Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Confira o gabarito oficial do Enem 2016

Confira o gabarito oficial do Enem 2016

Resultado está previsto para sair no dia 19 de janeiro de 2017

Publicado por Silvia Tancredi
09/11/2016 10h15 , atualizado em 09/11/2016 10h44

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quarta-feira, 9 de novembro, os gabaritos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. As provas foram aplicadas no último sábado e domingo, 5 e 6.

Acesse o gabarito oficial do Enem 2016

O acesso ao gabarito não permite ao participante calcular a nota do Enem. A correção do Enem usa a metodologia de Teoria de Resposta ao Item (TRI), que atribui valor a cada questão conforme o índice de acertos.

Na TRI, as questões são divididas entre fácil, médio e difícil, de acordo com a quantidade de acertos, ou seja, quanto mais participantes acertam uma questão, menos ela vale.

Provas

No primeiro dia do Enem 2016, os inscritos responderam 90 questões objetivas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. No dia seguinte foi a vez de mais 90 itens de Matemática e Linguagens e Códigos e uma redação, cujo tema foi "Caminhos para Combater a Intolerância Religiosa no Brasil".

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo dados do Inep, 30% dos candidatos não compareceram no Enem 2016 e 768 foram eliminados nos dois dias, por diversos motivos. 

Novo Enem 

Por causa da ocupação de 404 escolas em todo o Brasil, que seriam usadas como locais de prova do Enem no último fim de semana, mais de  269 mil estudantes deverão realizar o exame nos dias 3 e 4 de dezembro. Os novos locais de prova serão divulgados na próxima semana.

Resultado

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a previsão é que o resultado dos dois Enem seja liberado no dia 19 de janeiro de 2017 para não prejudicar o acesso às vagas oferecidas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e pelo Programa de Seleção Unificada (SiSU). 

O Enem também é critério para participação no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e pode ser usado para obter a certificação do ensino médio.

Veja também

Cederj está com inscrições abertas para o Vestibular 2020/2
Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 69 e poderá ser paga até o dia 15 seguinte.  

UERJ suspende calendário do 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2021
A UERJ comunicou ainda que um novo calendário será divulgado e, por isso, as datas anunciadas anteriormente deverão ser desconsideradas.

Edital do Enem 2020 é divulgado
Solicitações de isenção de taxa terão início no dia 06 de abril.

UECE terá novo prazo de inscrição do Vestibular 2020/2
Também será divulgado um novo cronograma de provas, já que o calendário atual foi suspenso devido da pandemia da covid-19.

Uesb suspende chamadas do Vestibular e do SiSU 2020 devido a pandemia do coronavírus
Um novo cronograma será definido pela Uesb posteriormente. A Universidade é mais uma dentre tantas outras que decidiu suspender as atividades por conta do isolamento social

UEPG encerra primeiro prazo de inscrições do PSS 2020 hoje (30)
Quem não fizer o cadastro até esta segunda-feira, poderá fazê-lo entre os dias 1º e 30 de agosto. 

Coronavírus: veja como estudar em casa durante o isolamento devido ao Covid-19
O Super Vestibular reuniu dicas de como aproveitar o tempo em casa se dedicando aos estudos, mesmo sem estar indo a escola.

Prazo para se inscrever no Vestibular 2020/2 da UECE encerra hoje (27)
Devido a paralisação das atividades por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19), algumas atividades presenciais referentes ao Vestibular foram suspensas.

Udesc suspende cronograma do Vestibular de Inverno 2020 devido a pandemia do Coronavírus
A Universidade também adiou o prazo de isenção para doadores de sangue e medula, que seria finalizado nesta sexta-feira, dia 27.

Vestibular de Inverno 2020 da UEPG será adiado
Novas datas serão estabelecidas depois que as atividades retornarem. Coronavírus é o motivo do adiamento.

UFPR divulga livros e programa para as provas do Vestibular 2020/2021
Lima Barreto e Guimarães Rosa estão entre os autores exigidos. Relação não contém obras escritas por mulheres.

Medicina: Humanitas (SP) abre inscrições para o Vestibular 2020/2
Processo seletivo oferece 60 vagas para o curso de Medicina em São José dos Campos. Provas serão em junho.