1. Home
  2. Intercâmbio
  3. Antes de viajar
  4. Converse com intercambistas

Converse com intercambistas

Conversar com intercambistas é uma boa alternativa para se informar sobre prós e contras do intercâmbio.

Publicado por Wanja Borges em Antes de viajar

Compartilhe

Para entender melhor as especificidades do programa, uma boa alternativa é conversar com intercambistas
Para entender melhor as especificidades do programa, uma boa alternativa é conversar com intercambistas

A decisão de participar de um intercâmbio cultural envolve mais do que coragem e determinação. Quem pensa em abdicar um tempo da vida acadêmica para morar no exterior precisa, em primeiro lugar, definir um objetivo e analisar os prós e contras desse tipo de experiência. E é exatamente nessa hora que surgem perguntas do tipo: Como serei recebido pela host family? Terei dificuldades para me comunicar? Como é a adaptação em um país estrangeiro? Quais as maiores dificuldades enfrentadas no intercâmbio? Será que consigo ficar longe dos meus pais? 

Por se tratar, normalmente, de um programa de longa estadia, a insegurança dos pais é grande sobre deixar ou não deixar o filho estudar fora do país. Além disso, um grande número de jovens passa dificuldades no exterior simplesmente por falta de informação ou orientação de como proceder em um país estrangeiro. Para entender melhor as especificidades do programa e facilitar essa delicada tomada de decisão, uma boa alternativa é conversar com estudantes que já moraram fora do país. Dessa forma, acertos podem ser mantidos e erros podem ser corrigidos para melhor aproveitamento da experiência.   

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além disso, conhecendo mais detalhes sobre o intercâmbio vivenciado, o estudante poderá se planejar melhor para o programa, tanto financeiramente quanto emocionalmente. Analisar vantagens e desvantagens, prejuízos e benefícios antes de viajar pode ajudar o estudante a manter-se firme em seu ideal e não agir por impulso, correndo o risco, inclusive, de voltar para o Brasil no primeiro problema que tiver. Dificuldades vão existir sempre, afinal, trata-se de pessoas e culturas diferentes, mas se o estudante estiver convicto de seu ideal, tudo isso será apenas um pretexto para a superação de limites.  

VEJA TAMBÉM

1 2
  • UESB realiza provas do Vestibular 2019

    A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) dá início neste domingo, 20 de janeiro, as provas do seu Vestibular 2019. Elas continuam sendo aplicadas amanhã, dia 21, das 08h às 12h, em ambos os dias.

  • UFAM publica cronograma de matrículas do PSC 2019

    A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) liberou nesta sexta-feira, 18 de janeiro, as datas das matrículas dos aprovados na terceira etapa do Processo Seletivo Contínuo (PSC) 2019.

  • Confira resultado do Vestibular 2019 da UEL

    A Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná, divulgou no início da tarde de hoje, 18 de janeiro, a lista de aprovados no Vestibular 2019.

  • Provas do Vestibular 2019 da UEMG são aplicadas neste domingo

    A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) realiza neste domingo, 20 de janeiro, as provas do seu Vestibular 2019. O acesso aos locais de prova já está disponível. As provas acontecem das 14h às 18h30. Portões serão fechados às 13h30.

  • Listão de aprovados do Vestibular 2019 da UFRGS é publicado

    A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) publicou o resultado final do Vestibular 2019 nesta segunda-feira. A matrícula terá etapa online e presencial. Os convocados nesta chamada terão que enviar a documentação (conforme o Manual do Candidato) pelo Portal do Candidato.

  • Enem 2018: espelho da redação será disponibilizado em março

    O Ministério da Educação (MEC) liberou nesta sexta-feira, as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Os interessados podem acessá-las na página do participante. A data de divulgação das notas dos treineiros e o espelho da redação também foi disponibilizada.