1. Home
  2. Notícias
  3. Confira regras do Fies 2019

Confira regras do Fies 2019

Financiamento estudantil deve ofertar 100 mil vagas neste ano. Período de inscrições ainda não foi divulgado.

Publicado por Silvia Tancredi em 02 de Janeiro de 2019 às 13:38 em Notícias

Compartilhe


O Ministério da Educação (MEC) já informou as regras do primeiro processo seletivo de 2019 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies). 

A previsão é que sejam oferecidas 100 mil vagas em 2019. O candidato pode escolher até três opções de cursos, indicando ordem de preferência.

Para participar de qualquer um dos programas, é necessário que o estudante tenha feito alguma edição do Enem a partir de 2010 e tenha obtido média acima de 450 pontos sem zerar a redação. 

Veja como o Enem é usado no Fies

Confira abaixo as diferenças dos financiamentos:

Fies

  • Estudantes devem comprovar renda per capita de até 3 salários mínimos, ou seja, R$ 2.994
  • Financiamento não tem juros

P-Fies

  • Candidatos com renda de até 5 salários mínimos, ou seja, R$ 4.990
  • Condições de financiamento são estabelecidas de acordo com o agente financeiro

Os financiamentos serão concedidos prioritariamente para esses candidatos, nessa ordem:

I - candidatos que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
II - candidatos que não tenham concluído o ensino superior, já tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado;
III - candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil; e
IV - candidatos que já tenham concluído o ensino superior e tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado.

O prazo de inscrições do Fies e P-Fies ainda não foi informado, mas, segundo o Edital, somente haverá uma chamada regular. Poderá ser feita lista de espera apenas para o Fies. 

Saiba como se inscrever no Fies 

Para mais informações, acesse o Edital do Fies 2019

VEJA TAMBÉM

1 2
  • UESB realiza provas do Vestibular 2019

    A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) dá início neste domingo, 20 de janeiro, as provas do seu Vestibular 2019. Elas continuam sendo aplicadas amanhã, dia 21, das 08h às 12h, em ambos os dias.

  • UFAM publica cronograma de matrículas do PSC 2019

    A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) liberou nesta sexta-feira, 18 de janeiro, as datas das matrículas dos aprovados na terceira etapa do Processo Seletivo Contínuo (PSC) 2019.

  • Confira resultado do Vestibular 2019 da UEL

    A Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná, divulgou no início da tarde de hoje, 18 de janeiro, a lista de aprovados no Vestibular 2019.

  • Provas do Vestibular 2019 da UEMG são aplicadas neste domingo

    A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) realiza neste domingo, 20 de janeiro, as provas do seu Vestibular 2019. O acesso aos locais de prova já está disponível. As provas acontecem das 14h às 18h30. Portões serão fechados às 13h30.

  • Listão de aprovados do Vestibular 2019 da UFRGS é publicado

    A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) publicou o resultado final do Vestibular 2019 nesta segunda-feira. A matrícula terá etapa online e presencial. Os convocados nesta chamada terão que enviar a documentação (conforme o Manual do Candidato) pelo Portal do Candidato.

  • Enem 2018: espelho da redação será disponibilizado em março

    O Ministério da Educação (MEC) liberou nesta sexta-feira, as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Os interessados podem acessá-las na página do participante. A data de divulgação das notas dos treineiros e o espelho da redação também foi disponibilizada.