1. Home
  2. Notícias
  3. 12 temas de Matemática para revisar antes da prova do Enem 2018

12 temas de Matemática para revisar antes da prova do Enem 2018

Entre os assuntos estão Sistema Numérico, PA, PG, Estatística, Funções, Matemática Financeira, Análise Combinatória e Geometria

Publicado por Silvia Tancredi em 07 de Novembro de 2018 às 09:22 em Notícias

Compartilhe


Neste domingo, 11 de novembro, você, participante do Enem 2018, fará a prova de matemática. Difícil saber exatamente os temas que serão abordados nas 90 questões, mas o Super Vestibular correu atrás e tem algumas dicas.

De acordo com o professor da disciplina, Pedro Ítalo, ao fazer um estudo das provas do Enem desde 2009, percebeu que costumam cair questões voltadas à aplicabilidade da matemática. 

Ainda segundo o Ítallo, o primeiro passo para revisar  a matemática para o Enem é fazer um planejamento dos conteúdos que mais caem. Confira, então, 12 temas recorrentes nas provas. 

1) Sistema Numérico: o foco é o sistema numérico indo arábico. Conforme o professor, outros sistemas, como o algarismo romano e egípcio, não devem cair, mas, se forem cobrados, serão dadas dicas logo no enunciado da questão.

2) Mínimo Múltiplo Comum (MMC) e Máximo Divisor Comum (MDC): temas que caem com frequência nas provas de matemática do Enem. 

3) Transformações de unidade: assuntos importantes, segundo Ítalo. “Relembre, por exemplo, como transformar de quilômetro para centímetro, litro para mililitro, quilogramas para decigramas, metro quadrado para decímetro quadrado, etc”, recomenda.

Saiba como fazer conversão de unidades

4) Razão e proporção: o professor dá a dica: “dentro desse assunto, há outros conteúdos, como regra de três simples, regra de três composta, e razões importantes como escala, densidade e velocidade”, analisa. 

5) Matemática financeira: a recomendação é dominar como são feitas porcentagens, juro simples e juro composto.

6) Estatística: deve-se saber o que é moda, media e mediana.

7) Funções: “o Enem gosta da aplicação da função do primeiro grau e função do segundo grau, mas, se tiver mais tempo, estude função exponencial e função logarítmica”.

8) Sequências: “Recomendo estudar Progressão Aritmética (PA) e Progressão Geométrica (PG). A minha dica pessoal é dar uma olhadinha na Sequencia de Fibonacci

9) Análise combinatória: Foco no primeiro princípio fundamental da contagem, permutações, arranjo e combinação. 

10) Probabilidade: “Lembre-se que é o que eu quero sobre o que eu tenho. Conjunção E equivale a multiplicação e conjunção alternativa OU, à adição”.

11) Geometria plana: especialmente áreas de figuras planas, semelhança de triângulos, teorema de Pitágoras. “Não se esqueça de olhar trigonometria”, enfatiza.

12) Geometria espacial: de acordo com o professor, é importante saber áreas e volumes, prisma, pirâmide, cone, cilindro e esfera.

Veja também: como estudar geometria para o Enem

VEJA TAMBÉM

1 2