1. Home
  2. Notícias
  3. Cederj: pedidos de isenção e pré-inscrição em cotas do Vestibular 2019/1 podem ser feitos

Cederj: pedidos de isenção e pré-inscrição em cotas do Vestibular 2019/1 podem ser feitos

Candidatos que se enquadram nos requisitos determinados pelo consórcio podem se cadastrar até 21 de setembro

Publicado por Silvia Tancredi em 11 de Setembro de 2018 às 14:07 em Notícias

Compartilhe

A Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj/Consórcio Cederj) recebe até o dia 21 de setembro pedidos de isenção de taxa de inscrição e pré-inscrições do sistema de cotas e Ação Afirmativa do Vestibular 2019/1.

Isenções/pré-inscrições cotas Cederj 2019/1

Conforme este Edital, estudantes do Pré-Vestibular Social (PVS) do Cederj estão automaticamente isentos da taxa. Veja abaixo quem mais pode participar:

Isenção de taxa

Candidatos com renda per capita mensal bruta igual ou inferior a R$ 1.429,00 que concluíram o curso de Ensino Médio ou equivalente ou concluirão até a data da matrícula. 

Cotas 

Estudantes de baixa renda (mesmo critério da isenção) e que são negros, indígenas, alunos da rede pública, pessoas com deficiência ou filhos de policiais civis e militares, bombeiros militares e inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço.

Inscritos nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Geografia, Pedagogia e Química, oferecidos pela UERJ e pela UENF, enquanto a pré-inscrição em cota da Ação Afirmativa destina-se para as demais Instituições Consorciadas.

Ação afirmativa

Candidatos que concluíram o ensino médio na rede pública, que realizaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 e que desejam concorrer às vagas dos cursos das universidades e centros federais, como prevê a Lei de Cotas.

Também podem participar estudantes do PVS e professores da rede pública de ensino 

Como participar?

Os interessados devem preencher o formulário e entregar a documentação que comprove a necessidade da solicitação.

Resultado

O resultado dos pedidos de isenção e pré-inscrição no sistema de cotas e Ação Afirmativa do Vestibular 2019/1 do Cederj deve sair no dia 17 de outubro.

Beneficiados com a gratuidade ou não deverão fazer a inscrição no processo seletivo entre os dias 17 e 31 de outubro. 

O Consórcio Cederj conta com as Universidades Estaduais do Norte Fluminense (UENF) e do Rio de Janeiro (UERJ); as Federais do Rio de Janeiro (UFRJ), do Fluminense (UFF), Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e do Estado do Rio de Janeiro (Unirio); e, ainda, o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ).

Para mais informações, acesse o Edital ou este site

VEJA TAMBÉM

1 2
  • Inep libera gabaritos do Enem 2018

    O Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 nesta quarta-feira, 14 de novembro. Apenas uma questão de Matemática foi anulada.

  • IFNMG realiza no domingo (18) o seu Vestibular 2019/1

    O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) divulgou os locais de prova do Vestibular 2019/1. As provas serão aplicadas no próximo domingo, dia 18, pela manhã e à tarde.

  • UEMA libera resultado da 1ª fase do PAES 2019

    O resultado da primeira fase do PAES 2019 da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) foi publicado nesta terça-feira, 13 de novembro. A lista também contempla os classificados para a disputa das vagas da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).