Rede de Computadores

O técnico em Rede de Computadores trabalha na implementação de tecnologias, garantindo segurança e bom funcionamento dos sistemas de dados.

Publicado por Érica Caetano em Técnicos

Compartilhe

A maioria das disciplinas do curso são voltadas para a área de exatas
A maioria das disciplinas do curso são voltadas para a área de exatas

A responsabilidade sobre o sistema de comunicação de dados em uma organização é do técnico em Rede de Computadores. É esse profissional que cuida da manutenção e de problemas que possam vir a ocorrer com cada máquina e seu respectivo usuário dentro de uma instituição. O técnico deve estar apto a montar, fazer manutenção, configurar e instalar os sistemas operacionais pertencentes aos dispositivos de rede de um computador.

É preciso ser ético, ter espírito empreendedor e ser comprometido com as suas atividades, já que, muitas vezes, o técnico em Rede de Computadores estará totalmente envolvido com os problemas organizacionais da instituição. Portanto, é necessário desenvolver habilidades para executar e solucionar as demandas sempre com muita responsabilidade. 

Público-alvo

O estudante que deseja fazer o curso técnico em Rede de Computadores precisa ser flexível, dominar os diversos aspectos da tecnologia e das organizações. É preciso também compreender os processos e as necessidades das instituições para atender efetivamente o que for solicitado.

O curso

O curso técnico de Rede de Computadores tem as disciplinas voltadas para a área de exatas. Dentre elas estão conceitos básicos de computação, comunicação de dados, fundamentos de eletrônica e noções de programação. É preciso que o aluno realize estágio para obter a conclusão do curso.

Duração média

De 5 a 6 semestres

Mercado de Trabalho

As perspectivas para o mercado de trabalho nessa área são promissoras, porém, falta mão de obra especializada no setor. As ofertas de vagas para esse profissional devem aumentar nos próximos anos, por conta das organizações estarem modernizando-se, acompanhando, assim, a demanda do mercado de constante modernização no que diz respeito a sistemas operacionais de computadores.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Formas de Atuação

Após concluir o curso, o técnico pode atuar na execução de projetos de computação, desenvolvimento de serviços de manutenção tanto preventiva quanto reativa, elaboração de diagnósticos e suporte nas decisões estratégicas empresariais referentes às redes de computadores.

Campos de Atuação

Instituições Públicas

(Execução de diagnósticos, correção de falhas de computadores, instalação e cabeamento de redes etc.)

Instituições Privadas

(Execução de diagnósticos falhos, correção de falhas de computadores, instalação e cabeamento de redes, configuração de serviços de redes, implementação de recursos de segurança em rede etc.)

Instituições de Terceiro Setor

(Execução de diagnósticos falhos, correção de falhas de computadores, instalação e cabeamento de redes etc.)

Autônomo

(prestação de serviços no que se refere à instalação e configuração de dispositivos de comunicação digital, softwares, equipamentos de rede etc.)

Regulamentação da profissão

A profissão não é regulamentada

Remuneração média

R$ 1 mil a 2,5 mil para profissionais recém-formados

Exigências para exercício da profissão

Não há exigência do diploma para o exercício da profissão.

A opinião de quem entende

O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como técnico em Rede de Computadores ou estudante da área. Conte-nos!

VEJA TAMBÉM

1 2
  • Mais de 1,7 mil vagas são oferecidas no Preparatório SeLigaNoEnemPB

    A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT-PB) recebe a partir de quarta-feira, 20 de fevereiro, as inscrições para o preparatório para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) “SeLigaNoEnemPB”, para alunos egressos de escolas da rede estadual. Os interessados poderão se inscrever até o dia 10 de março.

  • Cursinho Federal de Goiás (UFG) oferta 300 vagas em 2019

    O Cursinho Federal de Goiás (CFG) recebe inscrições a partir desta quarta-feira, 20 de fevereiro, para novas turmas de 2019. Os interessados deverão se dirigir ao Centro de Aula da Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás (EVZ UFG) até sexta-feira, dia 22, das 8h às 12h e das 14h às 18h. 

  • UFMG solta resultado do Vestibular 2019

    A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) liberou na tarde de hoje, 7 de fevereiro, a relação de aprovados no Vestibular 2019.

  • Cursinho Popular de Hortolândia (SP) está com inscrições abertas

    O cursinho Pré-vestibular Popular Orientação para Vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ofertado pela Prefeitura de Hortolândia, em São Paulo, esá recebendo inscrições para novos participantes até o dia 1º de março.Os interessados podem se inscrever pelo site da Prefeitura, gratuitamente.

  • Divulgada a 4ª chamada do Vestibular 2019 da Unesp

    A Universidade Estadual Paulista (Unesp) divulgou nesta segunda-feira, 18 de fevereiro, a 4ª  chamada do Vestibular 2019. Os convocados deverão fazer as matrículas online entre as 10h de hoje até as 18h de amanhã (19). Será necessário fazer o upload da documentação listada no Manual do Candidato.

  • Resultado do Vestibular 2019 da Unifei (MG) é liberado

    A Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em Minas Gerais, soltou na tarde de hoje, a lista de aprovados no Vestibular 2019 dos cursos de Engenharia