Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Design de Moda

Estudo de cores e composições, moda e comportamento, modelagem, marketing e história da arte são algumas das disciplinas ministradas no curso de Design de Moda.

Publicado por Wanja Borges
Profissional graduado em Design de Moda pode ser responsável pelo gerenciamento de coleções de roupas para indústrias
Profissional graduado em Design de Moda pode ser responsável pelo gerenciamento de coleções de roupas para indústrias

Conceituado como a arte de criar e comercializar peças de vestuário e acessórios, seguindo estilos e tendências, o Design de Moda vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. Mais do que desenhar roupas e produtos, o profissional da área é responsável pela definição de estilos e modelagens, desenvolvimento e gerenciamento de coleções de roupas para indústrias, identificação das tendências de tecidos, cores e acabamentos em nível nacional e internacional, elaboração de portfólios, e muito mais. 

Dentre as várias atividades do designer de moda, a releitura do comportamento humano na criação de roupas e acessórios é uma das principais. Contudo, a competência de fabricar produtos e estilos vem ultrapassando seus limites para abrir espaço para algo novo e inusitado, a exemplo da disseminação da moda sustentável. O Designer de Moda, no exercício de sua profissão, é considerado muitas vezes como um agente transformador do mercado de moda brasileiro e, principalmente, do cenário atual da sociedade. E é por acreditar nisso, que instituições de ensino, cada vez mais, investem na área.  

Público-alvo
Para atuar no ramo da moda, é preciso ser, acima de tudo, criativo, sensível, crítico e curioso. Durante a graduação, o designer será capacitado para criar, desenvolver, gerenciar e operacionalizar as diversas etapas do processo de produção. Ter o espírito empreendedor e se manter informado sobre as tendências locais, nacionais e mundiais de cabelo, maquiagem, tecidos, modelos e cenários também é primordial para o exercício da profissão.

O curso
Geralmente a graduação em Design de Moda conta com disciplinas específicas, a exemplo do estudo de cores e composições, moda e comportamento, desenho, ilustração, modelagem, e disciplinas gerais como marketing, planejamento estratégico, estratégia empresarial, história da arte, dentre outras. No trabalho de conclusão de curso, normalmente é feita a criação ou desenvolvimento de uma coleção de moda, em instituições cujo foco do curso é mais prático, ou a elaboração de um plano de negócios para comercialização de produtos, onde a gestão da moda é a prioridade. 

Duração média 
Bacharelado – 8 semestres 
Tecnológico – 4 semestres

Mercado de Trabalho
Novidade ainda em muitas regiões, o mercado de trabalho no ramo da moda está em expansão. Carente de profissionais especializados no setor, com criatividade e feeling para definir um estilo, a carreira busca profissionais bons em gestão. Atualmente, a área de design tem sido referência em oportunidades, já que confecções e magazines os contratam para criação de roupas, calçados e acessórios. As modas masculina, infantil, esportiva, praia e de lingerie são as mais carentes desse tipo de profissional. Em contrapartida, o mercado de consultor de moda está cada vez mais limitado a estilistas com experiência. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Formas de Atuação
O graduado em Design de Moda pode atuar em indústrias de pequeno, médio e grande porte, assim como em consultorias, assessorias técnicas e produção de editoriais de moda em revistas, por exemplo. Dentre as funções que podem ser por ele exercidas, estão: figurinista, pesquisador de tendências, designer têxtil, estilista, ilustrador de moda, produtor de moda, gestor de lojas, consultor de imagem, produtor de desfile, comprador do varejo, modelista, editor de moda, consultor de moda, produção executiva de desfile, stylist e vitrinista.

Campos de Atuação 
Consultoria
(auxílio a clientes, normalmente famosos, para combinação de roupas, cores e estilos; atuação como personal stylist, etc.) 

Coordenação
(gerenciamento de compra de coleções para lojas e magazines; coordenação de equipes; orientações sobre tendências da moda, etc.)

Design/Estilismo
(criação de roupas e acessórios, desenho de estampas, elaboração de novos tecidos, etc.)

Fotografia
(produção de fotos de moda para catálogos, anúncios, etc.) 

Gerenciamento
(desenvolvimento de produtos, supervisão de compras de materiais, etc.) 

Modelagem
(transposição de desenhos de estilistas em moldes, desenvolvimento de modelos-piloto para orientar a produção, etc.)

Negócios
(atuação como gestor na cadeia de produção, distribuição, divulgação e comercialização da moda, desenvolvimento de estratégias de marketing, etc.) 

Produção
(produção de desfiles, editorias de revistas e campanhas, etc.) 

Regulamentação da profissão 
No Brasil, a profissão de designer ainda não é regulamentada, ou seja, o exercício da profissão não conta com regras, normas e conselho de classe fiscalizador. Todavia, ela é autorizada e reconhecida já que integra o Catálogo Geral de Profissões do Ministério do Trabalho. 

Atualmente, um projeto de lei que regulamenta a profissão está em tramitação na Câmara dos Deputados. Enquanto isso, os designers de moda brasileiros contam com a Associação Brasileira de Estilistas (ABEST) como entidade cultural e representativa da categoria. 

Remuneração média
Entre R$ 1 mil a R$ 2 mil para profissionais recém-formados. 

Exigências para exercício da profissão
Não existe qualquer exigência para exercer a profissão de Designer de Moda, contudo, é desejável diploma de conclusão de curso de bacharelado, preferencialmente, na área. 

A opinião de quem entende
O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como designer de moda ou estudante da área. Conte-nos!

Veja também

MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa
Inscrição do SiSU 2024 pode ser feita até esta quinta (25)
Mais de 264 mil vagas estão sendo disponibilizadas em 127 instituições de ensino superior no SiSU 2024
Inscrições do SiSU 2024 já podem ser feitas
Programa do MEC oferece mais de 264 mil vagas a estudantes que fizeram o Enem 2023
MEC divulga edital do Prouni 2024
É possível conquistar bolsas de estudo através da sua nota do Enem
Resultado do Enem 2023 está liberado
Provas do Enem 2023 foram aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro. Veja como e onde usar as notas do Enem
Resultado do Enem 2023 será liberado amanhã (16)
Provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 aconteceram nos dias 5 e 12 de novembro