Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Cotas para deficientes em vestibulares são vetadas pelo Governo Federal

Cotas para deficientes em vestibulares são vetadas pelo Governo Federal

A Lei nº 13.146 foi sancionada pela presidente na manhã desta segunda-feira, 06 de julho.

Publicado por Érica Caetano
07/07/2015 12h12 , atualizado em 08/07/2015 10h54

Foi sancionada na manhã de ontem, 06 de julho, pela Presidente da República, Dilma Rousseff, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146), que assegura os direitos aos portadores de necessidades especiais. O documento, já havia sido aprovado pelo Senado em junho deste ano.

No entanto, há o veto do artigo 29, referente a reserva de cotas para portadores de necessidades especiais nos vestibulares. O documento trata da questão de igualdade e não discriminação, estabelecendo que toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação e, com isso, não está obrigada a usufruir de benefícios decorrentes de ação afirmativa. 

Veja aqui a publicação!

Com isso, as instituições de educação profissional e tecnológica, de educação, ciência e tecnologia além das instituições de ensino superior públicas federais e privadas, não são obrigadas a reservar em cada processo seletivo para ingresso em seus respectivos cursos de graduação o mínimo de 10% de suas vagas em cursos e turnos para estudantes que possuam algum tipo de deficiência. 

Mas ainda continua sendo necessário que as instituições de ensino superior e de educação profissional e tecnológica, tanto pública quanto privadas, adotem em seus certames de ingresso as medidas necessárias para os portadores de necessidades especiais, como atendimento preferencial, formulário de inscrição com campo específico para que a pessoa com deficiência possa informar os recursos que necessita, provas no formato acessível de cada candidato e suas respectivas necessidades, dentre entre outros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Decreto 3.298, de 20 de dezembro de 1999, estabelece que as instituições de ensino superior devem oferecer adaptações de seus testes e os apoios necessários para a realização das provas para os portadores de necessidades, contando inclusive com tempo adicional para os exames, baseado nas características da deficiência, e desde que as solicitações tenham sido previamente feitas pelo candidato.

Conforme a lei, é classificada como pessoa com deficiência aquele que possua impedimentos de longo prazo seja de natureza física, mental, intelectual ou sensorial que possam obstruir a sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Veja também

UFLA (MG) divulga resultado da 3ª etapa do PAS 2019
Os candidatos da 3ª etapa do PAS da UFLA foram avaliados por meio das notas do Enem 2019, cujas provas foram aplicadas nos dias 03 e 10 de novembro. 

UFMS libera notas da 1ª e 2ª etapas do Passe 2019
Instituição também divulgou as informações sobre matrícula dos aprovados no Passe e Vestibular 2020.

IFRO solta classificação preliminar do Vestibular 2020
Previsão é que o resultado final seja divulgado na próxima sexta-feira (31). Foram oferecidas quase mil vagas.

Resultados de vestibulares são adiados após suspensão do SiSU 2020/1
Entre as instituições estão as federais de São Paulo (Unifesp) e do Pará (UFPA). UFSC suspendeu cronograma de matrículas do SiSU.

UFRR disponibiliza classificação preliminar do Vestibular 2020
Aqueles que queiram apresentar recursos contra a classificação preliminar deverão fazer isso ainda hoje (27). O resultado dos recursos será disponibilizado no dia 28 seguinte .

Unespar divulga 2ª chamada do Vestibular 2020
De acordo com o edital de matrículas, os selecionados deverão se matricular no dia 29 de janeiro. Uma nova chamada é esperada para o dia 31 deste mesmo mês. 

Pré-vestibular gratuito em Brasília está com inscrições abertas para turmas de 2020
Podem participar do preparatório, que tem foco nas provas do Enem, candidatos que estão matriculados no último ano do ensino médio em escola pública ou que já concluíram essa etapa também na rede pública.

Famerp solta resultado do Vestibular 2020/1
Agora, as matrículas deverão ser feitas das 09h às 15h, no Pavilhão Fleury ou na sala da Secretaria Geral, na sede da Famerp.

Unesp divulga resultado do Vestibular 2020
Selecionados devem fazer matrículas virtuais até esta terça-feira (28)

SiSU 2020/1: Justiça Federal continua mantendo a decisão de suspensão do resultado
Ainda há a possibilidade de o governo recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou ao Supremo Tribunal Federal (STF). 

Inscrições para o SiSU 2020/1 encerram neste domingo (26)
Resultado pode não ser divulgado na terça-feira porque a Justiça de SP determinou a suspensão do SiSU após o encerramento das inscrições.