Hotelaria

O profissional formado como Técnico em Hotelaria atua nas áreas de hospedagem, segurança e alimentação.

Publicado por Érica Caetano em Técnicos

Compartilhe

O profissional de hotelaria atua na maioria das vezes em redes hoteleiras e de turismo
O profissional de hotelaria atua na maioria das vezes em redes hoteleiras e de turismo

Com o aumento do poder de consumo das classes C e D, principalmente no que diz respeito ao turismo, mais de 30 milhões de pessoas deverão hospedar-se pela primeira vez em hotéis durante a próxima década. É o que aponta os dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH). Outro favorecimento para esse aumento é a realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 no Brasil.

Com esse crescimento, a demanda por profissionais na área de Hotelaria tende a se expandir ainda mais. Um bom profissional de Hotelaria precisa ser paciente, ter boa vontade e dedicação. Muitas vezes, mesmo executando seus serviços com o máximo de excelência, ele não terá o seu devido reconhecimento por parte dos hóspedes, mas é preciso lembrar sempre da máxima do mercado, que o cliente/hóspede tem sempre razão.

Público-alvo

Quem deseja seguir carreira de técnico em Hotelaria deve ter um bom relacionamento com as pessoas e ter facilidade em se comunicar, já que quando estiver atuando como profissional, deverá ser cordial, educado e solícito com os mais diversos tipos de hóspedes. Além disso, é preciso ter disposição para trabalhar nos finais de semana, feriados e datas comemorativas, ser interessado em idiomas e culturas diferentes.

O curso

Apesar de o curso ser bastante teórico, ele consegue mesclar teoria e prática durante a sua execução. O estudante tem aulas de laboratório nos primeiros períodos, em que aprende a operacionalização de cozinhas, bares e restaurantes. Na teoria, o aluno estuda disciplinas de fundamentos de administração, contabilidade, marketing, finanças, dentre outras. O domínio em outras línguas, além do inglês, é fundamental para a ascensão na carreira.

Duração média

De 4 a 5 semestres

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho anda muito atraente para esse profissional devido ao crescimento do setor de serviços. Ao que tudo indica, a área deve crescer ainda mais nos próximos anos com a realização de grandes eventos esportivos de caráter mundial no Brasil, como a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Formas de Atuação

Grande parte da atuação do técnico em Hotelaria concentra-se nas redes hoteleiras e de turismo, mas há outros ramos exigindo esse profissional para lidar com o atendimento de seus clientes e hóspedes. Dentre eles, destacam-se hospitais, agências de turismo, bancos, companhias aéreas, SPAs e colônia de férias.

Campos de Atuação

Administração Hoteleira

 (Administração de hotéis, pousadas, motéis, resorts etc., supervisionando, regulando e garantindo o bom funcionamento das atividades relacionadas ao bem-estar dos hóspedes.)

Eventos

(organização de feiras, seminários, reuniões e congressos, garantindo a organização de translado, acomodações e entretenimento dos que participam.)

Hotelaria Hospitalar

(organização, planejamento e recepção de pacientes e acompanhantes de forma agradável e cordial, garantindo o bom funcionamento e recebimento de tudo referente ao serviço de quarto etc.)

Agências de Viagens

(Recebendo, vendendo e orientando clientes sobre pacotes de viagem, destinos, acomodações etc.)

Regulamentação da profissão

A profissão ainda não possui regulamentação

Remuneração média

R$ 900 a 1,5 mil para profissionais recém-formados

Exigências para exercício da profissão

Diploma de conclusão de curso de técnico em Hotelaria

Ainda não há um conselho a nível federal para os técnicos, tecnólogos ou bacharéis em Hotelaria.

Os profissionais graduados no curso superior tecnológico em Hotelaria podem obter o registro profissional através dos Conselhos Regionais de Administração (CRAs), de acordo com a Resolução Normativa nº 373, de 12 de novembro de 2009.

A opinião de quem entende

O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como técnico em Hotelaria ou estudante da área. Conte-nos!

VEJA TAMBÉM

1 2
  • Mais de 1,7 mil vagas são oferecidas no Preparatório SeLigaNoEnemPB

    A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT-PB) recebe a partir de quarta-feira, 20 de fevereiro, as inscrições para o preparatório para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) “SeLigaNoEnemPB”, para alunos egressos de escolas da rede estadual. Os interessados poderão se inscrever até o dia 10 de março.

  • Cursinho Federal de Goiás (UFG) oferta 300 vagas em 2019

    O Cursinho Federal de Goiás (CFG) recebe inscrições a partir desta quarta-feira, 20 de fevereiro, para novas turmas de 2019. Os interessados deverão se dirigir ao Centro de Aula da Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás (EVZ UFG) até sexta-feira, dia 22, das 8h às 12h e das 14h às 18h. 

  • UFMG solta resultado do Vestibular 2019

    A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) liberou na tarde de hoje, 7 de fevereiro, a relação de aprovados no Vestibular 2019.

  • Cursinho Popular de Hortolândia (SP) está com inscrições abertas

    O cursinho Pré-vestibular Popular Orientação para Vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ofertado pela Prefeitura de Hortolândia, em São Paulo, esá recebendo inscrições para novos participantes até o dia 1º de março.Os interessados podem se inscrever pelo site da Prefeitura, gratuitamente.

  • Divulgada a 4ª chamada do Vestibular 2019 da Unesp

    A Universidade Estadual Paulista (Unesp) divulgou nesta segunda-feira, 18 de fevereiro, a 4ª  chamada do Vestibular 2019. Os convocados deverão fazer as matrículas online entre as 10h de hoje até as 18h de amanhã (19). Será necessário fazer o upload da documentação listada no Manual do Candidato.

  • Resultado do Vestibular 2019 da Unifei (MG) é liberado

    A Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em Minas Gerais, soltou na tarde de hoje, a lista de aprovados no Vestibular 2019 dos cursos de Engenharia