Logo Super Vestibular

Psicopedagogia

Ambiente escolar é a área que mais emprega o profissional de Psicopedagogia, mas não é a única

Publicado por Letícia Oliveira
O profissional atua de maneira preventiva para propiciar estratégias e ferramentas que possibilite facilitar o aprendizado.
O profissional atua de maneira preventiva para propiciar estratégias e ferramentas que possibilite facilitar o aprendizado.

A Psicopedagogia é uma área interdisciplinar de conhecimento que se insere no campo da Saúde e da Educação e lida com as dificuldades e transtornos que impossibilitam pessoas, em todas as fases da vida, ao processo de aprendizagem. 

Em outras palavras, a Psicopedagogia é o campo de estudo que busca decifrar como acontece o processo de construção de conhecimento nos indivíduos. Assim, ela se propõe a identificar os pontos que possam travar o conhecimento e trabalha de maneira preventiva para evitá-los. 

Público-alvo
Ter boa capacidade para ouvir e assimilar fatos. Essas são duas das principais características que devem ser adotadas pelos psicopedagogos. Descrição, imparcialidade, ética e equilíbrio emocional também são importantes no exercício da profissão. 

O curso
Para se tornar um profissional da área existe dois caminhos, o primeiro é ser graduado em Psicologia ou Pedagogia e fazer especialização em Psicopedagogia, o que pode levar até oito anos para o termino dos estudos. Já a segunda opção é cursar a Psicopedagogia, que em algumas universidades já é oferecido como bacharelado e tem duração de quatro anos.

A grade curricular apresentada é composta por matérias básicas como Português, Filosofia, Biologia e também de matérias mais especificas como Introdução à Psicopedagogia, Cognição e Aprendizagem, Relações Familiares e Aprendizagem, Bases Neurológicas e Psicopedagógicas, Neuropatologia e Psicologia da Educação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Duração média
6 à 8 semestres

Mercado de Trabalho
Grande parte das vagas para este profissional ainda está concentrada em instituições de ensino, mas vários setores necessitam do profissional psicopedagogo. O bacharel pode atuar, por exemplo, em clínicas médicas ou de psicologia, empresas públicas e privadas e hospitais. As regiões Sul e Sudeste são os maiores empregadores. Em 2013, a Prefeitura de São Paulo sancionou uma lei que implanta nas escolas de ensino médio e fundamental da rede municipal o serviço de psicopedagogia. 

Campus de Atuação

Área Clínica
Atuar de forma preventiva e terapêutica, em conjunto com profissionais da Saúde, como psicólogos e fonoaudiólogos, mediando o processo de recuperação do paciente.
Instituições de Ensino
Diagnosticar problemas que levam ao desinteresse e abandono da escola pelos alunos e criar um plano pedagógico que facilite a aprendizagem.
Empresas
Atuar dentro de empresas públicas e privadas analisando e orientando os funcionários no processo de aprendizagem da função.

Regulamentação da profissão
Regulamentada pela portaria Nº 987 de 01/12/2008, publicada pelo DOU em 03/12/2008
 
Remuneração média
Salário inicial: R$ 2.500 

Exigências para exercício da profissão
Graduação em Psicopedagogia
Formação em Pedagogia ou Psicologia com especialização em Psicopedagogia.

A opinião de quem entende
O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como Psicopedagogo? Conte-nos através do e-mail contato@supervestibular.com.

Veja também

É hoje o Vestibular 2020/1 da UEG
Os 20.174 candidatos farão as provas das 13h10 às 17h10. Especificamente para o curso de Medicina as provas serão aplicadas das 13h10 às 18h10, somente nas cidades de Goiânia e Itumbiara. 

Provas do Vestibulinho 2020/1 das Etecs (SP) são realizadas hoje
As provas serão realizadas às 12h30. Os candidatos devem levar documento de identificação original com foto, caneta de tinta azul ou preta (fabricada em material transparente), lápis preto, borracha e régua.

Provas da 2ª fase do Vestibular 2020 da Unesp têm início hoje
Os convocados farão as provas da segunda etapa até amanhã, 16 de dezembro, das 14h às 18h30, nos mesmos locais onde foi realizada a primeira etapa. 

Provas do Vestibular 2020/1 do IFPE acontecem amanhã
No dia das provas, será necessário levar Cartão de Inscrição, documento oficial de identificação com foto e em perfeito estado e caneta esferográfica de tinta na cor preta.

Uneb inicia provas do Vestibular 2020 amanhã (15)
As provas serão realizadas nos dias 15 e 16 de dezembro, ou seja, amanhã e depois. Os portões serão abertos, em ambos os dias, às 07h20 e fechados às 07h50, seguindo o horário local.

UECE: segunda fase do Vestibular 2020/1 ocorre hoje e amanhã
Os 9.695 candidatos concorrem a 2.534 vagas, das quais 1.268 são para cursos de Fortaleza e 1.266 em unidades do interior

Vestibular 2020/1 da Unicap começa neste domingo (15)
Provas seguem amanhã (16), em Recife. Previsão é resultado saia no dia 20 de dezembro. 

Cursinho gratuito da USP inscreve para turmas de 2020
Interessados nas 270 vagas devem passar por prova e entrevista socioeconômica

FGV libera resultado da 1ª fase do Vestibular 2020 de Direito
Convocados para a segunda fase participarão de um exame oral, entre 16 e 20 de dezembro, em São Paulo.

Resultado do Vestibular 2020 do Centro Universitário FEI é liberado
Agora, os selecionados deverão realizar matrículas nos dias 17 e 18 de dezembro, no campus, das 09h30 às 20h.

Inscrições para o Vestibular 2020 da UFMG para cursos com habilidades específicas encerram hoje (13)
Podem participar os estudantes que fizeram a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. A taxa é de R$ 205.

Fuvest 2020: começam hoje (13) os testes de habilidades específicas
Provas são obrigatórias para os candidatos aos cursos de Música (São Paulo e Ribeirão Preto), Artes Cênicas e Artes Visuais.