1. Home
  2. Notícias
  3. Cederj: pedidos de isenção e pré-inscrição nas cotas do Vestibular 2020/1 podem ser feitos

Cederj: pedidos de isenção e pré-inscrição nas cotas do Vestibular 2020/1 podem ser feitos

Estudantes que se encaixam nos requisitos exigidos pela instituição devem se inscrever e enviar documentação comprobatória até dia 13 de setembro

Publicado por Silvia Tancredi em 02 de Setembro de 2019 em Notícias

Compartilhe

Cederj
Cederj

A Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj/Consórcio Cederj) recebe de hoje (2) até o dia 13 de setembro solicitações de isenção de taxa de inscrição e pré-inscrições do sistema de cotas e Ação Afirmativa do Vestibular 2020/1.

Isenções/pré-inscrições cotas Cederj 2010/1

Segundo está especificado neste Edital, estudantes do Pré-Vestibular Social (PVS) do Cederj estão automaticamente isentos da taxa. Os demais, específicados abaixo, devem preencher o formulário e entregar a documentação que comprove a necessidade da solicitação.

Quem pode pedir isenção de taxa?

Candidatos com renda per capita mensal bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio que concluíram o curso de Ensino Médio ou equivalente ou concluirão até a data da matrícula. 

Quem pode fazer pré-inscrição nas cotas?

Estudantes de baixa renda (mesmo critério da isenção) e que são negros, indígenas, alunos da rede pública, pessoas com deficiência ou filhos de policiais civis e militares, bombeiros militares e inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço.

Inscritos nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Geografia, Pedagogia e Química, oferecidos pela UERJ e pela UENF, enquanto a pré-inscrição em cota da Ação Afirmativa destina-se para as demais Instituições Consorciadas.

Quem pode participar da ação afirmativa?

Candidatos que concluíram o ensino médio na rede pública, que realizaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 e que desejam concorrer às vagas dos cursos das universidades e centros federais, como prevê a Lei de Cotas.

Também podem participar estudantes do PVS e professores da rede pública de ensino. 

Reserva de vagas

Os professores da rede pública de ensino que desejarem concorrer à vagas no Vestibular Cederj 2020 também podem se inscrever desde que preencham o requerimento obrigatório com o pedido disponível neste link.

Depois de preencher, é preciso que as recomendações listadas e exigidas neste Edital sejam feitas assim como a necessidade de anexar a cópia dos três últimos contracheques em uma das seguintes extensões: PDF, JPEG/JPG ou PNG.


O não preenchimento do requerimento na data prevista e a não apresentação dos documentos para avaliação inviabilizará a participação do candidato no processo seletivo.
Neste ano, 10% das vagas da UFRJ serão destinadas aos profissionais da área da Educação, enquanto a UFF e Unirio reservam 20%.

Resultado

O resultado dos pedidos de isenção e pré-inscrição no sistema de cotas e Ação Afirmativa do Vestibular 2020/1 do Cederj deve sair no dia 9 de outubro.

Beneficiados com a gratuidade ou não deverão fazer a inscrição no processo seletivo a partir do dia 24 de outubro.

Fazem parte do Consórcio Cederj as seguintes instituições:

  • Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)
  • Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)
  • Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ)

Para mais informações, acesse o Edital ou este site

VEJA TAMBÉM

1 2