Jogos Digitais

O profissional de Jogos Digitais deve estar em constante atualização tecnológica.

Publicado por Rafael Batista em Graduação Tecnológica

Compartilhe

Os óculos de realidade virtual é uma das inovações no mercado de games
Os óculos de realidade virtual é uma das inovações no mercado de games

Com a ascendência contínua do mercado da tecnologia, as graduações que formam profissionais nesta área estão cada vez mais promissoras. É o que acontece com o curso de Jogos Digitais, que é um campo em desenvolvimento e com ampla demanda.

Além dos jogos em rede, populares em versões para desktop, é cada vez mais comum versões para celular (mobile) de alguns games. A criação de novos jogos é uma tendência, bem como aprimorar os aplicativos e acessórios que possam aperfeiçoar a experiência do usuário, como os óculos de realidade virtual.

Aos poucos, grandes universidades brasileiras estão criando o curso para atender a procura. O país é, atualmente, o principal mercado de jogos digitais na América Latina e o quarto no mundo em consumo da tecnologia. 

Público-alvo

A área de jogos digitais é multidisciplinar, reunindo profissionais de exatas, comunicação e administração. Por isso, quem vai atuar nessa profissão deve ter afinidade em um desses ramos. Criatividade e objetividade são algumas características essenciais para quem deseja ser um profissional formado em Jogos Digitais.

Além de intimidade com games, para atuar nesta área é preciso estar em constante atualização para acompanhar as demandas surgidas no mercado e as novidades no ramo da tecnologia.

O curso

O Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais possui uma grade que fornece uma sólida formação humanista e tecnológica aos alunos. As áreas e competências relativas ao curso tecnológico estão relacionadas com graduações como as de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciências da Computação.

É uma graduação interdisciplinar que reúne saberes das áreas de exatas e humanas. O currículo inclui matérias como Roteirização e Storyboard, Desenho e Ilustração, Programação, Banco de Dados, Matemática para Computação Gráfica, Cultura e Mitologia e Semiótica.

Geralmente, em dois anos e meio ou três anos, o profissional se forma e já está apto a atuar no mercado de trabalho. Apesar da grande demanda do mercado, o curso superior é novo e está presente em poucas universidades. O mais comum é encontrar cursos livres ou pós-graduações para quem já possui outra formação superior.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mercado de Trabalho

Com os grandes avanços tecnológicos, o mercado de trabalho para o profissional egresso do curso de Jogos Digitais está sempre aquecido. Além disso, é uma área que há várias possibilidades de atuação em todas regiões do país. Atualmente, há um grande destaque para as regiões Nordeste e Sul do Brasil, nas quais existe maior número de empresas.

Mesmo com inúmeras organizações que oferecem empregos na área, é comum que os profissionais egressos deste curso atuem como pessoa jurídica ou até mesmo como freelancers. Os que já estão no ramo afirmam que não há como estimar uma média salarial, pois tudo depende do esforço que o projeto demanda e da qualidade artística.

Formas de Atuação

- Gamer Designer

- Art Designer

- Programador

- Sound Designer

Campos de Atuação

O graduado em Jogos Digitais está preparado para participar de projetos de equipe multidisciplinar, seja na produção direta e efetiva de games, na concepção de ambientes e cenários 3D digitais ou em atualizações de outros programas, para várias áreas e aplicações. Há, ainda, a possibilidade de atuação em projetos ligados ao cinema, televisão, teatro, animações, propaganda, educação e entretenimento.

Regulamentação da profissão

No Brasil, a profissão ainda não é regulamentada. Há projetos de leis em tramitação no Congresso Nacional, uma delas chegou a ser aprovada, mas foi vetada pela Presidência da República em 2015.

Exigências para exercício da profissão

Algumas empresas exigem o diploma de curso superior, mas é indispensável experiência na área e conhecimento sobre os principais programas de editoração eletrônica.

A opinião de quem entende

O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como profissional de Jogos Digitais ou estudante da área. Conte-nos!

VEJA TAMBÉM

1 2
  • Mais de 1,7 mil vagas são oferecidas no Preparatório SeLigaNoEnemPB

    A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT-PB) recebe a partir de quarta-feira, 20 de fevereiro, as inscrições para o preparatório para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) “SeLigaNoEnemPB”, para alunos egressos de escolas da rede estadual. Os interessados poderão se inscrever até o dia 10 de março.

  • Cursinho Federal de Goiás (UFG) oferta 300 vagas em 2019

    O Cursinho Federal de Goiás (CFG) recebe inscrições a partir desta quarta-feira, 20 de fevereiro, para novas turmas de 2019. Os interessados deverão se dirigir ao Centro de Aula da Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás (EVZ UFG) até sexta-feira, dia 22, das 8h às 12h e das 14h às 18h. 

  • UFMG solta resultado do Vestibular 2019

    A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) liberou na tarde de hoje, 7 de fevereiro, a relação de aprovados no Vestibular 2019.

  • Cursinho Popular de Hortolândia (SP) está com inscrições abertas

    O cursinho Pré-vestibular Popular Orientação para Vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ofertado pela Prefeitura de Hortolândia, em São Paulo, esá recebendo inscrições para novos participantes até o dia 1º de março.Os interessados podem se inscrever pelo site da Prefeitura, gratuitamente.

  • Divulgada a 4ª chamada do Vestibular 2019 da Unesp

    A Universidade Estadual Paulista (Unesp) divulgou nesta segunda-feira, 18 de fevereiro, a 4ª  chamada do Vestibular 2019. Os convocados deverão fazer as matrículas online entre as 10h de hoje até as 18h de amanhã (19). Será necessário fazer o upload da documentação listada no Manual do Candidato.

  • Resultado do Vestibular 2019 da Unifei (MG) é liberado

    A Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em Minas Gerais, soltou na tarde de hoje, a lista de aprovados no Vestibular 2019 dos cursos de Engenharia