1. Home
  2. Notícias
  3. 8 dicas de ouro para uma redação nota 1000 no Enem 2018

8 dicas de ouro para uma redação nota 1000 no Enem 2018

Se o estudante estiver atento a alguns detalhes na hora de elaborar a reação, a chance de uma boa nota é grande.

Publicado por Rafael Batista em 30 de Outubro de 2018 às 10:55 em Notícias

Compartilhe


Faltam poucos dias para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, marcadas para os dias 4 e 11 de novembro. Logo no primeiro dia da avaliação, os estudantes deverão confeccionar uma Redação, com base em um tema e uma coletânea proposta, contemplando algumas competências linguísticas.

Bom mesmo seria saber o tema da redação e já adiantar a leitura sobre o assunto. Como isso não é possível, o Super Vestibular listou, há alguns dias, 7 possibilidades de temas para edição deste ano, que podem te ajudar na leitura antes da prova.

No entanto, existem outras dicas valiosas que podem te ajudar ainda mais a ter sucesso na prova de redação e fazer a diferença na pontuação final. Com a ajuda da Professora Tatiana Câmara, do Colégio Mopi, listamos 8 dicas de ouro para uma redação nota 1000 no Enem 2018, confira:

1. Observe atentamente a proposta de redação. Veja o que é solicitado, identifique o foco da questão levantada e vá direto ao assunto, sem rodeios. Deixe sua tese explícita, de forma que não gere nenhum tipo de dúvida para a banca de correção.

2. Explore o seu conhecimento de mundo, indo além do que se apresenta na coletânea. Trabalhe com domínio o seu repertório cultural adquirido ao longo de anos de estudo e leituras.

Como fazer uma boa redação?

3. Faça referências com outras disciplinas, de modo que as matérias estudadas ao longo dos anos do ensino médio, principalmente, dialoguem entre si e, dessa forma, auxiliem na elaboração de argumentos contundentes e relevantes.

4. As citações são importantes e podem ser o diferencial do seu texto, mas cuidado ao modo de como fazê-las. Valorize argumentos de autoridade, entretanto, tendo exata noção de quando e em que contexto aplicá-los. Não basta citar, é imprescindível, na sequência, propor uma reflexão autoral sobre o que foi citado, destacado com referência de autoridade.
 
5. Elabore a conclusão de seu texto com uma boa proposta de intervenção, respeitando e explorando seus componentes: agente, ação, meio e finalidade. Aprofundá-los em termos de ideias, de modo a deixar claro seu grau de envolvimento e empatia com questões sociais que, em regra, são a tônica das propostas do Enem.

6. Cuide para seu texto tenha coesão e coerência. Para manter a coesão, tenha cautela ao usar os conectores, com base nos seus valores semânticos. A disposição das ideias dentro do texto é que lhe atribuirão coerência. Veja aqui como garantir a coesão textual no Enem

7. Fuja dos clichês. Referências comuns tendem a empobrecer seu texto. Seja criativo, use seu nível de informatividade. 

8. Trabalhe o seu texto de forma cíclica, para que sua redação dê aos leitores a sensação de começo, meio e fim bem definidos.

Veja também: o que é cobrado na redação do Enem?

VEJA TAMBÉM

1 2