1. Home
  2. Intercâmbio
  3. Tipos de Intercâmbio
  4. Ciência sem Fronteiras
  5. Programa Inglês sem Fronteiras (IsF - Inglês)

Programa Inglês sem Fronteiras (IsF - Inglês)

O Programa Inglês sem Fronteiras foi criado pelo MEC com o intuito de estimular o aprendizado do idioma inglês nas universidades.

Publicado por Érica Caetano em Ciência sem Fronteiras

Compartilhe

O Programa Inglês sem Fronteira foi desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC)
O Programa Inglês sem Fronteira foi desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC)

Você já ouviu falar do Programa Inglês sem Fronteiras? Caso a resposta tenha sido negativa, não se preocupe, iremos explicar tudo para que fique por dentro dessa iniciativa.

Criado pelo Ministério da Educação (MEC), o Programa tem como finalidade estimular jovens universitários no aprendizado do idioma inglês, oferecendo uma nova estrutura de ensino de língua estrangeira dentro das universidades do país. O Inglês sem Fronteiras (IsF - Inglês) dá suporte a diversas formas de aprendizagem neste idioma, visando facilitar o acesso aos estudos de graduandos e pós-graduandos que tenham interesse em apurar seus conhecimentos e noções na língua.

Lançado em dezembro de 2012, pelo Ministro da Educação Aloizio Mercadante, o IsF- Inglês nasceu para suprir as demandas do Programa Ciência sem Fronteiras. As ações são constituídas por diversos tipos de apoio ao aprendizado da língua inglesa. Dentre elas está a liberação de 2 milhões de senhas a alunos, tanto de graduação quanto de pós-graduação de todas as áreas, que tenham interesse em fazer o curso on-line na plataforma My English Online (MEO).

O Programa vem dando tão certo que acabou sendo ampliado pelo MEC em novembro de 2014 e agora faz parte de um outro Programa ainda maior, o Idioma Sem Fronteiras, que é regulamentado pela Portaria 973, de 14 de novembro de 2014.

Nesta nova fase, outros sete idiomas serão oferecidos além do inglês, como francês, espanhol, italiano, japonês, mandarim, alemão e português para estrangeiros. Agora, com este novo programa, o IsF passou a ser uma das atribuições do Idioma sem Fronteiras, que também usará da mesma sigla (IsF). Com isso, ela será usada junto com a língua a qual se refere escrita na frente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Inglês sem Fronteira faz a aplicação de testes de nivelamento/proficiência e oferta cursos presenciais de língua inglesa nas universidades federais para aqueles graduandos que preencham o perfil exigido pelo Ciência sem Fronteiras. Para isso, esses estudantes deverão estar inscritos e cursando o My English Online. Eles devem arcar somente com aquisição do material didático. A seleção dos alunos é feita através de editais específicos, com requisitos a serem preenchidos assim como ocorre no CsF.

Os alunos de instituições de ensino superior privadas de todas as áreas também poderão ter acesso ao curso de inglês virtual, desde que tenham obtido nota igual ou maior que 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (para graduação) e estejam vinculados a cursos credenciados pela CAPES (para pós-graduandos).

Atuamente, o IsF é formado por um Núcleo Gestor constituído por três membros, um presidente e dois vice-presidentes, que organizam, gerenciam e promovem as ações do Programa com os demais parceiros. Todas as instituições de ensino superior públicas e participantes do Inglês sem Fronteira possuem um representante empossado pelo reitor da universidade para cuidar das ações entre a instituições e os demais órgãos envolvidos.

Para acessar o sistema de inscrição para a aplicação dos testes de nivelamento/proficiência e do curso de inglês on-line o endereço eletrônico esetá disponível por meio deste link.

VEJA TAMBÉM

1 2
  • UFMG solta resultado do Vestibular 2019

    A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) liberou na tarde de hoje, 7 de fevereiro, a relação de aprovados no Vestibular 2019.

  • 2ª chamada do Vestibular de Verão 2019 da Udesc é disponibilizada

    A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) divulgou o resultado da 2a chamada do seu Vestibular de Verão 2019, cujas provas foram aplicadas em 25 de novembro. Agora, os 510 aprovados deverão realizar matrículas hoje, 15 fevereiro, conforme os horários dos campi.

  • Saiu a 4ª chamada do Vestibular 2019 da Fuvest

    A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) publicou a 4a  chamada do Vestibular 2019 para ingresso na Universidade de São Paulo (USP). Foram chamados 200 nomes, sendo 169 candidatos novos e 31 remanejados em 87 cursos. Agora, é necessário fazer a etapa virtual, das 08h do dia 18 de fevereiro até as 16h do dia 19. 

  • Resultado do Vestibular 2019 da Unifei (MG) é liberado

    A Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em Minas Gerais, soltou na tarde de hoje, a lista de aprovados no Vestibular 2019 dos cursos de Engenharia

  • UESB solta resultado do Vestibular 2019

    A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) publicou a relação dos aprovados no Vestibular 2019. Os aprovados foram classificados da seguinte forma: os optantes por reserva de vagas, os optantes por quotas adicionais e os de ampla concorrência.

  • UEA disponibiliza 3ª chamada do SIS e Vestibular 2019

    A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) soltou na tarde de ontem, 14 de fevereiro, a relação de aprovados em 3ª chamada no Sistema de Ingresso Seriado (SIS) 2019-2021 e do Vestibular 2019. Os selecionados deverão fazer registro acadêmico de 18 a 20 de de fevereiro.