1. Home
  2. Intercâmbio
  3. Onde conseguir ajuda
  4. Instituto Brasil Estados Unidos (IBEU)

Instituto Brasil Estados Unidos (IBEU)

IBEU oferece orientação educacional para jovens que desejam estudar nos EUA sem qualquer custo.

Publicado por Wanja Borges em Onde conseguir ajuda

Compartilhe

Filial de Botafogo, situada na Rua Visconde de Ouro Preto, nº 36
Filial de Botafogo, situada na Rua Visconde de Ouro Preto, nº 36

Já pensou em estudar nos Estados Unidos e receber, gratuitamente, a orientação educacional de uma instituição reconhecida pela Embaixada Americana como Outstanding Brazilian – American Binational Center? O Instituto Brasil Estados Unidos (IBEU) te proporciona essas duas oportunidades. Fundado em 13 de janeiro de 1937, em uma assembleia realizada no Palácio Itamaraty, o Ibeu é uma instituição sem fins lucrativos situada no Rio de Janeiro que presta orientação completa para estudantes brasileiros que desejam estudar no exterior, inclusive com programas de bolsas em universidades americanas e de intercâmbio cultural para a prática do inglês.

Através do convênio com o Institute of International Education (IIE), 18 jovens de 16 a 18 anos são contemplados, anualmente, com bolsas de estudos em cursos undergraduate (equivalente a graduação no Brasil). Além disso, o Instituto trabalha com o Programa Jovens Embaixadores, que é voltado exclusivamente para alunos da rede pública de ensino que exercem atividades como voluntário por um período de, no mínimo, um ano. Outros cinco programas de bolsas de estudos de instituições parceiras são oferecidos. São eles: Fulbright/Tecnólogo, Programas Oportunidades Acadêmicas, Ciência sem Fronteiras (EUA), Fulbright/Mestrado em Produção Cinematográfica (Formação de Roteiristas), Fulbright/Doutorado Sanduíche. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Instituto atua, ainda, como centro de aplicação de importantes Exames Internacionais, como TOEFL® e GRE®, voltados especialmente para quem vai estudar em um país de língua inglesa, e representante oficial da Universidade Michigan para os exames da CaMLA (Cambridge Michigan Language Assessments). Mas sua atuação não para por aí. Os principiantes ainda recebem orientações sobre vistos para estudantes, processo de aplicação e admissão, oportunidades de ajuda financeira, carta de recomendação, Sistema Educacional dos Estados Unidos, palestras com representantes de universidades e muito mais através de 19 unidades situadas na capital carioca.

E mais, sua biblioteca, considerada uma das melhores e maiores do estado de materiais em inglês com mais de 20 mil itens, entre livros, audiobooks, dicionários, DVDs, jornais e revistas, é aberta a todo o público, inclusive para o externo. Acesse o site do Instituto e saiba mais sobre a estrutura e serviços prestados pelo IBEU. 

VEJA TAMBÉM

1 2
  • UESB realiza provas do Vestibular 2019

    A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) dá início neste domingo, 20 de janeiro, as provas do seu Vestibular 2019. Elas continuam sendo aplicadas amanhã, dia 21, das 08h às 12h, em ambos os dias.

  • UFAM publica cronograma de matrículas do PSC 2019

    A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) liberou nesta sexta-feira, 18 de janeiro, as datas das matrículas dos aprovados na terceira etapa do Processo Seletivo Contínuo (PSC) 2019.

  • Confira resultado do Vestibular 2019 da UEL

    A Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná, divulgou no início da tarde de hoje, 18 de janeiro, a lista de aprovados no Vestibular 2019.

  • Provas do Vestibular 2019 da UEMG são aplicadas neste domingo

    A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) realiza neste domingo, 20 de janeiro, as provas do seu Vestibular 2019. O acesso aos locais de prova já está disponível. As provas acontecem das 14h às 18h30. Portões serão fechados às 13h30.

  • Listão de aprovados do Vestibular 2019 da UFRGS é publicado

    A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) publicou o resultado final do Vestibular 2019 nesta segunda-feira. A matrícula terá etapa online e presencial. Os convocados nesta chamada terão que enviar a documentação (conforme o Manual do Candidato) pelo Portal do Candidato.

  • Enem 2018: espelho da redação será disponibilizado em março

    O Ministério da Educação (MEC) liberou nesta sexta-feira, as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Os interessados podem acessá-las na página do participante. A data de divulgação das notas dos treineiros e o espelho da redação também foi disponibilizada.