Logo Super Vestibular

Tradução e Interpretação

Além da fluência em outro idioma é necessário também que os profissionais conheçam os costumes, as tradições e a cultura de povos estrangeiros.

Publicado por Letícia Oliveira
Um bom tradutor domina pelo menos três línguas
Um bom tradutor domina pelo menos três línguas

Com o mundo globalizado é necessário cada vez mais minimizar distâncias e quebrar barreiras. O entendimento de outros idiomas é talvez uma das formas mais democráticas de derrubar estes limites. Segundo um levantamento feito em 2012, somente 5% dos brasileiros tem domínio do idioma mais falado do mundo, o inglês. 

O curso de Tradução e Interpretação vêm para suprir um mercado em franca expansão. A carreira de tradutor e intérprete é uma das mais promissoras para os próximos anos, segundo avaliam especialistas. Em razão do bom momento da economia nacional e da escolha do país como sede da Copa do Mundo em 2014 e dos Jogos Olímpicos em 2016, o Brasil se prepara para receber grande contingente de empresas, investimentos e turistas.

Mesmo com o cenário favorável ao crescimento do mercado, o setor enfrenta uma grande dificuldade, a carência de profissionais, em quantidade e qualidade. Os obstáculos são ainda maiores quando a procura é por profissionais capacitados para atuarem em nichos específicos, como a área médica. Como a profissão ainda não possui regulamentação, é uma área muito exercida hoje por pessoas quem dominem a língua portuguesa e uma língua estrangeira.

O curso

O Curso de tradução e interpretação capacita o aluno para atuar em diferentes áreas da tradução e interpretação, como na tradução de livros, textos e documentos escritos, e como interprete realizando tradução simultânea (feita em tempo real, com a ajuda de cabine e aparelhos) ou consecutiva (no momento seguinte a fala do palestrante, em curtos intervalos de tempo), além de legendagem de filmes, desenhos e propagandas. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A formação acadêmica em Tradução e Interpretação leva quatro anos e é formada por matérias como Direito e Legislação, Direitos Humanos, Interpretação Simultânea e Consecutiva, Noções de Língua Latina, Tradução Assistida por Computador, Teoria e Técnica da Tradução e Interpretação. Algumas Instituições oferecem o curso com o nome Letras – Habilitação em Tradutor Intérprete.

Mercado de Trabalho

Os formados nessa área podem especializar-se em diversos temas e áreas, como artes, informática, economia, engenharia, direito e medicina, entre outros, lidando com a linguagem e os termos próprios dos vários campos de atuação. 

O mercado de trabalho é amplo, mas as melhores oportunidades de trabalho ainda estão na região Sudeste, por causa das grandes empresas e multinacionais instaladas, e em Brasília, em razão do grande número de embaixadas. 

Remuneração média: 2 mil.

A opinião de quem entende
O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como Tradutor e Intérprete ou estudante da área. Conte-nos!

Veja também

UEPG encerra as inscrições do Vestibular de Verão 2019
No total, o vestibular oferta 728 vagas em cursos ministrados no campus de Ponta Grossa. Há ainda 18 vagas para o campus de Telêmaco Borba.

Começa hoje (15) o Vestibular 2019/2020 do IME
Candidatos de todo o Brasil precisam chegar aos locais de prova até 12h45, no horário de Brasília. Maior parte fará prova no Rio de Janeiro e Fortaleza.

UEMA publica local de prova do PAES 2020
Interessados nas mais de 4 mil vagas farão duas fases, com provas nos dias 20 de outubro e 9 de novembro

Etecs (SP): pedidos de redução de taxa do Vestibulinho 2020/1 podem ser feitos até amanhã
Podem solicitar o benefício estudantes que estejam desempregados ou tenham renda inferior a dois salários mínimos

IFPE recebe inscrições do Vestibular 2020/1
Estão sendo ofertadas 1.074 vagas no Vestibular 2020/1, sendo 60% para candidatos cotistas. Interessados em participar devem se inscrever até o dia 13 de novembro.

Hoje é o último dia para se inscrever no Vestibular 2020/1 via provas e Enem da PUC Minas
Para os três cursos de Medicina são oferecidas 160 vagas, sendo 60 em Betim, 50 em Contagem e 50 em Poços de Caldas, já inclusas as vagas pelo Enem e bolsas de estudo.

Prazo para se inscrever no Vestibular 2020 de Medicina e demais cursos da Unifor é encerrado
Provas acontecem ainda este mês, no dia 20 de outubro. A Unifor está ofertando 3.145 vagas, sendo 100 para o curso de Medicina.

UFSC e UFFS finalizam inscrições do Vestibular Unificado 2020
Os interessados deverão pagar taxa de R$ 144. No momento da inscrição é preciso que o candidato escolhe entre uma das universidades, se UFSC ou UFFS.

Inscrições do Exame Discursivo do Vestibular 2020 da UERJ é finalizado
O Exame Discursivo 2020 será realizado no dia 1º de dezembro, das 9h às 14h, em vários municípios do Rio de Janeiro. Locais de prova saem ainda este mês.

Chega ao fim as inscrições do Vestibular 2020 da UFGD
Os candidatos poderão acessar as informações de locais de prova em 08 de novembro. O Vestibular está previsto para o dia 24 seguinte, nos dois turnos.

No Espírito Santo, UVV realiza Vestibular 2020/1
Previsão é que lista de aprovados para as mais de 1,7 mil vagas saia no dia 20 de outubro

PUC-Rio realiza provas do Vestibular 2020
Processo seletivo também terá provas no próximo domingo, 20 de outubro. Estudantes concorrem a mais de 1,9 mil vagas.