1. Home
  2. Intercâmbio
  3. Antes de viajar
  4. Trace o objetivo do intercâmbio

Trace o objetivo do intercâmbio

Definir o objetivo do intercâmbio é o primeiro passo para estudantes interessados em vivenciar essa experiência.

Publicado por Wanja Borges em Antes de viajar

Compartilhe

Antes de qualquer coisa, o estudante precisa definir qual o objetivo que pretende atingir com o intercâmbio
Antes de qualquer coisa, o estudante precisa definir qual o objetivo que pretende atingir com o intercâmbio

Ao contrário do que muitos pensam, escolher o país de destino e/ou a agência de intercâmbio não é o primeiro passo para quem decide ser intercambista. Antes de qualquer coisa, o estudante precisa definir qual o objetivo que pretende atingir ao participar de uma experiência como essa, levando em conta os seus anseios e necessidades. Aprender um novo idioma, viajar pelo exterior, morar sozinho, conhecer pessoas e culturas diferentes, especializar-se na profissão em um país estrangeiro e melhorar o currículo são alguns dos principais objetivos traçados por intercambistas. 

Escolha pessoal do estudante, o objetivo deve ser alcançável, já que contribui diretamente para o delineamento de metas e mensuração de resultados. Além disso, somente após decidir o que se quer do intercâmbio é que será possível definir questões importantes da viagem, como país de destino, universidade escolhida, tempo de estadia e acomodação. Isso não significa que o objetivo deve ser o mesmo durante toda a experiência. Conforme o estudante vai se adaptando ao lugar e às pessoas, é aceitável que haja alteração na finalidade de seu intercâmbio. O importante é sempre ter objetivo e meta estabelecidos. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O estudante deve ter em mente, ainda, que o intercâmbio é uma experiência única e que deve ser aproveitada de forma intensa. Para isso, nada melhor do que planejar, já que se trata de um programa que demanda dinheiro, tempo e mudanças, e que se não for bem definido, pode acarretar em sérias consequências financeiras ou emocionais. Normalmente, agências especializadas são as mais indicadas para auxiliar o estudante a identificar seu perfil e objetivo, e, posteriormente, sugerir o plano que melhor se adeque às informações pessoais. 

VEJA TAMBÉM

1 2
  • UESB realiza provas do Vestibular 2019

    A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) dá início neste domingo, 20 de janeiro, as provas do seu Vestibular 2019. Elas continuam sendo aplicadas amanhã, dia 21, das 08h às 12h, em ambos os dias.

  • UFAM publica cronograma de matrículas do PSC 2019

    A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) liberou nesta sexta-feira, 18 de janeiro, as datas das matrículas dos aprovados na terceira etapa do Processo Seletivo Contínuo (PSC) 2019.

  • Confira resultado do Vestibular 2019 da UEL

    A Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná, divulgou no início da tarde de hoje, 18 de janeiro, a lista de aprovados no Vestibular 2019.

  • Provas do Vestibular 2019 da UEMG são aplicadas neste domingo

    A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) realiza neste domingo, 20 de janeiro, as provas do seu Vestibular 2019. O acesso aos locais de prova já está disponível. As provas acontecem das 14h às 18h30. Portões serão fechados às 13h30.

  • Listão de aprovados do Vestibular 2019 da UFRGS é publicado

    A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) publicou o resultado final do Vestibular 2019 nesta segunda-feira. A matrícula terá etapa online e presencial. Os convocados nesta chamada terão que enviar a documentação (conforme o Manual do Candidato) pelo Portal do Candidato.

  • Enem 2018: espelho da redação será disponibilizado em março

    O Ministério da Educação (MEC) liberou nesta sexta-feira, as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Os interessados podem acessá-las na página do participante. A data de divulgação das notas dos treineiros e o espelho da redação também foi disponibilizada.