1. Home
  2. Intercâmbio
  3. Antes de viajar
  4. Pesquisando sobre o país

Pesquisando sobre o país

É preciso pesquisar sobre o país onde se deseja fazer intercâmbio para não passar por situações constrangedoras durante o programa.

Publicado por Érica Caetano em Antes de viajar

Compartilhe

É fundamental que antes de fazer o intercâmbio o intercambista pesquise sobre o país onde irá ficar
É fundamental que antes de fazer o intercâmbio o intercambista pesquise sobre o país onde irá ficar

Antes de fazer qualquer programa de intercâmbio para o exterior é imprescindível saber um pouco mais sobre alguns aspectos do país onde se deseja passar um tempo. Por isso, é muito importante que o destino seja estudado e escolhido com bastante calma.

Se o motivo da viagem tem como objetivo o aperfeiçoamento no estudo, como o aprendizado do idioma local, é preciso saber se o país em que deseja morar oferece instituições adequadas e de qualidade para o estudo que almeja realizar.

Conhecer mais sobre a cultura, comidas típicas, religião predominante, modos de transportes públicos oferecidos, moeda usada, curiosidades e, principalmente, o clima e a estação predominante do país são aspectos importantes no momento da escolha para evitar que o intercambista seja surpreendido com informações desconhecidas quando já estiver na localidade. Essa pesquisa pode evitar muitas gafes.

Outro fator que reforça a importância desse tipo de análise é o fato de algumas cidades ainda terem problemas de afinidades com outras culturas, podendo não conseguir lidar muito bem com as diferenças existentes na cultura do intercambista, o que pode fazer com que ele se sinta incomodado com a situação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A alimentação também é um desafio. Caso o participante do programa de intercâmbio não esteja disposto a experimentar novos sabores, poderá ter problemas. Geralmente, os hábitos alimentares de outros países costumam ser bem diferentes dos que temos no Brasil. É preciso se informar a respeito dos pratos típicos e das refeições.

O aconselhável é escolher um país em que a identificação com todos esses aspectos tenha sido maior. Além disso, tente socializar-se, entendendo como a vida das pessoas funciona nesse lugar. Essa pode ser uma das experiências mais legais da viagem de intercâmbio.

Antes de escolher o destino, é importante pesquisar:

- O clima do país;

- O custo de vida do país;

- Vantagens x desvantagens de estar nesse país;

- Custos do intercâmbio para o país;

- Consultar pessoas que já estiveram no país.

VEJA TAMBÉM

1 2
  • UESB realiza provas do Vestibular 2019

    A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) dá início neste domingo, 20 de janeiro, as provas do seu Vestibular 2019. Elas continuam sendo aplicadas amanhã, dia 21, das 08h às 12h, em ambos os dias.

  • UFAM publica cronograma de matrículas do PSC 2019

    A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) liberou nesta sexta-feira, 18 de janeiro, as datas das matrículas dos aprovados na terceira etapa do Processo Seletivo Contínuo (PSC) 2019.

  • Confira resultado do Vestibular 2019 da UEL

    A Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná, divulgou no início da tarde de hoje, 18 de janeiro, a lista de aprovados no Vestibular 2019.

  • Provas do Vestibular 2019 da UEMG são aplicadas neste domingo

    A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) realiza neste domingo, 20 de janeiro, as provas do seu Vestibular 2019. O acesso aos locais de prova já está disponível. As provas acontecem das 14h às 18h30. Portões serão fechados às 13h30.

  • Listão de aprovados do Vestibular 2019 da UFRGS é publicado

    A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) publicou o resultado final do Vestibular 2019 nesta segunda-feira. A matrícula terá etapa online e presencial. Os convocados nesta chamada terão que enviar a documentação (conforme o Manual do Candidato) pelo Portal do Candidato.

  • Enem 2018: espelho da redação será disponibilizado em março

    O Ministério da Educação (MEC) liberou nesta sexta-feira, as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Os interessados podem acessá-las na página do participante. A data de divulgação das notas dos treineiros e o espelho da redação também foi disponibilizada.