Matemática

Graduação em matemática habilita profissional para atuar tanto no segmento do ensino quanto na prática da profissão.

Publicado por Wanja Borges em Ciências Exatas

Compartilhe

Para seguir carreira na área de matemática, estudante tem que se identificar com números e cálculos
Para seguir carreira na área de matemática, estudante tem que se identificar com números e cálculos

Conhecimento mais antigo criado pela humanidade, hoje a matemática é considerada uma das dez melhores profissões do Brasil. Responsável pelo cálculo, desenvolvimento, resolução de problemas e, ainda, criação de fórmulas e modelos, sua presença no mercado de trabalho tem crescido significativamente e, com isso, vem exigindo melhor formação de seus profissionais. 

Conhecido pela complexidade do conteúdo ministrado, o curso exige seriedade, dedicação e atualização constante do estudante. É através de princípios, teoremas e regras que o matemático estuda os problemas para apresentar soluções, inclusive de questões do dia a dia, como transformar informações de doenças e medicamentos em dados numéricos. Mais do que inteligência, é preciso ter habilidade e lógica para levar a formação adiante.

Perfil
Além de ter facilidade com matemática, é aconselhável que o estudante interessado em seguir essa carreira se identifique com as ciências exatas no geral, principalmente com números e cálculos. Disposição, disciplina, raciocínio lógico, concentração, boa memória e persistência também são características primordiais para o exercício da profissão. 

O curso
A graduação em matemática geralmente conta com aulas de álgebra, geometria, probabilidade, estatística e cálculo já no início do curso. Além disso, física, programação, matemática financeira, estruturas algébricas e cálculo numérico também integram a grade curricular do curso. Normalmente, a partir de último ano, as universidades oferecem a possibilidade de escolha entre bacharelado e licenciatura. No caso de licenciatura, aulas de prática pedagógica são ministradas. Já no caso do bacharelado, áreas específicas são trabalhadas. 

Duração média 
Bacharelado / Licenciatura – 8 semestres

Mercado de Trabalho
Ao contrário do que muitos pensam, o mercado de trabalho para profissionais graduados em matemática não se restringe apenas ao segmento de ensino. Pelo contrário, cada vez mais novas áreas estão demandando matemáticos para atuar em atividades de cálculo, banco de dados e no segmento financeiro. Matemáticos com mestrado e doutorado contam com excelentes oportunidades e remunerações, contudo, pesquisadores ainda enfrentam sérias dificuldades para se firmarem no setor, já que o investimento do governo na área ainda não corresponde às expectativas do mercado. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Formas de Atuação
O profissional graduado em Matemática pode atuar como professor em escolas e faculdades públicas ou privadas, pesquisador e, ainda, como matemático prático em empresas, caso opte pela linha de Matemática Pura e Aplicada. Dentre essas empresas, instituições financeiras, indústrias, editora de livros e empresas de processamento de dados são algumas das que demandam o matemático com frequência. Além disso, caso o profissional opte pelo trabalho autônomo, existe a possibilidade de ele atuar como profissional particular. 

Campos de Atuação 
Análise numérica
(estudo de algoritmos, solução de problemas matemáticos e tradução do material para a linguagem de computador) 

Ensino
(aulas para ensino fundamental, médio e, no caso de superior, é preciso ter pós-graduação) 

Modelagem
(simulação de sistemas reais e previsão de seus comportamentos)

Regulamentação da profissão 
No Brasil, a profissão de matemático ainda não é regulamentada, ou seja, o exercício da profissão não conta com regras, normas e conselho de classe fiscalizador. Todavia, ela é autorizada e reconhecida já que integra o Catálogo Geral de Profissões do Ministério do Trabalho. 

Quantidade média de profissionais
85 mil matemáticos no Brasil em 2012

Remuneração média
R$ 1 mil a R$ 3 mil para profissionais recém-formados

Exigências para exercício da profissão
Diploma de conclusão de curso de licenciatura em Matemática

A opinião de quem entende
O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como matemático ou estudante da área. Conte-nos!

 

VEJA TAMBÉM

1 2
  • Mais de 1,7 mil vagas são oferecidas no Preparatório SeLigaNoEnemPB

    A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT-PB) recebe a partir de quarta-feira, 20 de fevereiro, as inscrições para o preparatório para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) “SeLigaNoEnemPB”, para alunos egressos de escolas da rede estadual. Os interessados poderão se inscrever até o dia 10 de março.

  • Cursinho Federal de Goiás (UFG) oferta 300 vagas em 2019

    O Cursinho Federal de Goiás (CFG) recebe inscrições a partir desta quarta-feira, 20 de fevereiro, para novas turmas de 2019. Os interessados deverão se dirigir ao Centro de Aula da Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás (EVZ UFG) até sexta-feira, dia 22, das 8h às 12h e das 14h às 18h. 

  • UFMG solta resultado do Vestibular 2019

    A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) liberou na tarde de hoje, 7 de fevereiro, a relação de aprovados no Vestibular 2019.

  • Cursinho Popular de Hortolândia (SP) está com inscrições abertas

    O cursinho Pré-vestibular Popular Orientação para Vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ofertado pela Prefeitura de Hortolândia, em São Paulo, esá recebendo inscrições para novos participantes até o dia 1º de março.Os interessados podem se inscrever pelo site da Prefeitura, gratuitamente.

  • Divulgada a 4ª chamada do Vestibular 2019 da Unesp

    A Universidade Estadual Paulista (Unesp) divulgou nesta segunda-feira, 18 de fevereiro, a 4ª  chamada do Vestibular 2019. Os convocados deverão fazer as matrículas online entre as 10h de hoje até as 18h de amanhã (19). Será necessário fazer o upload da documentação listada no Manual do Candidato.

  • Resultado do Vestibular 2019 da Unifei (MG) é liberado

    A Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em Minas Gerais, soltou na tarde de hoje, a lista de aprovados no Vestibular 2019 dos cursos de Engenharia