Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Concorrência Unicamp 2020: aumenta o percentual de inscritos oriundos de escolas públicas

Concorrência Unicamp 2020: aumenta o percentual de inscritos oriundos de escolas públicas

Números foram apresentados junto com a concorrência do Vestibular 2020

Publicado por Érica Caetano
19/09/2019 11h39 , atualizado em 19/09/2019 11h47
Crédito: divulgação Unicamp
Crédito: divulgação Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou ontem, 19 de setembro, a concorrência do seu Vestibular 2020. De acordo com os números disponibilizados pela instituição, participarão do Vestibular 72.859 estudantes, os quais concorrerão a 2.570 vagas distribuídas entre 69 cursos de graduação. Na edição do ano passo do Vestibular, a Unicamp havia registrado um total de 76.312 inscritos.

Também foi divulgado o crescimento do percentual de estudantes egressos de escolas públicas. O montante passou de 30,9% para 32,2% este ano, o que dá 23.464 candidatos. 

O vestibular é responsável por 80% das vagas de ingresso na graduação da Unicamp. O preenchimento dos outros 20% é feito por meio da modalidade Enem-Unicamp, cujas inscrições começam dia 21 de outubro.

Concorrência

O curso mais buscado é o de Medicina, com 325 concorrentes por posto. Em seguida, está a graduação de Arquitetura e Urbanismo, com 87 candidatos por vaga. Em terceiro lugar ficou Ciências Biológicas integral, com 60 concorrentes por posto.

Veja aqui a relação da concorrência completa!

Essa é a segunda vez que a Unicamp adota o uso de cotas para pretos e pardos em seu vestibular. O percentual de candidatos autodeclarados pretos e pardos no Vestibular 2020 é de 21,3%. No ano anterior foi de 21,8%. O número de estudantes que fizeram a opção pelas cotas étnico-raciais foi de 11% do total de inscritos, contra 12% na edição passada. 

Imagem reprodução Unicamp

Os índices de 25% a 37,2% de cotas para pretos e pardos são obtidos com os 15% do Vestibular  2020 e 10% do Enem/Unicamp 2020.

O Vestibular

O processo seletivo oferece vagas em cursos de graduação ministrados nas cidades de Campinas, Limeira, Paulínea e Piracicaba. Do total de oportunidades, há chances reservadas para candidatos pretos, pardos e indígenas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No dia 25 de outubro será divulgado o cartão com os locais onde será aplicada a primeira fase. As provas estão marcadas para o dia 17 de novembro e terão 90 questões objetivas de conhecimentos gerais. 

O resultado da primeira etapa sairá no dia 09 de dezembro. Os selecionados farão provas nos dias 12 e 13 de janeiro de 2020. Os estudantes deverão responder questões discursivas. 

Interessados nos cursos de Música, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Arquitetura e Urbanismo também deverão passar por testes de habilidades específicas. 

Confira como se preparar para os testes de habilidade

Ainda conforme o calendário do processo seletivo, a lista de aprovados deve ser liberada no dia 10 de fevereiro.

PAAIS

Os candidatos que tenham cursado o ensino fundamental II e/ou o ensino médio integralmente em escola pública podem participar do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), recebendo a bonificação de acordo com as seguintes especificações:

- 40 pontos somados à nota final da primeira fase, de candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas da rede pública

- 20 pontos somados à nota final da primeira fase de candidatos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental II em escolas da rede pública;

- 60 pontos para os candidatos que cursaram ambos os ciclos.

Veja mais detalhes sobre cotas e o PAAIS do Vestibular 2020 da Unicamp aqui!

Outros vestibulares

A Unicamp oferece ainda 639 vagas para candidatos que usarem as notas do Enem, 31 vagas regulares e 65 adicionais para o Vestibular Indígena e 100 vagas regulares e 14 adicionais para Vagas Olímpicas.

Saiba mais sobre o vestibular indígena 2020 da Unicamp

Para mais detalhes, acesse o Edital ou o site da Comvest. 

Veja também

UEM suspende Vestibular de Inverno 2020
A medida foi tomada respeitando as recomendações de isolamento domiciliar da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Secretários da educação pedem adiamento do Enem 2020
UNE e Ubes também acreditam que provas do maior exame educacional devem ser alteradas

Enem Digital: aplicação do novo formato será ampliado para atender as 27 unidades da Federação
A medida está entre as demandas recebidas durante o dia de ontem pelo Inep, e tem como objetivo levar o Enem Digital, para todo o Brasil.

Cederj está com inscrições abertas para o Vestibular 2020/2
Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 69 e poderá ser paga até o dia 15 seguinte.  

UERJ suspende calendário do 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2021
A UERJ comunicou ainda que um novo calendário será divulgado e, por isso, as datas anunciadas anteriormente deverão ser desconsideradas.

Edital do Enem 2020 é divulgado
Solicitações de isenção de taxa terão início no dia 06 de abril.

UECE terá novo prazo de inscrição do Vestibular 2020/2
Também será divulgado um novo cronograma de provas, já que o calendário atual foi suspenso devido da pandemia da covid-19.

Uesb suspende chamadas do Vestibular e do SiSU 2020 devido a pandemia do coronavírus
Um novo cronograma será definido pela Uesb posteriormente. A Universidade é mais uma dentre tantas outras que decidiu suspender as atividades por conta do isolamento social

UEPG encerra primeiro prazo de inscrições do PSS 2020 hoje (30)
Quem não fizer o cadastro até esta segunda-feira, poderá fazê-lo entre os dias 1º e 30 de agosto. 

Coronavírus: veja como estudar em casa durante o isolamento devido ao Covid-19
O Super Vestibular reuniu dicas de como aproveitar o tempo em casa se dedicando aos estudos, mesmo sem estar indo a escola.

Prazo para se inscrever no Vestibular 2020/2 da UECE encerra hoje (27)
Devido a paralisação das atividades por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19), algumas atividades presenciais referentes ao Vestibular foram suspensas.

Udesc suspende cronograma do Vestibular de Inverno 2020 devido a pandemia do Coronavírus
A Universidade também adiou o prazo de isenção para doadores de sangue e medula, que seria finalizado nesta sexta-feira, dia 27.