum tipo de deficiência. 

Mas ainda continua sendo necessário que as instituições de ensino superior e de educação profissional e tecnológica, tanto pública quanto privadas, adotem em seus certames de ingresso as medidas necessárias para os portadores de necessidades especiais, como atendimento preferencial, formulário de inscrição com campo específico para que a pessoa com deficiência possa informar os recursos que necessita, provas no formato acessível de cada candidato e suas respectivas necessidades, dentre entre outros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Decreto 3.298, de 20 de dezembro de 1999, estabelece que as instituições de ensino superior devem oferecer adaptações de seus testes e os apoios necessários para a realização das provas para os portadores de necessidades, contando inclusive com tempo adicional para os exames, baseado nas características da deficiência, e desde que as solicitações tenham sido previamente feitas pelo candidato.

Conforme a lei, é classificada como pessoa com deficiência aquele que possua impedimentos de longo prazo seja de natureza física, mental, intelectual ou sensorial que possam obstruir a sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Veja também

Provas do Vestibular 2020/1 da UniRV acontecem hoje
As provas do processo seletivo serão aplicadas às 14h, nas cidades de Rio Verde e Caiapônia. É recomendável chegar com antecedência e estar munido do documento oficial de identidade com foto.

Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo realiza Vestibular 2020
Processo seletivo oferece mais de 400 vagas para a carreira. Previsão é que resultado saia no dia 19 de dezembro.

FAMEMA realiza provas do Vestibular 2020/1
Os candidatos devem chegar com antecedência de, no mínimo, uma hora aos seus locais de prova a fim de evitarem contratempos.

É hoje o Vestibular 2020/1 do IFRS
É recomendado aos candidatos chegarem com antecedência de no mínimo 30 minutos. O exame de seleção ocorrerá a partir das 14h.

Paraná: mais de 13 mil estudantes participam do Vestibular de Verão 2019 da UEM
Processo seletivo oferece mais de 1,5 mil vagas. Medicina é o curso mais procurado, com 209,8 candidatos por oportunidade.

Fatecs (SP) aplicam provas do Vestibular 2020/1
As provas serão aplicadas às 13h e os portões serão fechados às 13h. O candidato deverá chegar com uma hora de antecedência.

Provas do Passe 2019 da UFMS são realizadas amanhã (08)
A seleção do Passe ocorrerá das 08h às 12h30. É recomendável chegar ao local de prova com antecedência de 30 minutos.

Unitau (SP) realiza 2ª fase do Vestibular de Verão 2020 de Medicina
Carreira oferece 60 vagas, é integral e dura 12 semestres. As aulas são ministradas em Taubaté.

2ª fase do Vestibular 2020 de Economia da FGV acontece neste domingo
Os inscritos devem chegar com antecedência e, além do cartão de inscrição, será preciso levar documento de identidade, lápis, caneta esferográfica (azul ou preta) e borracha.

Senac (SP) aplica provas do Vestibular 2020/1 na manhã deste domingo (08)
As provas serão aplicadas em fase única, das 10h às 14h. Os candidatos devem chegar com antecedência de, no mínimo, 30 minutos a fim de evitar imprevistos.

USCS aplica provas do Vestibular 2020
Seleção oferece vagas em 40 cursos de graduação, os quais são ministrados em São Caetano do Sul e em São Paulo capital

Provas do Vestibular 2020/1 da FPS ocorrem amanhã (08)
O candidato deverá chegar ao local de aplicação das provas com uma hora de antecedência, munido de documento oficial de identificação com foto e do cartão de inscrição impresso.