Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Intercâmbio
  3. Tipos de Intercâmbio
  4. Ciência sem Fronteiras
  5. Programa Inglês sem Fronteiras (IsF - Inglês)

Programa Inglês sem Fronteiras (IsF - Inglês)

O Programa Inglês sem Fronteiras foi criado pelo MEC com o intuito de estimular o aprendizado do idioma inglês nas universidades.

Publicado por Érica Caetano
O Programa Inglês sem Fronteira foi desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC)
O Programa Inglês sem Fronteira foi desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC)

Você já ouviu falar do Programa Inglês sem Fronteiras? Caso a resposta tenha sido negativa, não se preocupe, iremos explicar tudo para que fique por dentro dessa iniciativa.

Criado pelo Ministério da Educação (MEC), o Programa tem como finalidade estimular jovens universitários no aprendizado do idioma inglês, oferecendo uma nova estrutura de ensino de língua estrangeira dentro das universidades do país. O Inglês sem Fronteiras (IsF - Inglês) dá suporte a diversas formas de aprendizagem neste idioma, visando facilitar o acesso aos estudos de graduandos e pós-graduandos que tenham interesse em apurar seus conhecimentos e noções na língua.

Lançado em dezembro de 2012, pelo Ministro da Educação Aloizio Mercadante, o IsF- Inglês nasceu para suprir as demandas do Programa Ciência sem Fronteiras. As ações são constituídas por diversos tipos de apoio ao aprendizado da língua inglesa. Dentre elas está a liberação de 2 milhões de senhas a alunos, tanto de graduação quanto de pós-graduação de todas as áreas, que tenham interesse em fazer o curso on-line na plataforma My English Online (MEO).

O Programa vem dando tão certo que acabou sendo ampliado pelo MEC em novembro de 2014 e agora faz parte de um outro Programa ainda maior, o Idioma Sem Fronteiras, que é regulamentado pela Portaria 973, de 14 de novembro de 2014.

Nesta nova fase, outros sete idiomas serão oferecidos além do inglês, como francês, espanhol, italiano, japonês, mandarim, alemão e português para estrangeiros. Agora, com este novo programa, o IsF passou a ser uma das atribuições do Idioma sem Fronteiras, que também usará da mesma sigla (IsF). Com isso, ela será usada junto com a língua a qual se refere escrita na frente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Inglês sem Fronteira faz a aplicação de testes de nivelamento/proficiência e oferta cursos presenciais de língua inglesa nas universidades federais para aqueles graduandos que preencham o perfil exigido pelo Ciência sem Fronteiras. Para isso, esses estudantes deverão estar inscritos e cursando o My English Online. Eles devem arcar somente com aquisição do material didático. A seleção dos alunos é feita através de editais específicos, com requisitos a serem preenchidos assim como ocorre no CsF.

Os alunos de instituições de ensino superior privadas de todas as áreas também poderão ter acesso ao curso de inglês virtual, desde que tenham obtido nota igual ou maior que 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (para graduação) e estejam vinculados a cursos credenciados pela CAPES (para pós-graduandos).

Atuamente, o IsF é formado por um Núcleo Gestor constituído por três membros, um presidente e dois vice-presidentes, que organizam, gerenciam e promovem as ações do Programa com os demais parceiros. Todas as instituições de ensino superior públicas e participantes do Inglês sem Fronteira possuem um representante empossado pelo reitor da universidade para cuidar das ações entre a instituições e os demais órgãos envolvidos.

Para acessar o sistema de inscrição para a aplicação dos testes de nivelamento/proficiência e do curso de inglês on-line o endereço eletrônico esetá disponível por meio deste link.

Veja também

MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa
Inscrição do SiSU 2024 pode ser feita até esta quinta (25)
Mais de 264 mil vagas estão sendo disponibilizadas em 127 instituições de ensino superior no SiSU 2024
Inscrições do SiSU 2024 já podem ser feitas
Programa do MEC oferece mais de 264 mil vagas a estudantes que fizeram o Enem 2023