1. Home
  2. Notícias
  3. Cartões com locais de prova do Enem 2018 já podem ser acessados

Cartões com locais de prova do Enem 2018 já podem ser acessados

Documento pode ser consultado na página do participante do site do Enem 2018

Publicado por Silvia Tancredi em 22 de Outubro de 2018 às 11:03 em Notícias

Compartilhe


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou hoje, 22 de outubro, o acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem 2018. No documento, consta o local onde os mais de 5,5 milhões de participantes vão fazer as provas. 

Acesse aqui o cartão do Enem 2018

O cartão pode ser consultado na Página do Participante do Enem ou nos aplicativos para dispositivos Android e iOS. Para entrar, você deve inserir o número do seu CPF e a sua senha. Caso tenha esquecido, veja como recuperar a sua senha

Não é obrigatório imprimir o documento, mas é interessante levá-lo no dia das provas, pois estão detalhados o número, prédio e endereço do local de prova. Desse modo, o acesso às salas será mais rápido. 

Cartão Enem 2018
Clique para ampliar a imagem do Cartão do Enem 2018

Outra recomendação da organização do exame educacional é que os participantes vejam, antecipadamente, como vão chegar ao local de prova, seja de carro particular, seja de transporte público, e qual caminho é o mais adequeado. 

Assim que acessarem o cartão, os estudantes devem conferir se estão corretas as informações pessoais e a opção de língua estrangeira.

Declaração de Comparecimento

Antes de acessar o Cartão, os participantes deverão ler um aviso sobre a Declaração de Comparecimento. O participante que precisar comprovar sua presença na prova deverá imprimir e levar a declaração personalizada. A declaração serve, por exemplo, para abonar falta no trabalho. 

Horário

As provas do Enem 2018 serão realizadas nos dias 4 e 11 de novembro, às 13h, em mais de 1,7 mil municípios brasileiros. 

Os portões dos locais de prova do Enem 2018 serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). As provas vão começar 30 minutos depois e, neste intervalo, os estudantes ficarão nas salas de aula e o tempo poderá ser utilizado para verificação de dados e medidas de segurança. 

O horário de verão vai começar no primeiro dia do Enem 2018, então é aconselhado aos jovens que saiam de casa com bastante tempo de antecedência, para evitar contratempos, que podem ser causados por trânsito, chuvas, etc.

Veja o horário local de fechamento dos portões do Enem 2018:

Legenda

Provas 

O Enem 2018 será formado por 180 questões objetivas e uma redação. Confira abaixo a distribuição dos itens:

04/11, das 13h30 às 19h

  • Redação
  • 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos
  • 45 questões de Ciências Humanas

11/11, das 13h30 às 18h30

  • 45 questões de Matemática
  • 45 questões de Ciências da Natureza

Veja 7 possíveis temas para redação do Enem 2018

Na Cartilha da Redação do Enem 2018, constam as instruções para a prova de redação, as competências avaliadas e exemplos de redações nota máxima no Enem 2017.

A principal novidade em relação à redação do Enem é que o item que zerava os textos desrespeitando direitos humanos foi retirado da cartilha.

Leia também: Exemplos de redações nota mil do Enem 2017

O que levar e o que não levar para o Enem

A organização do Enem é clara sobre o que você deve apresentar no dia das provas e sobre o que não pode levar de modo algum.

O que levar

Documento oficial de identidade, caneta esferográfica de tinta preta e alimentos para aguentar a maratona de provas. 

Não é obrigatório levar o cartão de confirmação de inscrição, mas é interessante carregá-lo para encontrar a sala de prova mais rapidamente. 

Você pode levar seu celular; porém, ele deve ser desligado antes de entrar na sala de aula e guardado na embalagem que o fiscal de prova vai entregar para você.

O que não levar

Em hipótese alguma você deve levar canetas de outras cores, lápis, borracha, livros, material de estudo, calculadoras, notebooks, entre outros. Você também não pode usar bonés, óculos escuros, relógios e similares durante as provas. 

Dica: como controlar a ansiedade às vésperas do Enem

Faça sua revisão para o Enem 2018 no Super Vestibular

Aqui no Super Vestibular você se prepara de graça para o Enem 2018! Acesse dicas para mandar bem no Enem, confira provas anteriores e treine seus conhecimentos, participe do simulado e veja comentários sobre as edições passadas

VEJA TAMBÉM

1 2
  • UFMG solta resultado do Vestibular 2019

    A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) liberou na tarde de hoje, 7 de fevereiro, a relação de aprovados no Vestibular 2019.

  • 2ª chamada do Vestibular de Verão 2019 da Udesc é disponibilizada

    A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) divulgou o resultado da 2a chamada do seu Vestibular de Verão 2019, cujas provas foram aplicadas em 25 de novembro. Agora, os 510 aprovados deverão realizar matrículas hoje, 15 fevereiro, conforme os horários dos campi.

  • Saiu a 4ª chamada do Vestibular 2019 da Fuvest

    A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) publicou a 4a  chamada do Vestibular 2019 para ingresso na Universidade de São Paulo (USP). Foram chamados 200 nomes, sendo 169 candidatos novos e 31 remanejados em 87 cursos. Agora, é necessário fazer a etapa virtual, das 08h do dia 18 de fevereiro até as 16h do dia 19. 

  • Resultado do Vestibular 2019 da Unifei (MG) é liberado

    A Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em Minas Gerais, soltou na tarde de hoje, a lista de aprovados no Vestibular 2019 dos cursos de Engenharia

  • UESB solta resultado do Vestibular 2019

    A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) publicou a relação dos aprovados no Vestibular 2019. Os aprovados foram classificados da seguinte forma: os optantes por reserva de vagas, os optantes por quotas adicionais e os de ampla concorrência.

  • UEA disponibiliza 3ª chamada do SIS e Vestibular 2019

    A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) soltou na tarde de ontem, 14 de fevereiro, a relação de aprovados em 3ª chamada no Sistema de Ingresso Seriado (SIS) 2019-2021 e do Vestibular 2019. Os selecionados deverão fazer registro acadêmico de 18 a 20 de de fevereiro.