1. Home
  2. Intercâmbio

Intercâmbio

Intercâmbio costuma ser oferecido conforme a idade, necessidade e disponibilidade do interessado.

Todos os tipos de estudos no exterior. Essa é a definição mais abrangente e popular da palavra intercâmbio, alternativa adotada, geralmente por estudantes, para conhecer outro país e aprimorar o domínio de um novo idioma. Mas no dicionário Aurélio, e na prática, esse significado vai além. Segundo o glossário, troca, permuta e relações de Estado para Estado são palavras-chaves que compõem a descrição básica desse costume. Isso significa que mais do que viajar para um lugar diferente, ser intercambista é conhecer hábitos, tradições e culturas de um país e povo estrangeiro. 

Organizado normalmente por instituições de ensino superior ou agências especializadas, o intercâmbio costuma ser oferecido conforme a idade, necessidade e disponibilidade do interessado. Curso de idiomas, Highschool, Pós-graduação, Work and Travel, Au Pair, Trainee e Intercâmbio em casa são alguns dos tipos de intercâmbio disponíveis que você irá conhecer mais a fundo aqui no Super Vestibular. As opções de acomodação para intercambistas também são variadas, por isso, confira os prós e contras da hospedagem em Homestay, Hostel, House Share, Alojamento ou em Hotel. 

Um dossiê também foi preparado com as principais dicas de como agir antes, durante e depois de um intercâmbio. Pesquisar sobre países, agências de viagens e tipos de intercâmbio é uma das principais delas. O que levar ou não levar na bagagem é outra. Outra questão é o exame de proficiência. Mais do que diferencial, ele tem se tornado exigência em algumas universidades que oferecem programas de intercâmbio mais avançados, como pós-graduação. Saiba como funciona quatro dos principais: TOEIC, TOEFL, IELTS e CPE. Além disso, uma listagem com as principais agências e eventos também foi produzida para auxiliá-lo nessa decisão. 

Não perca tempo. Informe-se já sobre essa ousada forma de aliar estudo, trabalho e diversão.  

canais em Intercâmbio

  • Antes de viajar

  • Os quatro principais exames de proficiência que existem são Toefl, Toiec, Ielts e CPE, que avaliam a língua inglesa

    Exames de Línguas

    Os exames de proficiência em outro idioma possuem grande importância tanto para o mercado de trabalho quanto para quem vai estudar fora do país

  • Atualmente, já é possível buscar ajuda especializada ao decidir fazer um intercâmbio

    Onde conseguir ajuda

    Uma boa ajuda é pesquisar os serviços e as orientações que as empresas de intercâmbio oferecem. Nem sempre economizar pode ser sinal de bom negócio.