Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Engenharia de Alimentos

Um dos cursos mais recentes do segmento no Brasil, Engenharia de Alimentos tem espaço garantido principalmente pela necessidade de alimentação.

Publicado por Equipe Mundo Educação
Engenheira de alimentos com tomate na mão
Profissional graduado em Engenharia de Alimentos pode atuar em indústrias com máquinas e produtos alimentícios

A graduação em Engenharia de Alimentos envolve técnicas de produção, conservação e armazenamento dos alimentos industrializados.

O profissional da área desenvolve sua função na indústria de alimentos através do controle das matérias-primas, processamento e controle de qualidade, desenvolvendo e elaborando projetos de instalações e processos de produção. 

O engenheiro de alimentos trabalha no estudo e na pesquisa das reservas de agricultura, da pecuária e da pesca; acompanha o processo de produção dos produtos como leite, legumes, frutas, cereais, verduras, carnes, etc.

Além disso, também pode projetar as máquinas e tecnologias relacionadas a esses processos. Para isso ele combina conhecimentos de diversas áreas, como física química, biologia e matemática. 

Tópicos deste artigo

Público-alvo de Engenharia de Alimentos

Para ingressar no curso de Engenharia de Alimentos é necessário ter um grande interesse em assuntos sobre economia e administração e ter bastante domínio em disciplinas como matemática, química, física e biologia.

Além disso, o profissional precisa estar em constante atualização sobre as tendências e as novas tecnologias do mercado. É importante também apresentar capacidade de concentração, de gerenciamento, organização, criatividade e ser muito meticuloso. 

O curso de Engenharia de Alimentos

O Curso de Engenharia de Alimentos foi reconhecido pelo MEC em 1971, passando então a possuir uma formação voltada para as tendências do mercado de consumo dos alimentos, conservação e produção dos produtos alimentícios.

A grade curricular dos dois primeiros anos da graduação é baseada nas disciplinas de matemática, química, físico-química e termodinâmica. Após esse período o currículo se aprofunda em matérias mais específicas como: nutrição, matérias-primas, microbiologia, biologia, estatística, economia, administração, cálculo, bioquímica, tecnologias de engenharias de alimentos. 

Duração média do curso de Engenharia de Alimentos

Bacharelado – 10 semestres

Mercado de Trabalho de Engenharia de Alimentos

O mercado de trabalho para um Engenheiro de Alimentos é muito amplo, pois com o passar do tempo as pessoas tem buscado cada vez mais alimentos industrializados. Além disso, tem ocorrido um grande aumento no número de empresas multinacionais de produtos alimentícios.

No Brasil, as regiões Sul e Sudeste são destaques nas buscas por contratações de engenheiros civis, pelo fato de serem as regiões que mais abrigam indústrias alimentícias.

Nos últimos anos as grandes redes de supermercados e as de fast food tem gerado o aumento na quantidade de contratações de engenheiros alimentícios, onde os profissionais são responsáveis pelo controle de qualidade dos produtos de marca própria (embalados pelo supermercado). 

Outro setor que tem beneficiado o crescimento da profissão é o marketing de alimentos, devido aos conhecimentos que o engenheiro possui sobre alimentação, aditivos e equipamentos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além disso, o crescimento da profissão leva ao aumento da demanda dos cursos de graduação da área, abrindo oportunidades para professores universitários. 

Formas de Atuação de Engenharia de Alimentos

O engenheiro de alimentos atua em indústrias que trabalham com máquinas e produtos alimentícios, podendo ser empreendedores, consultores, gerentes, supervisores, etc; de restaurantes ou empresas de produção de alimentos.

Geralmente no início da carreira os recém-formados desenvolvem atividades técnicas de supervisão em empresas de iniciativa privada ou em instituição de ensino e pesquisa. Com a evolução da vida profissional o engenheiro assume cargos de direção e muitas vezes de comando organizacional.

Na maioria das vezes, quando o profissional chega ao topo do seu crescimento na profissão, ele abre uma empresa de consultoria ou assessoria para auxiliar no mercado de trabalho. 

Campos de Atuação de Engenharia de Alimentos

Armazenamento e transporte
Estudo o processo de preparação dos alimentos buscando a garantia de qualidade do produto acabado

Automação de processos
Planejamento e implantação de linhas automatizadas de produção

Consultoria
Prestação de assessoria, desenvolvimento de produtos e implementação de sistemas de controle de qualidade

Controle de qualidade dos alimentos
Organização e inspeção dos processos que garantem a e qualidade das matérias-primas e dos produtos processados nas indústrias alimentícias

Pesquisa e desenvolvimento de produtos e embalagens
Criação de novos alimentos e aperfeiçoamento dos alimentos que já estão no mercado

Planejamento e projetos
Verificação e avaliação da viabilidade de construções de novas indústrias; além de estudar as oportunidades do mercado de trabalho

Produção
Seleção de máquinas e equipamentos de fábrica, desenvolvimento e aperfeiçoamento dos processos de produção, administração das equipes e das etapas de produção visando amento de produtividade, redução os custos e garantia da qualidade do trabalho

Tratamento de resíduos
Desenvolvimento de métodos de descarte e reciclagem dos resíduos da indústria visando a sustentabilidade e a proteção do meio ambiente

Vendas técnicas e marketing
Visualização da comercialização de matérias-primas, ingredientes e equipamentos para a indústria alimentícia através do desenvolvimento da própria indústria

Regulamentação da profissão de Engenharia de Alimentos

No Brasil a profissão de Engenheiro de Alimentos é regulamentada pela Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966, Resolução nº 208, de 9 de junho de 1972, e Resolução nº 218, de 29 de junho de 1973.

Quantidade média de profissionais da Engenharia de Alimentos

Atualmente estima-se que existam cerca de 40 mil profissionais atuando no mercado de trabalho em todo o país. 

Remuneração média de Engenharia de Alimentos

R$ 2 mil a R$ 3,5 mil para profissionais recém-formados. 

Exigências para exercício da profissão

Para exercer a profissão o profissional precisa ser graduado em engenharia de alimentos e estar registrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea)

Veja também

MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa
Inscrição do SiSU 2024 pode ser feita até esta quinta (25)
Mais de 264 mil vagas estão sendo disponibilizadas em 127 instituições de ensino superior no SiSU 2024
Inscrições do SiSU 2024 já podem ser feitas
Programa do MEC oferece mais de 264 mil vagas a estudantes que fizeram o Enem 2023