Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Chegam ao fim as inscrições do ProUni 2018/1

Chegam ao fim as inscrições do ProUni 2018/1

Elas serão finalizadas às 23h59. Os interessados em participar precisam ter feito as provas do Enem 2017

Publicado por Érica Caetano
09/02/2018 00h01 , atualizado em 25/11/2019 13h35

Serão finalizadas às 23h59 desta sexta-feira, 09 de fevereiro, as inscrições do Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2018/1. Podem participar os candidatos que realizaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. 

Saiba como funciona o ProUni

Consulte as bolsas do ProUni

A consulta das bolsas já está disponível desde 30 de janeiro. A oferta de 242.987 bolsas por quase 3 mil instituições de ensino superior particulares do ProUni 2018 para o primeiro semestre é a maior da história do programa. 

Além de ter feito as provas do Enem 2017, também é preciso ter alcançando a média mínima de 450 pontos em cada uma das provas e nota superior a zero na redação. 

Em seguida, o participante precisa comprovar a renda para concorrer às bolsas. O valor da renda familiar mensal per capita (por pessoa) indica para qual tipo de bolsa o estudante pode concorrer, lembrando que o ProUni conta com oportunidades de 50% e 100%. 

As bolsas de 100% destinam-se a candidatos com renda de até um salário mínimo por pessoa, enquanto as bolsas de 50% para aqueles que possuem renda de até três salários mínimos.

Preenchidos os critérios acima, é preciso estar em uma das situações abaixo:

=> Ter estudado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola particular ou
=> Ser pessoa com deficiência ou
=> Ser professor da rede pública de ensino, em exercício do magistério da educação básica, que seja integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e pretenda concorrer para bolsas somente nos cursos de licenciatura. Nesse caso, o candidato não precisa comprovar renda.

Inscrições

As inscrições no ProUni são totalmente gratuitas e online. O candidato precisa usar o seu número de inscrição no Enem 2017 e a senha mais recente que foi usada para acessar as notas do exame. 

Esqueceu a senha? Veja aqui como recuperá-la

De acordo com o último balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), até às 18h de ontem, dia 08, já haviam se registrado 1.032.680 inscritos, totalizando 1.985.571 inscrições.

E por falar em inscrições, no ato dela, os candidatos poderão escolher até duas opções de curso, turno e instituição em que desejam bolsas, obedecendo sempre a ordem de preferência para ser chamado. Esses dados ficam disponíveis para mudança até o prazo final de inscrições, ou seja, até às 23h59 de hoje.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O ProUni também possui reserva de bolsas para cotistas. As vagas por cotas são para pessoas com deficiência e autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Os cotistas devem atender a todos os critérios de participação citados anteriormente. 

Selecionados

Serão feitas duas chamadas regulares do ProUni 2018/1, assim como já aconteceu nas edições anteriores do programa. A primeira convocação será publicada em 14 de fevereiro, enquanto a segunda é esperada para 02 de março. 

Os candidatos que forem convocados terão que apresentar a documentação comprobatória nas instituições de ensino para poder garantir a bolsa. 

Os selecionados em primeira chamada terão que comprovar as informações de 15 a 23 de fevereiro. Os participantes que forem chamados na segunda lista devem comparecer às faculdades de 02 a 09 de março. 

Vale lembrar que algumas instituições podem exigir um processo de avaliação complementar ao programa. Esses detalhes devem ser conferidos na própria faculdade. 

Lista de Espera

Aqueles que não forem chamados em nenhuma das duas convocações regulares do ProUni poderão participar da Lista de Espera das vagas remanescentes. 

A manifestação de interesse pelas bolsas remanescentes será de 16 a 19 de março, exclusivamente pela Página do Programa. 

A relação dos participantes da lista de espera será divulgada em 20 de março. Os candidatos terão que ir até as faculdades nos dias 21 e 22 seguintes para comprovar as informações. 

Veja quem pode participar da Lista de Espera (apenas para o curso correspondente à primeira opção):

=> Quem não for pré-selecionado nas chamadas regulares.
=> Candidato pré-selecionado na segunda opção de curso, reprovado pela não formação de turma.

Pode participar da lista de espera, exclusivamente para o curso correspondente à segunda opção:

=> Candidato não pré-selecionado nas chamadas regulares, no caso de não ter ocorrido formação de turma na primeira opção de curso.
=> Participante não pré-selecionado nas chamadas regulares por não haver bolsas disponíveis na primeira opção de curso.
=> Pré-selecionado na primeira opção de curso, reprovado pela não formação de turma.

ProUni + Fies

Os candidatos que forem beneficiados com bolsa de 50% podem tentar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para financiar o restante da mensalidade. 

A partir de 2018, o Fies apresenta novas regras e diferentes modalidades de financiamento. Os critérios para participação podem ser vistos aqui. O Fies contará com inscrições de 19 a 23 de fevereiro. 

Outros detalhes podem ser obtidos no site do ProUni. 
 

Veja também

MEC amplia prazo de inscrições para o SiSU 2020/1
Datas foram alteradas para quem tiver problemas por causa de erros apresentados na correção do Enem 2019

UVA (CE) solta resultado do Vestibular 2020/1
Todos os aprovados no Vestibular também deversão se matricular nos dias 17 e 18 de fevereiro, de acordo orientações e documentos exigidos e listados no Edital.

UnB: acesse resultado da 2ª Certificação de Habilidades 2019
Documento é obrigatório para interessados em cursos das áreas de Arquitetura, Artes, Design e Música

IFMT publica 2ª chamada do Vestibular 2020
Convocados devem fazer registro acadêmico a partir de amanhã (21). Prazo segue até dia 23.

Univesp solta relação de aprovados no seu Vestibular 2020
As provas foram aplicadas das 13h às 18h em 1º de dezembro do ano passado para cerca de 55 mil candidatos.

Enem 2019: notas erradas podem atingir até 30 mil estudantes
O Instituto informou, na noite de ontem, que todos os candidatos que se sentiram lesados e quisessem questionar a correção das provas do Enem 2019 deveriam enviar um e-mail específico até às 10h de hoje.

Resultado do PAES 2020 da UEMA está disponível
As provas do PAES 2020 foram aplicadas em 20 de outubro (1ª fase) e 24 de novembro (2ª fase). O cronograma de matrículas e das demais chamadas ainda não foi liberado.

Hoje (20) é o último dia para se inscrever no Vestibular 2020 da Unir (RO)
Somente podem se inscrever estudantes que fizeram o Enem 2019, uma vez que eles serão avaliados por essas notas.

Chegam ao fim as inscrições do Vestibular 2020 da Unifap via Enem
Somente podem se inscrever candidatos que fizeram as provas do Enem 2018 ou 2019, uma vez que eles serão avaliados por meio dessa notas.

Unicamp 2020: provas de Habilidades Específicas começam a ser aplicadas
Devem realizar as provas os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música.

UFT recebe pedidos de isenção de taxa do Vestibular 2020/2
Os interessados podem fazer a solicitação até o próximo dia 23. É preciso apresentar documentos comprobatórios das condições exigidas pela UFT.

Enem 2019: somente 53 participantes tiram nota 1.000 na redação
"Democratização de acesso ao cinema no Brasil" foi o tema. Notas foram divulgadas no início da manhã de hoje.