Home Notícias Inscrições para SiSU 2018 do 2º semestre estão abertas

Inscrições para SiSU 2018 do 2º semestre estão abertas

Ao todo, 68 instituições de ensino público, como universidades federais, estudais e institutos federais, oferecem oportunidades

Publicado por Silvia Tancredi em 12 de Junho de 2018 às 06:00 em Notícias

Compartilhe


Interessados em conquistar uma vaga em uma universidade pública podem se inscrever de hoje (12) até a próxima sexta-feira, 15 de junho, na 2ª edição de 2018 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). 

Inscreva-se SiSU 2018/2

Confira passo a passo para se increver no SiSU 2018/2

Somente podem participar candidatos que fizeram a edição de 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e conseguiram nota acima de zero na redação. Algumas instituições também exigem nota mínima nas provas objetivas.

Vagas 

O SiSU 2018/2 oferece 57.271 vagas em 68 instituições de ensino públicas, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e centros de educação tecnológica. Somente para o curso de Medicina são 1.229 vagas. 

Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro são os estados que oferece mais vagas no SiSU 2018/2. Nesta edição, não há oportunidades para o Amazonas, Mato Grosso e Sergipe.

Inscrição 

O candidato poderá se inscrever no processo seletivo do SiSU em até duas opções de curso. É possível alterar a sua opção até o final das inscrições. 

É preciso também especificar a ordem de preferência, as suas opções de vagas em instituição de educação superior participante, local de oferta, curso, turno e modalidade de concorrência. Veja abaixo:

  • Ampla concorrência
  • Lei nº 12.711 ou Lei de Cotas
  • Políticas de ações afirmativas de acordo com a instituição

Notas de corte

Durante as inscrições, os candidatos poderão acessar as notas de corte para cada instituição participante, local de oferta, curso, turno e modalidade de concorrência.

Saiba como funcionam as notas do corte do SiSU

Desse modo, o estudante poderá saber onde as suas notas do Enem poderão ser aproveitadas. Os cursos que exigem habilidades específicas não são disponibilizados no SiSU. Veja quais outros cursos não são ofertados no SiSU

Resultado

Esta segunda edição de 2018 do SiSU será realizada em uma única chamada e o resultado está previsto para ser divulgado em 18 de junho. Quem for aprovado deverá fazer matrícula de 22 a 28 de junho, na instituição de oferta do curso. 

As instituições participantes deverão lançar a ocupação das vagas no SISU, referente à chamada regular, no período de 22 a 29 de junho.

Lista de espera

Quem não for selecionado na primeira chamada do SiSU 2018/2 poderá manifestar interesse nas vagas disponibilizadas na lista de espera entre os dias 22 de junho e 27 de junho. Somente será possível se inscrever na vaga oferecida no curso que ele escolheu na primeira opção da chamada regular. .

Veja mais detalhes sobre lista de espera do SiSU 

Para mais informações, acesse o Edital.

VEJA TAMBÉM

1 2