Gestão Pública

O gestor público é um profissional que vem sendo muito requisitado no mercado de trabalho atualmente. Por isso, a procura pelo curso em Gestão Pública tem crescido bastante.

Publicado por Érica Caetano em Graduação Tecnológica

Compartilhe

A procura pelo profissional com formação em Gestão Pública tem crescido bastante
A procura pelo profissional com formação em Gestão Pública tem crescido bastante

As instituições públicas são de grande importância para a sociedade, pois elas têm como responsabilidade gerir o dinheiro público de maneira responsável e com eficácia. O futuro profissional em Gestão Pública tem como desafio organizar os espaços urbanos e rurais medindo os impactos e, ao mesmo tempo, casar a implementação de políticas públicas.

O curso qualifica o profissional a atender as demandas administrativas, de planejamento, de direção, controle e organização, estimulando-o a realizar suas ações com posicionamento ético. É uma área que exige do estudante senso crítico, responsabilidade social e interesse pelas questões que tenham relação com a comunidade.

 

Público-alvo

O interessado no curso de Gestão Pública deve estar sempre atento ao que acontece quanto às questões sociais, econômicas e ambientais, que podem impactar ou colaborar no desenvolvimento da administração ou gestão do setor público. Além disso, é preciso ter sensibilidade para realizar uma boa análise do ambiente do setor o qual estiver inserido, a fim de avaliar possíveis impactos negativos. 

                                                 

O curso

O curso visa mostrar ao aluno a hierarquia de formação do poder público, o funcionamento do quadro de servidores e como é feita a prestação de contas para a sociedade. O estudante terá aulas de contabilidade pública, estatística, licitações, gestão participativa, legislação, dentre outras disciplinas.

 

Duração média

De 3 a 4 semestres

 

Mercado de Trabalho

Devido ao crescimento acelerado dos grandes centros urbanos e a falta de profissionais com domínio e conhecimento sobre gestão pública, o mercado de trabalho tem se mostrado bastante favorável aos que ingressam na área. Um segmento de atuação mais recente e que vem se destacando é o de prestação de consultorias a instituições.

 

Formas de Atuação

O campo de atuação de um gestor público é muito amplo. Depois de formado, ele pode trabalhar em órgãos dos governos federal, estadual e municipal, entidades da sociedade civil e do terceiro setor (ONGs), no poder legislativo e em assessorias multilaterais.

 

Campos de Atuação

Governo Municipal, Estadual e Federal

 (Execução de ações de contratos, prestações de conta, licitações, além de planejamento de estratégias de gestão para o setor público etc.)

Entidades do Terceiro Setor

(Promoção e criação de ações para projetos ligados a alguma instituição, ONG, fundações privadas de interesse público etc.)

Poder público não estatal

(Planejamento e execução de estratégias de gestão para organizações, conselhos, fundações etc.)

Docência

(Ministrar aulas para estudantes do curso de Gestão Pública.)

 

Regulamentação da profissão

A profissão ainda não possui regulamentação, mas o curso atende à proposta pedagógica estabelecida na Lei Federal nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

Decreto Federal nº 5.154/04

 

Remuneração média

R$ 1 mil a 2 mil para profissionais recém-formados

 

Exigências para exercício da profissão

Diploma de conclusão de curso em Gestão Pública.

Ainda não há um conselho a nível federal para os profissionais em Gestão Pública.

Os profissionais graduados no curso superior tecnológico em Gestão Pública podem obter o registro profissional através dos Conselhos Regionais de Administração (CRAs), de acordo com a Resolução Normativa nº 373, de 12 de novembro de 2009.

 

A opinião de quem entende

O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como profissional em Gestão Pública ou estudante da área. Conte-nos!

 

VEJA TAMBÉM

1 2
  • IFPR recebe inscrições do Vestibular 2019

    Já estão sendo recebidas as inscrições do Vestibular 2019 do IFPR. Os cadastros podem ser feitos via internet até 27 de agosto e a taxa de inscrição custa R$ 50. Estão sendo oferecidas 2.403 oportunidades e desse total, 20% são para ampla concorrência.

  • UFSC divulga boletim de desempenho do Vestibular 2018/2

    A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) soltou na tarde desta segunda-feira, 16 de julho, o boletim de desempenho preliminar do Vestibular 2018/2. 

  • Confira resultado do Vestibular 2018/2 do Insper (SP)

    O Insper, em São Paulo, soltou na tarde desta segunda-feira, 16 de julho, o resultado do Vestibular 2018/2. Foram liberadas listas de aprovados na seleção tradicional e via Enem.