Marketing

O objetivo do tecnólogo em Marketing é facilitar e, ao mesmo tempo, promover vendas e a imagem de determinada instituição

Publicado por Érica Caetano em Graduação Tecnológica

Compartilhe

O Marketing é o principal responsável por acrescentar valor a um determinado produto ou setor
O Marketing é o principal responsável por acrescentar valor a um determinado produto ou setor

Atualmente, o Marketing é visto como uma das principais formas de promoção e consolidação das organizações. É através do Marketing que é possível agregar valor à marca e a produtos para obtenção de lucro e crescimento de mercado.

O curso tecnológico em Marketing capacita o profissional a desenvolver estratégias de comunicação para a elaboração de pesquisas de mercado, planos de marketing e organização de eventos, sempre com foco no incremento de vendas.

 

Público-alvo

É recomendável que o estudante interessado em fazer o curso tecnológico em Marketing possua algumas características pessoais para ter sucesso na área. Criatividade, habilidade em se comunicar, iniciativa, capacidade de planejamento, espírito de liderança e trabalho em equipe são fundamentais ao aluno que estiver fazendo o curso.

 

O curso

O curso dá ao aluno uma formação completa. As disciplinas são mais voltadas para a área de humanas, mas há algumas de economia e finanças. O estudante terá aulas de pesquisa de marketing, fundamentos da comunicação, meio ambiente e cidadania, comportamento do consumidor, estatística aplicada a marketing, dentre outras.

 

Duração média

De 3 a 4 semestres

 

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para esse profissional tem crescido muito, devido a grande quantidade de produtos e serviços lançados pela mídia e pelo mercado. Para ter destaque nessa área, recomenda-se que o estudante atualize-se constantemente por meio de cursos. Ter domínio em outro idioma, principalmente no inglês, o ajudará a conseguir vagas de maior destaque.

 

Formas de Atuação

Quem trabalha com Marketing tem um vasto campo de atuação. Atualmente, o Marketing divide-se em subáreas mais específicas, com o intuito de atingir o público ou segmento que deseja de forma mais assertiva. Esse profissional pode trabalhar em instituições públicas e privadas, empresas de pequeno a grande porte, escolas, academias, mineradoras, fábricas e indústrias, na construção civil, agências de publicidade e em hospitais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Campos de Atuação

Marketing Esportivo

(Seleção de eventos, equipes e atletas, organização de calendários esportivos, negociação de mídias esportivas e seus espaços para divulgação de eventos desse ramo etc.)

Marketing Cultural

(Associa e agrega valores de determinada marca a projetos culturais ou do segmento cultural.)

Marketing Político

(Trabalha e constrói a imagem pública de campanhas, candidatos, partidos, programas, ações etc.)

Marketing Social

(Promoção de princípios, ideias e comportamentos a fim de conscientizar e promover a sociedade, comunidade ou determinado público sobre aspectos ligados à saúde e ao social.)

Marketing Promocional

(Incrementa e valoriza determinado produto ou marca através de técnicas promocionais que intensifiquem a compra e a fidelização do público.)

Mídias Digitais

(Interação com clientes em redes sociais para divulgação de determinado produto ou marca, reforçando seus benefícios, novidades e outras especificações.)

Consultorias

(Prestação de assessorias a instituições e empresas para promoção ou lançamento de marcas ou produtos.)

 

Regulamentação da profissão

A profissão ainda não possui regulamentação, mas o curso atende a proposta pedagógica estabelecida na Lei Federal nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

Decreto Federal nº 5.154/04

 

Remuneração média

R$ 1 mil a 2,5 mil para profissionais recém-formados

 

Exigências para exercício da profissão

Diploma de conclusão de curso tecnológico em Marketing

Ainda não há um conselho a nível federal para os tecnólogos em Marketing.

Os profissionais graduados no curso superior tecnológico em Marketing podem obter o registro profissional através dos Conselhos Regionais de Administração (CRAs), de acordo com a Resolução Normativa nº 373, de 12 de novembro de 2009.

 

A opinião de quem entende

O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como tecnólogo em Marketing ou estudante da área. Conte-nos!

 

VEJA TAMBÉM

1 2
  • UFMG solta resultado do Vestibular 2019

    A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) liberou na tarde de hoje, 7 de fevereiro, a relação de aprovados no Vestibular 2019.

  • 2ª chamada do Vestibular de Verão 2019 da Udesc é disponibilizada

    A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) divulgou o resultado da 2a chamada do seu Vestibular de Verão 2019, cujas provas foram aplicadas em 25 de novembro. Agora, os 510 aprovados deverão realizar matrículas hoje, 15 fevereiro, conforme os horários dos campi.

  • Saiu a 4ª chamada do Vestibular 2019 da Fuvest

    A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) publicou a 4a  chamada do Vestibular 2019 para ingresso na Universidade de São Paulo (USP). Foram chamados 200 nomes, sendo 169 candidatos novos e 31 remanejados em 87 cursos. Agora, é necessário fazer a etapa virtual, das 08h do dia 18 de fevereiro até as 16h do dia 19. 

  • Resultado do Vestibular 2019 da Unifei (MG) é liberado

    A Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em Minas Gerais, soltou na tarde de hoje, a lista de aprovados no Vestibular 2019 dos cursos de Engenharia

  • UESB solta resultado do Vestibular 2019

    A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) publicou a relação dos aprovados no Vestibular 2019. Os aprovados foram classificados da seguinte forma: os optantes por reserva de vagas, os optantes por quotas adicionais e os de ampla concorrência.

  • UEA disponibiliza 3ª chamada do SIS e Vestibular 2019

    A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) soltou na tarde de ontem, 14 de fevereiro, a relação de aprovados em 3ª chamada no Sistema de Ingresso Seriado (SIS) 2019-2021 e do Vestibular 2019. Os selecionados deverão fazer registro acadêmico de 18 a 20 de de fevereiro.