Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. 10 Temas para estudar para o Enem durante as férias

10 Temas para estudar para o Enem durante as férias

O tempo de descanso pode ser propício para colocar os conteúdos da prova em dia.

Publicado por Rafael Batista
18/07/2016 12h15 , atualizado em 19/07/2016 11h39
O período de férias pode ser também tempo de estudos
O período de férias pode ser também tempo de estudos

Pra quem está se preparando para realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o período de férias escolares pode ser um grande aliado para os estudos. Não só por se tratar de um tempo de descanso, mas também por ser um período em que o estudante pode atualizar os conteúdos da prova com tranquilidade.

É importante lembrar que descansar nas férias também ajuda na rotina de estudos, pois alivia a tensão de quem se prepara para as provas. Por isso, um roteiro bem estruturado para esse tempo de folga deve alternar entre descanso, lazer e estudos.

Pensando nesse cronograma de estudos, o Super Vestibular, com a ajuda dos professores do QG do Enem, separou 10 temas do Enem para estudar durante as férias. Confira as matérias e boas férias!

1. Gêneros Textuais

Em geral, a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias aborda questões que levem o candidato a apontar algumas intenções discursivas, com base em gêneros textuais diversos. Segundo a Professora Priscila Gomes, “além de reconhecer os usos da norma-padrão da língua portuguesa em diferentes contextos, o aluno precisa compreender as variantes sociais, regionais, históricas, por exemplo, para uma boa leitura e uma melhor interpretação”. 

2. Movimento Modernista

Em relação à parte da prova que trata de Literatura, um dos temas mais importantes é o Movimento Modernista. O Professor Marco Laurindo alerta que os alunos devem estar atentos aos desdobramentos e retomadas dessa tendência, além de ser capaz de associar literatura e seus diversos movimentos e história.

3. Revoltas Urbanas

Entre os temas que podem constar na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, há de se destacar os aspectos de algumas revoltas populares que marcaram a história do Brasil, em especial a República Oligárquica (1894-1930). De acordo com o Professor Leonardo Bahiense, revoltas como a da Vacina e a da Chibata, por exemplo, evidenciam a luta dos brasileiros em favor da cidadania.

Vele lembrar que uma das competências avaliadas pelo Enem é a capacidade de analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas legislações ou nas políticas públicas. Por isso, essas revoltas que aconteceram em uma época em que a cidadania ainda estava por ser construída podem ganhar espaço em algumas questões da prova.

4. Impactos Ambientais

O Professor Rafael Cafezeiro, de Biologia, destaca que temas ligados aos efeitos da ação do homem na natureza podem ocupar boa parte da prova de Ciência da Natureza e suas Tecnologias. A Poluição merece destaque sempre, porque é um tema muito atual e abre possibilidade de diferentes abordagens. O Ciclo do Nitrogênio e a presença de Nitrato no solo são outros temas prováveis, graças à grande disparidade que existe entre os prós e contras para o meio ambiente.

impacto ambiental
Os impactos ambientais, causados pela ação humana, é um tema recorrente nas provas do Enem.

5. Cálculos Estequiométricos

Além de exigir o conhecimento necessário para interpretação de dados e das quantidades das substâncias envolvidas em diversos processos químicos, essa temática exige muita interdisciplinaridade. Segundo o Professor João Roberto Mazzei, “o candidato deve realizar uma boa interpretação de textos sobre o que trata o enunciado, compreender dados e associá-lo à grandeza que a questão solicita”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No entanto, o que pega mesmo são os números. É preciso conhecer as principais ferramentas matemáticas, como regra de três simples e composta. Por fim, é claro que os candidatos precisam ter o domínio dos conhecimentos ligados à Química para resolver a questão: Fórmulas Químicas, Equações Químicas, Ajuste de Coeficiente das Equações, Cálculo da Massa Molar e Relações entre as Grandezas.

6. Gráficos de cinemática e gráficos de termodinâmica

Se engana quem pensa que interpretação no Enem é só de texto. As questões da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias exigem, entre outras coisas, o conhecimento e interpretação de gráficos. Sobretudo, a disciplina de Física pode apresentar vários tipos de gráficos, cada um deles aplicável a um tipo de informação ou dado estatístico. Para o Professor Fábio Vidal é de suma importância interpretar corretamente os gráficos disponibilizados em textos, notícias, entre outras situações, pois o Enem cobra essa habilidade constantemente.

7. Função afim e função quadrática

Considerando o uso de gráfico em muitas questões do Enem, é essencial que o candidato tenha domínio de funções para facilitar a interpretação dos gráficos. De acordo com o Professor Rodrigo Sacramento, Função Afim e Função Quadrática estão entre os principais conteúdos cobrados na prova de Matemática e suas Tecnologias.

8. O Negro na Sociedade Brasileira

Considerando as atualidades, que são abordadas em diversos tópicos do Enem, um tema que é recorrente no exame é a luta por direitos civis, em diversos cenários. Especificamente no Brasil, isso pode fazer uma grande ligação com a importância do negro na cultura brasileira. Para o Professor Marcelo Tavares, questões que abordarem tal tema podem versar sobre o sentido da escravidão mercantilista, a abolição no império, a inserção do negro na sociedade republicana e capitalista e o avanço do movimento negro.

Além de tratar questões de raça, essa temática demonstra um movimento continuado em torno da liberdade e cidadania, que podem constar em outras partes do exame.

escravidão
A Abolição da Escravatura e a inserção do negro na sociedade são temas que podem constar na prova de humanidades.

9. Domínio da Linguagem

Além das questões objetivas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, o estudante deve estar preparado para elaborar uma Redação de até 30 linhas. Por isso, é indispensável que o candidato tenha domínio do uso da língua portuguesa, sabendo adequá-la às diversas situações comunicativas, O texto deve ser feito em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre o tema proposto.

10. Atualidades

Não só durante as férias, mas os estudantes devem estar atentos a questões atuais que se destacaram no Brasil e no mundo nos últimos anos. Além de um possível tema de redação ligado a atualidades, questões de diversos grupos de disciplinas podem abordar temáticas atuais.

Veja também

Fatec libera resultado do pedido de isenção na inscrição para o Vestibular 2024/2
Também está aberta a inscrição para quem foi beneficiado com isenção no Vestibular 2024/2 da Fatec
Dia da Libras: aprenda sobre a origem e o alfabeto da Língua Brasileira de Sinais
A Libras é utilizada por milhões de pessoas, no Brasil, para se comunicarem no seu dia a dia, aprenda mais um pouco sobre esta língua brasileira
ITA abre isenções do Vestibular 2025
Concurso de admissão terá duas fases, com provas em outubro e novembro
Pré-Enem da UEMS 2024 gratuito recebe inscrição para novas turmas
As 200 vagas estão distribuídas nas cidades de Campo Grande, Dourados e Nova Andradina
UFVJM, em Minas Gerais, abre isenção da taxa de inscrição do SASI 2024
Candidatos do vestibular seriado podem tentar isenção total ou parcial
Dia Mundial do Livro: conheça autores homenageados na data comemorativa
Homenageados morreram neste mesmo dia em 1616. Escritores nasceram na Inglaterra, Espanha e Peru.
Enem 2024: isenção encerra nesta sexta (26)
Saiba como solicitar e quem pode pedir a isenção no Enem 2024
Vestibular de inverno 2024 da UDESC abre as inscrições
São mais de mil vagas distribuídas entre 37 cursos da Universidade
Dia Mundial do Livro 2024: especialistas em educação revelam que sociedade leitora é formada na infância
Consequência de incentivar a leitura na infância é formar uma sociedade de adultos que consomem diferentes tipos de texto
Cederj recebe pedidos de isenção do Vestibular 2024/2
Também está aberto prazo de pré-inscrição pelo sistema de cotas e ações afirmativas
UEMA abre pedidos de isenção de taxa do PAES 2025
Podem participar estudantes que cursaram os últimos cinco anos na rede pública e candidatos com renda familiar de até dois salários mínimos
Dia da Terra: você sabe o quão importante é a Amazônia para o planeta?
Veja a nossa conversa com um ecologista que trabalha na Amazônia sobre a importância deste bioma para a vida na terra