Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Guia de Profissões
  3. Graduação Tecnológica
  4. Gestão em Tecnologia da Informação (TI)

Gestão em Tecnologia da Informação (TI)

É grande a procura pelo curso de Gestão em Tecnologia da Informação devido ao crescimento das áreas de tecnologia e de informática.

Publicado por Érica Caetano
Gostar de informática e ter bom raciocínio lógico são características importantes no profissional de TI
Gostar de informática e ter bom raciocínio lógico são características importantes no profissional de TI

Estar constantemente atualizado com as novas tecnologias e com os novos softwares disponíveis no mercado. Essa é uma das características de quem atua na área de Gestão da Tecnologia da Informação. É esse profissional quem cria, implanta e gerencia os sistemas de informatização nas empresas.

É ele também que tem a atribuição de diagnosticar e tentar solucionar problemas nos sistemas ou na rede, além de desenvolver projetos de informática solicitados pela instituição. Muitos estudantes optam por esse ramo de atuação por estar diretamente ligado à tecnologia.

 

Público-alvo

Para estudar Tecnologia da Informação é importante que o aluno goste de informática e tenha bom raciocínio lógico. Como o curso é basicamente de matérias da área de exatas, é necessário que o estudante goste de disciplinas voltadas para essa área. Ter curiosidade por aspectos tecnológicos é uma característica interessante para quem deseja ingressar no curso.

 

O curso

Grande parte dos cursos em Gestão da Tecnologia da Informação prepara o aluno para o desenvolvimento e administração de sistemas de informação de dados. O foco dado no curso pode variar de uma instituição para a outra. Alguns têm foco maior na criação de softwares, outros em programas empresariais de gestão, ou ainda, na segurança e gestão de negócios.

 

Duração média

De 4 a 5 semestres

 

Mercado de Trabalho

O mercado está muito promissor para o profissional de Tecnologia da Informação, com muitas vagas disponíveis na área, por falta de mão de obra qualificada. O estudante que, além do curso tecnológico, tenha realizado cursos complementares na área de qualidade, gerenciamento de projetos, certificações etc., leva vantagem no mercado de trabalho.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

Formas de Atuação

Nessa área há atuação nos mais variados setores. No segmento de mercado financeiro, comércio, serviços, indústria e na própria área de informática. O profissional trabalha tanto no desenvolvimento e planejamento quanto na prática dos sistemas de informação.

 

Campos de Atuação

Gestão em Tecnologia da Informação

(Identifica e produz com segurança sistemas de informações para a execução de processos dentro da instituição, empresa etc.)

Gerência de Projetos de Sistemas de Informação

(Estrutura e identifica os dados necessários para obtenção de informações utilizadas nos processos da organização.)

Qualidade e Segurança de Informação

(Avalia a segurança dos sistemas de informação dentro das empresas, instituições etc.)

Consultoria em Sistemas de Informação

(Presta consultoria, planejando e implementando sistemas de informação de determinada entidade etc.)

 

Regulamentação da profissão

A profissão ainda não possui regulamentação, mas o curso em Gestão da Tecnologia da Informação atende a proposta pedagógica estabelecida na Lei Federal nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Decreto Federal nº 5.154/04.

 

Remuneração média

R$ 1 mil a 2,5 mil para profissionais recém-formados

 

Exigências para exercício da profissão

Diploma de conclusão de curso em Gestão da Tecnologia da Informação.

Ainda não há um conselho a nível federal para o profissionais em Tecnologia da Informação.

Os profissionais graduados no curso superior tecnológico em Gestão da Tecnologia da Informação podem obter o registro profissional através dos Conselhos Regionais de Administração (CRAs), de acordo com a Resolução Normativa nº 373, de 12 de novembro de 2009.

 

A opinião de quem entende

O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como profissional em Gestão da Tecnologia da Informação ou estudante da área. Conte-nos!

 

Veja também

É hoje o Vestibular 2020/1 da UEG
Os 20.174 candidatos farão as provas das 13h10 às 17h10. Especificamente para o curso de Medicina as provas serão aplicadas das 13h10 às 18h10, somente nas cidades de Goiânia e Itumbiara. 

Provas do Vestibulinho 2020/1 das Etecs (SP) são realizadas hoje
As provas serão realizadas às 12h30. Os candidatos devem levar documento de identificação original com foto, caneta de tinta azul ou preta (fabricada em material transparente), lápis preto, borracha e régua.

Provas da 2ª fase do Vestibular 2020 da Unesp têm início hoje
Os convocados farão as provas da segunda etapa até amanhã, 16 de dezembro, das 14h às 18h30, nos mesmos locais onde foi realizada a primeira etapa. 

Provas do Vestibular 2020/1 do IFPE acontecem amanhã
No dia das provas, será necessário levar Cartão de Inscrição, documento oficial de identificação com foto e em perfeito estado e caneta esferográfica de tinta na cor preta.

Uneb inicia provas do Vestibular 2020 amanhã (15)
As provas serão realizadas nos dias 15 e 16 de dezembro, ou seja, amanhã e depois. Os portões serão abertos, em ambos os dias, às 07h20 e fechados às 07h50, seguindo o horário local.

UECE: segunda fase do Vestibular 2020/1 ocorre hoje e amanhã
Os 9.695 candidatos concorrem a 2.534 vagas, das quais 1.268 são para cursos de Fortaleza e 1.266 em unidades do interior

Vestibular 2020/1 da Unicap começa neste domingo (15)
Provas seguem amanhã (16), em Recife. Previsão é resultado saia no dia 20 de dezembro. 

Cursinho gratuito da USP inscreve para turmas de 2020
Interessados nas 270 vagas devem passar por prova e entrevista socioeconômica

FGV libera resultado da 1ª fase do Vestibular 2020 de Direito
Convocados para a segunda fase participarão de um exame oral, entre 16 e 20 de dezembro, em São Paulo.

Resultado do Vestibular 2020 do Centro Universitário FEI é liberado
Agora, os selecionados deverão realizar matrículas nos dias 17 e 18 de dezembro, no campus, das 09h30 às 20h.

Inscrições para o Vestibular 2020 da UFMG para cursos com habilidades específicas encerram hoje (13)
Podem participar os estudantes que fizeram a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. A taxa é de R$ 205.

Fuvest 2020: começam hoje (13) os testes de habilidades específicas
Provas são obrigatórias para os candidatos aos cursos de Música (São Paulo e Ribeirão Preto), Artes Cênicas e Artes Visuais.