Logo Super Vestibular

Segurança Pública

Saiba quais as disciplinas estudadas durante o curso de Segurança Pública e onde poderá atuar o profissional após a conclusão do curso.

Publicado por Érica Caetano
Em alguns estados, policiais militares fazem a graduação em Segurança Pública como curso de formação
Em alguns estados, policiais militares fazem a graduação em Segurança Pública como curso de formação

O curso superior em Segurança Pública é uma graduação recente e, atualmente, só existem quatro instituições no país que o ofertam de forma presencial e no formato bacharelado, sendo elas: 

- Universidade Federal Fluminense (UFF);
- Universidade Estadual do Maranhão (UEMA);
- Universidade Estadual de Roraima (UERR);
- Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Na Universidade Estadual de Roraima (Unir) a graduação chegou a existir durante alguns anos. Também existem alguns cursos tecnológicos a distância na área, mas nos referimos neste texto aos bacharelados.

O objetivo do curso de Segurança Pública é formar pesquisadores e profissionais que tenham uma visão sistêmica do que é a segurança pública propriamente dita e como ela pode contribuir para a sociedade como um todo.

Os profissionais que graduam neste cursos saem preparados para atuarem em questões ligadas ao estado público de direito, com conhecimento amplo em cultura de lei, cultura de paz e direitos humanos.

Público-alvo

O curso superior em Segurança Pública destina-se àqueles profissionais que já atuam na área “operativa”, como policiais e seguranças, mas que ainda não possuem uma graduação específica, bem como para aqueles que interessem por assuntos ligados à segurança, claro. 

O curso

O curso de Segurança Pública abrange conteúdo de diversas áreas: conteúdos sociológicos, jurídicos, econômicos, de política pública e social são abordados durante a graduação.

A matriz curricular varia de uma instituição para a outra, mas os estudantes têm aulas desde módulos de formação básicas (Língua Portuguesa, Sociologia) como também módulos de formação operacional, como: Gestão da Segurança Pública, Políticas Públicas de Segurança, Negociação e Mediação de Conflitos, Psicologia Social, Direito Penal, dentre outros.

Duração média 

Bacharelado - 8 semestres (4 anos)

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para aqueles que se formam em Segurança Pública oferece oportunidades tanto em instituições e órgãos públicos como Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal, Sistema Penitenciário, Guarda Municipal, entre outras ou, ainda, em empresas privadas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A graduação permite que profissionais que já atuam na área tenham maior conhecimento e capacitação em suas funções /  
Crédito: Shutterstock

Na UEMA, por exemplo, o curso de formação de Oficiais – Polícia Militar gradua bacharéis em Segurança Pública, com formação técnico-profissional.

Formas de Atuação

Aqueles que concluem a graduação em Segurança Pública estão aptos a desempenhar atribuições de comando, chefia e liderança nas respectivas Corporações que fazerem parte. No âmbito administrativo e operacional, na gerência de pessoal de meios administrativo e, eventualmente, em atuações tipicamente militares, de enfrentamento de situações de violência.

Campos de Atuação 

Pesquisador

(estuda e pesquisa assuntos e temáticas relacionados à mediação de conflitos e medidas efetivas que busquem a segurança pública de determinado setor ou órgão) 

Consultor

(Intermedeia problemas relacionados à segurança de terminado setor, o qual pode variar dependendo da esfera – pública ou privada) 

Gestor

(coordena demais profissionais executores da Segurança Pública, orientando com metas e objetivos em prol da cultura de lei e da cultura de paz)

Planejamento

(aplicação de técnicas para aperfeiçoamento de profissionais que já atuam na área de Segurança Pública) 

Avaliador

(avalia e pensa formas e procedimentos que necessitam serem realizados e colocados em prática no trabalho de prevenção a problemas no exercício da segurança pública)

Executor

(atua efetivamente em prol da segurança, seja como policial, segurança particular, guarda municipal, dentre outros cargos e funções ligadas a ordem privada ou pública)

Salário 

É difícil afirmar com exatidão quanto ganha um profissional de Segurança Pública, já que o valor pode variar de região para região. Segundo o site da Catho, a média salarial de um profissional de Segurança Pública em início de carreira varia de R$ 1.300 a 2.000.

Veja também

Locais de prova do Vestibular 2020 do IFTO são disponibilizados
As provas acontecem no próximo dia 17, das 14h às 18h. Os portões serão abertos às 13h e fechados às 13h50. Os candidatos deverão estar munidos do documento de identificação original com foto.

Em Santa Catarina, Acafe solta local de prova do Vestibular de Verão 2020
Processo seletivo oferece mais de 11 mil vagas em várias universidades. Provas estão marcadas para próximo domingo (17).

Acesse local de prova do Vestibular 2020 do IFMT
Candidatos concorrem a mais de 1,2 mil vagas. Previsão é que lista de aprovados saia no dia 8 de janeiro de 2020.

Etecs (SP) prorrogam inscrições para Vestibulinho 2020/1
Provas serão aplicadas no dia 15 de dezembro. Quantidade de questões variam conforme modalidade do curso escolhido.

Enem 2019 termina com menor índice de ausentes da história
Mais de 700 participantes foram eliminados, contando os dois dias de prova. Entre os motivos estão: portar equipamento eletrônico e ausentar-se antes do horário permitido

No Paraná, Unicentro publica resultado do PAC 2019
Participantes da primeira e da segunda etapa podem consultar boletim de desempenho de hoje até dia 31 de janeiro de 2020

Provas do segundo dia aumentaram o nível do Enem 2019
O segundo dia do Exame foi marcado por ter aumentado o nível das provas, já que exigiu maior conhecimento dos participantes no que diz respeito aos assuntos do ensino médio abordados.

Participantes do Enem 2019 prejudicados por problemas de logística têm direito a solicitar a reaplicação
A reaplicação do Enem 2019 ocorrerá nos dias 10 e 11 de dezembro, mesma data em que haverá a aplicação do Enem para Privados de Liberdade (Enem PPL). 

Hoje é o último prazo para se inscrever no Vestibular 2020/1 do IFSuldeMinas
O Instituto está oferecendo 976 vagas para os cursos de graduação presencial e 300 vagas para os cursos a distância (EaD).

Inscrições para Vestibular 2020/1 da UEG encerram nesta segunda-feira (11)
Processo seletivo oferece 3.694 vagas em diversos cursos de graduação. Metade das chances destinam-se a cotistas.

UPF encerra inscrições do Vestibular de Verão 2020
O vestibular oferece 3.091 vagas para cursos em Passo Fundo, Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade. Os candidatos podem optar por fazer provas ou usar as notas do Enem entre 2015 a 2018.

Famerp (SP) finaliza inscrições do Vestibular 2020
As provas do Vestibular da Famerp serão realizadas em 09 e 10 de dezembro, das 14h às 18h