Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Candidato suspeito de fraude no Enem 2015 é preso no Rio Grande do Norte

Candidato suspeito de fraude no Enem 2015 é preso no Rio Grande do Norte

O suspeito recebeu voz de prisão e, em seguida, foi levado para ser autuado na superintendência da PF

Publicado por Érica Caetano
27/10/2015 09h56 , atualizado em 27/10/2015 09h57

A Polícia Federal do Rio Grande do Norte divulgou na tarde de ontem, 26 de outubro, que um candidato do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 de Natal, no Rio Grande do Norte, foi preso em flagrante com um objeto eletrônico, que teria sido usado para fraudar as provas, realizadas no último final de semana, dias 24 e 25.

Os policiais foram chamados pelos fiscais de sala, que desconfiaram do candidato em determinado momento, quando o mesmo retornava do banheiro poucos minutos antes das provas serem encerradas. De acordo com os relatos, o homem andava de forma estranha, como se algo estivesse dentro dos bolsos de suas roupas, o que é terminantemente proibido.

Perguntado, ele negou portar qualquer material proibido, mas ao ser submetido ao detector de metais, o aparelho soou o alarme e o candidato foi convidado para se dirigir até a sala da coordenação. Segundo a polícia, foi encontrado, durante a revista pessoal, um fio ao redor do pescoço que descia pelo corpo acoplado a um equipamento eletrônico e chegava até ao interior do seu tênis, onde estava um aparelho celular sem a capa traseira.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O suspeito, um técnico administrativo cearense, de 28 anos, recebeu voz de prisão e, em seguida, foi levado para ser autuado na superintendência da PF. Ele foi interrogado mas permaneceu calado o tempo todo, sendo solto após pagamento de fiança. Ele responderá pelo processo em liberdade.

Eliminações e fraudes

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, informou em coletiva de imprensa, ao fim das provas do Enem 2015, que foram eliminados em torno de 700 participantes durante os dois dias exames, por uso de equipamentos inadequados e por ocorrências registradas no detector de metais, sendo que três eliminações foram ocasionadas por publicações de fotos das provas na internet. 

De acordo com o ministro, alguns dos eliminados foram identificados com pontos eletrônicos e que os mesmos estão sendo investigados pela Polícia Federal, mas não precisou o número de casos.

*com informações da Agência Brasil

Veja também

MEC amplia prazo de inscrições para o SiSU 2020/1
Datas foram alteradas para quem tiver problemas por causa de erros apresentados na correção do Enem 2019

UVA (CE) solta resultado do Vestibular 2020/1
Todos os aprovados no Vestibular também deversão se matricular nos dias 17 e 18 de fevereiro, de acordo orientações e documentos exigidos e listados no Edital.

UnB: acesse resultado da 2ª Certificação de Habilidades 2019
Documento é obrigatório para interessados em cursos das áreas de Arquitetura, Artes, Design e Música

IFMT publica 2ª chamada do Vestibular 2020
Convocados devem fazer registro acadêmico a partir de amanhã (21). Prazo segue até dia 23.

Univesp solta relação de aprovados no seu Vestibular 2020
As provas foram aplicadas das 13h às 18h em 1º de dezembro do ano passado para cerca de 55 mil candidatos.

Enem 2019: notas erradas podem atingir até 30 mil estudantes
O Instituto informou, na noite de ontem, que todos os candidatos que se sentiram lesados e quisessem questionar a correção das provas do Enem 2019 deveriam enviar um e-mail específico até às 10h de hoje.

Resultado do PAES 2020 da UEMA está disponível
As provas do PAES 2020 foram aplicadas em 20 de outubro (1ª fase) e 24 de novembro (2ª fase). O cronograma de matrículas e das demais chamadas ainda não foi liberado.

Hoje (20) é o último dia para se inscrever no Vestibular 2020 da Unir (RO)
Somente podem se inscrever estudantes que fizeram o Enem 2019, uma vez que eles serão avaliados por essas notas.

Chegam ao fim as inscrições do Vestibular 2020 da Unifap via Enem
Somente podem se inscrever candidatos que fizeram as provas do Enem 2018 ou 2019, uma vez que eles serão avaliados por meio dessa notas.

Unicamp 2020: provas de Habilidades Específicas começam a ser aplicadas
Devem realizar as provas os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música.

UFT recebe pedidos de isenção de taxa do Vestibular 2020/2
Os interessados podem fazer a solicitação até o próximo dia 23. É preciso apresentar documentos comprobatórios das condições exigidas pela UFT.

Enem 2019: somente 53 participantes tiram nota 1.000 na redação
"Democratização de acesso ao cinema no Brasil" foi o tema. Notas foram divulgadas no início da manhã de hoje.