Home Intercâmbio Antes de viajar Pesquisando sobre o país

Pesquisando sobre o país

É preciso pesquisar sobre o país onde se deseja fazer intercâmbio para não passar por situações constrangedoras durante o programa.

Publicado por Érica Caetano em Antes de viajar

Compartilhe

É fundamental que antes de fazer o intercâmbio o intercambista pesquise sobre o país onde irá ficar
É fundamental que antes de fazer o intercâmbio o intercambista pesquise sobre o país onde irá ficar

Antes de fazer qualquer programa de intercâmbio para o exterior é imprescindível saber um pouco mais sobre alguns aspectos do país onde se deseja passar um tempo. Por isso, é muito importante que o destino seja estudado e escolhido com bastante calma.

Se o motivo da viagem tem como objetivo o aperfeiçoamento no estudo, como o aprendizado do idioma local, é preciso saber se o país em que deseja morar oferece instituições adequadas e de qualidade para o estudo que almeja realizar.

Conhecer mais sobre a cultura, comidas típicas, religião predominante, modos de transportes públicos oferecidos, moeda usada, curiosidades e, principalmente, o clima e a estação predominante do país são aspectos importantes no momento da escolha para evitar que o intercambista seja surpreendido com informações desconhecidas quando já estiver na localidade. Essa pesquisa pode evitar muitas gafes.

Outro fator que reforça a importância desse tipo de análise é o fato de algumas cidades ainda terem problemas de afinidades com outras culturas, podendo não conseguir lidar muito bem com as diferenças existentes na cultura do intercambista, o que pode fazer com que ele se sinta incomodado com a situação.

A alimentação também é um desafio. Caso o participante do programa de intercâmbio não esteja disposto a experimentar novos sabores, poderá ter problemas. Geralmente, os hábitos alimentares de outros países costumam ser bem diferentes dos que temos no Brasil. É preciso se informar a respeito dos pratos típicos e das refeições.

O aconselhável é escolher um país em que a identificação com todos esses aspectos tenha sido maior. Além disso, tente socializar-se, entendendo como a vida das pessoas funciona nesse lugar. Essa pode ser uma das experiências mais legais da viagem de intercâmbio.

Antes de escolher o destino, é importante pesquisar:

- O clima do país;

- O custo de vida do país;

- Vantagens x desvantagens de estar nesse país;

- Custos do intercâmbio para o país;

- Consultar pessoas que já estiveram no país.

VEJA TAMBÉM

1 2
  • IFTO inscreve para Vestibular 2018/2 do campus Palmas

    O Instituto Federal do Tocantins (IFTO), campus Palmas, está com inscrições abertas para o Vestibular 2018/2. O prazo segue até 20 de junho

  • UAPI finaliza prazo de inscrições do Vestibular 2018/2

    Acaba nesta sexta-feira o prazo para se inscrever no Vestibular 2018/2 da UAPI. O processo seletivo oferece 3 mil vagas no curso de Administração, ministrado na modalidade de Ensino a Distância (EaD). As provas estão agendadas par ao dia 10 de junho.

  • Enem 2018: inscrições são recebidas somente até hoje (18)

    O Ministério da Educação (MEC) encerra nesta sexta-feira, 18 de maio, às 23h59, o período de inscrições para o Enem 2018. O valor da taxa de inscrição é de R$ 82. O pagamento poderá ser feito até o dia 23 de maio, em agências bancárias, lotéricas e agências dos Correios.